Como usar forno elétrico: 6 dicas para aproveitar o eletrodoméstico

Está com dificuldade? A gente te ajuda! Confira as nossas 6 dicas de como usar o forno elétrico

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

O forno elétrico facilita o dia a dia na cozinha, em especial se você não tiver muito espaço e quiser praticidade e rapidez. É ótimo para assar e grelhar, tem recursos como autolimpeza e, para aqueles que não têm muita intimidade com a gastronomia, é bem mais fácil de manusear. Mas como usar forno elétrico da melhor forma?

De diferentes tamanhos – os modelos vão de 9 a 48 litros – e com recursos relativamente similares, esses eletrodomésticos não oferecem maior dificuldade em seu funcionamento. Reunimos aqui algumas dicas úteis para você aproveitar da melhor forma seu forno elétrico, seja ele embutido ou tradicional. Dê um Zoom e aproveite!

Como usar forno elétrico corretamente? Fique atento às dicas:

1. Pré-aquecimento

A primeira lição para saber como usar forno elétrico é observar, ao escolher a receita que vai preparar, se ela tem instruções de pré-aquecimento. Se for necessário, ligue o eletrodoméstico na temperatura recomendada e espere por 5 a 10 minutos até que ele esquente. Se a receita não especificar nada, certifique-se apenas de selecionar a grade central do forno para obter um cozimento por igual.

2. Termostato e timer

Antes de colocar o alimento no forno, faça o ajuste da temperatura no botão do termostato e do tempo indicado na receita com o timer. No Forno Elétrico Fischer 44 Litros Gourmet Grill basta girar o botão do termostato no sentido horário, posicionando o indicador na temperatura desejada. Da mesma forma o timer, até chegar na graduação certa para o preparo. Para maior precisão do timer, o truque é girar o botão ultrapassando o tempo e então retorná-lo ao ponto desejado.

3. Dois aquecimentos

Os painéis da maioria dos modelos são simples e com indicações claras para que você possa saber mais facilmente como usar forno elétrico. Preste atenção principalmente nos dois botões de aquecimento. Acionando o aquecimento inferior, você permite que o calor venha da resistência do fundo do aparelho, enquanto que o superior libera o calor da parte de cima - função que pode ser utilizada para dourar os alimentos ao final do cozimento. O Forno Elétrico Philco 46 Litros tem essas duas resistências, com controle individual de temperatura para distribuir melhor o calor sobre o alimento e assar mais uniformemente. Ele ainda oferece a função dourar, que deixa as receitas mais crocantes.

O mais importante é estar ciente que o forno só atinge a temperatura programada quando os dois botões de aquecimento estão acionados. A luz piloto acesa até o final do tempo estipulado é o sinal que está tudo certo.

4. Tamanho do alimento

Os fornos elétricos têm modelos com capacidade que vão de 9 litros a 48 litros. Um compacto de 15 litros, por exemplo, é adequado para quem usa apenas para lanches e pratos rápidos. Então, ele só tem capacidade para um recipiente médio ou alguns bem pequenos. Se seu equipamento for maior, ele dará conta de preparações para uma família numerosa. O importante aqui é prestar atenção em como usar forno elétrico quando for assar diferentes tamanhos de alimentos. Quando o alimento ocupar apenas um recipiente, posicione-o no centro do forno. Quando utilizar dois recipientes, coloque-os de forma que a circulação do ar quente seja uniforme.

5. De olho no cozimento

Depois de colocá-lo em seu interior, não “abandone” seu alimento dentro do forno! À medida que ele for assando, sempre dê uma olhada através da porta ou abrindo-a com cuidado. O Forno de Embutir Elétrico Philco 46 Litros tem uma ótima luz interna que dá segurança nesse momento de verificar o alimento, já que não é necessário mexer na porta.

Se notar que o prato está ficando pronto muito rápido, diminua a temperatura entre 10 e 25 graus. E não há problema se não utilizar todo o tempo programado no timer, pois dá para girar manualmente o botão retornando-o até o ponto "0". Aliás, uma boa dica é programar um tempo um pouco menor porque assim, quando o alarme soar, você confere e, se for necessário, deixa o alimento assar um pouquinho mais.

Quando a receita indicar um tempo variável, dando apenas um mínimo e um máximo de minutos, o recomendável é escolher o tempo mínimo para evitar que o prato cozinhe em excesso ou até queime. Assim, é possível continuar esquentando se ainda não estiver pronto.

6. Retirando o alimento e economia de energia

Quando soar o alarme e o temporizador indicar que o cozimento terminou - ou quando seu prato parecer pronto - abra a porta completamente e retire o alimento do forno. Cuidado, use sempre luvas térmicas para evitar queimaduras! Se achar que ainda faltam alguns minutos para o alimento ficar no ponto certo, mantenha-o por mais alguns minutos, sempre acompanhando de perto.

Há como usar forno elétrico economizando energia! As dicas são simples: descongelar sempre os alimentos antes de colocá-los no forno e desligá-lo 10 minutos antes do tempo indicado para aproveitar seu calor interior.

Leia também: