Entenda antes de comprar em Fogão

Como limpar forno de fogão

Aprenda a limpar forno do fogão de maneira prática e rápida.

como limpar forno de fogão
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Aqui no Zoom, a gente sabe que limpar o forno do fogão, definitivamente, não é uma das melhores tarefas para fazer na cozinha. Mas esse procedimento pode se tornar mais simples com algumas dicas rápidas para remover respingos de gordura, restos de alimentos.

Ao limpar o forno do fogão, você evita que os resíduos de comida atraiam insetos, como baratas e formigas, e ainda elimina odores indesejados.

Preparado para conhecer nossos truques? Então, mãos à obra!

Leia também: Como montar uma cozinha barata

Como limpar forno autolimpante – sim, eles também podem precisar de cuidados!

O forno autolimpante tem, em suas paredes, um revestimento áspero feito com esmalte especial de porcelana. Com ele, a combinação da textura e os agentes oxidantes de esmalte transformam os respingos em cinzas enquanto o forno funciona, bastando passar um pano seco para eliminar o pó residual dessa incineração.

Como limpar forno de fogão passos

Caso haja grande concentração de gordura nas paredes internas do forno com revestimento autolimpante, é necessário fazer uma limpeza manual da seguinte forma:

  • Retire as grades e prateleiras e lave-as na pia usando uma esponja macia, água morna e detergente.
  • Aqueça o forno por 3 minutos em temperatura alta para amolecer os resíduos de gordura. Após esse período, desligue o forno.
  • Certifique-se de que a temperatura no interior do forno esteja suportável antes de iniciar a limpeza, para evitar riscos de queimaduras, e remova o excesso de gordura com um pano seco.
  • Com uma esponja macia umedecida em água e amoníaco (1 parte de amoníaco para 3 de água), amoleça os resíduos de gordura. Use luvas de borracha para evitar contato direto com a solução de água e amoníaco.
  • Enxágue as paredes do forno, pressionado com uma esponja umedecida em água fria, sem esfregar.
  • Para as partes do forno que não tem revestimento autolimpante (como a porta e o vidro da porta, por exemplo), você pode usar um produto limpa forno ou desengordurante de sua preferência, finalizando com um pano úmido para retirar os resíduos dos produtos.
  • Ligue o forno por 10 minutos em temperatura máxima para realizar a secagem interna.

Como limpar forno não autolimpante

O forno que não possui revestimento autolimpante é mais trabalhoso para limpar, mas seguindo nossas dicas o esforço necessário será menor.

Como limpar forno de fogão passo a passo

  • Desligue o fogão da tomada e feche o registro de gás.
  • Retire as grades e prateleiras e lave-as na pia usando uma esponja macia, água morna e detergente ou um produto desengordurante de sua preferência.
  • Para limpar as paredes do forno você pode usar um produto limpa forno ou desengordurante de sua preferência, seguindo as instruções de aplicação e tempo para ação indicado pelo fabricante do produto.
  • Caso prefira usar produtos mais naturais, faça uma pasta de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio, espalhe por todas as partes sujas do forno (paredes, teto, alterais, porta, vidro da porta) e deixe agir por 30 minutos.
  • Passados os 30 minutos, esfregue com uma bucha as partes onde você passou a mistura.
  • Depois de esfregar, passe um pano úmido para retirar os resíduos.
  • Ligue o forno por 10 minutos em temperatura máxima para realizar a secagem interna.

Fogões com vidro removível

Independentemente de o seu forno ser ou não autolimpante, se ele tiver sistema que permite remover o vidro interno da porta do forno, remova-o e limpe os vidros com o lado macio da esponja, detergente neutro e água morna. Seque bem os vidros antes de recolocar o vidro interno.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão