Logo Zoom
Logo Zoom

Quer aprender a como saber se o gás está acabando? Calma, vamos te ajudar! Uma das piores coisas é você planejar um belo assado ou aquela sobremesa especial para a família e o gás acabar no meio do preparo, não é mesmo? Essa é uma preocupação comum para quem usa gás de botijão, também conhecido como GLP. Sua duração depende de fatores como a quantidade de pessoas que moram na casa e qual a frequência de uso do fogão e, principalmente, do forno. Só mesmo depois de uma rotina prolongada é que fica mais fácil prever a duração do botijão.

Por isso, vamos ajudar você a não passar pelo perrengue de ficar com a comida assada ou cozida pela metade. Reunimos algumas dicas simples de como saber se o gás está acabando e se já é hora de trocar o botijão.

Veja algumas dicas para saber se o gás está acabando (Imagem: Shutterstock)

Será que todos os fogões funcionam a gás encanado? Confira o nosso artigo e descubra!

Como saber se o gás está acabando?

Veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a reconhecer se o gás está acabando.

Verifique o peso do botijão

O primeiro sinal de como saber se o gás está acabando é o peso do botijão. Geralmente, é possível perceber que o gás está no fim quando o recipiente fica bem mais leve. Isso porque quando ele está perto de esvaziar, o gás muda de estado líquido para o gasoso por causa da compressão.

Isso não revela exatamente quanto tempo o gás restante vai durar. Mas, dá uma ideia aproximada de quantos dias será possível cozinhar com segurança e se planejar para a próxima troca. Importante: não caia na tentação de deitar o botijão na posição horizontal para aproveitar um possível resquício de gás. Isso é mito! Sem falar no perigo que pode trazer provocando vazamentos ou danificando o regulador de pressão.

Observe as chamas do fogão

Outra forma de como saber se o gás está acabando é observando a cor das chamas do fogão. Em situação normal, as chamas são azuis, mas, quando o gás está no final, as pontas ganham um tom de avermelhado a amarelado, além de ficar trepidantes. Quando acontece isso, é sinal de que, em breve, o fogo vai falhar completamente. O motivo é que a combustão não está sendo suficiente, porque a quantidade de oxigênio está maior do que a de GLP na queima.

Observar as chamas do fogão é uma forma de como saber se o gás está acabando (Imagem: Shutterstock)

Essa alteração nas chamas traz outra consequência desagradável além do gasto com outro botijão: o fundo das panelas fica preto. O responsável é um gás interno chamado pentano que também acaba sendo expelido pela queima e mancha as panelas.

Anote a data da última troca

Marcar a data da instalação do botijão e, também, o dia em que ele foi substituído é mais uma dica de como saber se o gás está acabando. Obviamente, é outra forma aproximada de cálculo, afinal, o consumo varia de mês a mês. Mas, sendo feita junto com os outros métodos, você começa a entender mais facilmente a duração média do botijão de acordo com seu uso diário.

Vai morar sozinho? Aprenda como escolher o fogão e entenda as diferenças de cada tipo.

Tenha um manômetro em casa

Você pode, também, optar por um equipamento para tentar encontrar a melhor forma de como saber se o gás está acabando. É o regulador com manômetro, que mede a pressão interna de um recipiente ou rede, estimando a quantidade disponível de gás dentro dos botijões. Quando o gás está no final, a pressão vai caindo até ficar zerada.

Sem dúvida, é um recurso que pode auxiliar no controle do consumo e programação para a troca do botijão. Além disso, indica ao consumidor que o botijão está cheio na hora da compra. Mas é bom reforçar que ele não mede a quantidade de gás no objeto, ok?

Como usar o manômetro de gás?

Como adiantamos, esse utensílio é um ótimo aliado na hora de como saber se o gás está acabando. Para funcionar, o gás pressurizado exerce uma força sobre o botijão, sendo assim, a pressão de ar no interior do objeto é maior do que fora. É preciso tomar muito cuidado ao manusear o utensílio. De acordo com a norma regulamentadora NR18, é obrigatório o uso de válvulas corta fogo na saída de reguladores de pressão. Se você está buscando uma boa opção de manômetro para aprender como saber se o gás está acabando, confira a nossa indicação abaixo:

Quanto tempo, em média, dura um gás?

Uma dúvida muito comum de quem começa a usar botijão de gás é quanto tempo ele dura. E a resposta é: depende. São muitos os fatores que influenciam no tempo de duração do gás, seja consumo, tamanho do botijão, tipo e tamanho de queimador, além do fluxo de abertura.

Entretanto, um botijão de 13kg, por exemplo, dura cerca de 50 dias, dependendo da quantidade de uso. Para uma casa com duas pessoas que usam numa frequência baixa a média, o tempo de duração pode ser até maior do que 60 dias. Mas lembre-se, tudo dependerá do tipo de consumo da sua residência.

O botijão de gás de 13kg é o mais comum para uso residencial (Imagem: Shutterstock)

O que faz o gás acabar mais rápido?

O mau uso do fogão influencia diretamente no tempo de duração do gás. Portanto, evitar alguns hábitos como: acender o fogo antes de organizar a comida que irá ser preparada, abrir muitas vezes o forno enquanto aceso, deixar panelas destapadas, usar panelas muito gastas e não verificar o fogo quando notar alguma anormalidade na chama faz a total diferença.

Veja 6 dicas de como usar forno elétrico e aproveite o seu eletro da melhor forma possível.

O que fazer para o gás durar mais?

Existem algumas dicas que podem ajudar a prolongar o tempo de duração do seu gás de botijão. São elas:

  • Limpe os queimadores com frequência. Quando eles estão sujos, impedem o funcionamento correto e acaba havendo um gás maior do gás;
  • Não use os queimadores grandes à toa. Opte por eles apenas quando for usar as panelas maiores. Usar nas menores acaba gerando um gasto excessivo de gás pelas laterais da panela;
  • Tampe bem as panelas. Dessa forma, você irá reter o calor de melhor forma e o alimento ficará cozido mais rápido;
  • Evite abrir e fechar a porta do forno quando não for necessário. Fazer isso com frequência reduz a potência das chamas.

Como trocar o gás que acabou?

Xii.. o gás acabou e você precisa trocar o botijão? Calma, vamos te ensinar!

Passo 1. Antes de tudo, certifique-se de que o ambiente esteja ventilado e que os queimadores estão desligados;

Passo 2. Agora, leia as instruções de instalação no botijão e remova o lacre de segurança;

Passo 3. Feito isso, desrosqueie o regulador de pressão do botijão antigo e coloque o novo no lugar. Não esqueça de rosquear;

Passo 4. Por fim, certifique-se de que não há gás vazando. Para isso, passe uma esponja com água e sabão no local de encontro entre o regulador de pressão e a válvula. Caso formem bolhas, o gás está vazando. Caso contrário, está tudo perfeito para uso.

Atenção: sempre verifique se os acessórios, como mangueira, regulador de pressão, braçadeiras e demais componentes estão em bom estado e dentro do prazo de validade.

Precisando comprar um fogão novo por um bom preço? A gente te ajuda!

Agora que você aprendeu como saber se o gás está acabando e notou que, na verdade, o problema está no seu fogão, chegou o momento de comprar um novo. Com o Zoom, seu assistente de buscas, você encontra o modelo ideal para a sua casa e ainda compra com desconto. Veja só como é fácil usar os cupons de desconto aqui no Zoom:

Temos muitas outras vantagens por aqui. Confira o guia com tudo o que você precisa saber e veja os benefícios dos serviços do Zoom!