Cooktop Consul Facilite 5 Bocas: confira análise da ficha técnica

Saiba tudo sobre o melhor cooktop Consul Facilite para famílias grandes e cozinhas movimentadas.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Os cooktops aparecem entre os itens preferidos de quem vai montar, ou reformar, uma cozinha planejada. A Consul, marca já conhecida por seus fogões e outros eletrodomésticos, também aposta em uma linha da categoria, com os cooktops Consul Facilite.

Entre as opções disponíveis na fabricante, o cooktop 5 bocas Consul Facilite é ideal para quem quer bastante espaço para cozinhar. Bem legal para famílias grandes ou quem costuma receber os amigos em casa. Com design moderno, o modelo chama logo atenção pelo visual, mas também apresenta outras vantagens, como o acendimento superautomático bem prático e a facilidade de limpeza.

Cooktop Consul Facilite 5 bocas: design moderno e praticidade do dia a dia. (Imagem: Divulgação/Consul)
Cooktop Consul Facilite 5 bocas: design moderno e praticidade do dia a dia. (Imagem: Divulgação/Consul)

Leia mais: Melhor Cooktop 5 Bocas: veja opções para comprar em 2020

Para te ajudar a descobrir se esse é o melhor cooktop para você, fizemos uma análise completa de cada detalhe do cooktop Consul Facilite 5 bocas CD075AE, com todas as informações necessárias para te dar a certeza de que você está fazendo a melhor compra.

Ficha técnica do Cooktop Consul Facilite CD075AE 5 Bocas Acendimento Superautomático

  • Número de bocas: 5 bocas
  • Funcionamento da mesa: Gás
  • Acendimento: Superautomático
  • Medidas (AxLxP): 8,6 x 73 x 46 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt
  • Eficiência Energética: Selo conpet A (Mais Eficiente)

Dimensões

O melhor cooktop Consul para famílias grandes e cozinhas espaçosas.

Como é um cooktop 5 bocas, o Consul Facilite pede mais espaço na bancada da cozinha planejada. (Imagem: Divulgação/Consul)
Como é um cooktop 5 bocas, o Consul Facilite pede mais espaço na bancada da cozinha planejada. (Imagem: Divulgação/Consul)

Como dissemos, o cooktop a gás Consul Facilite 5 bocas é perfeito para famílias grandes ou para quem costuma preparar vários pratos ao mesmo tempo. Mas isso exige um certo espaço disponível.

As medidas desse modelo são 8,6 cm de altura, 73 cm de largura e 46 cm de profundidade. Como os cooktops são parte de uma cozinha planejada, vale saber o espaço necessário para o nicho, de 64 cm de largura e 35 cm de profundidade, segundo a Consul.

Recursos e funções

Acendimento superautomático e dicas para o preparo de alimentos.

Alguns recursos extras presentes nos cooktops mais completos ficaram de fora desse modelo, como timer ou display digital. Mas o cooktop Consul Facilite não abriu mão das características essenciais para deixar o seu dia a dia bem mais simples. Para começar, temos os queimadores em dois tamanhos diferentes, com duas bocas rápidas, em potência de 3 kW, e três bocas semi rápidas, na potência de 1,8 kW.

Um desses queimadores rápidos conta com o botão Controle Fácil, que mostra o nível de potência ideal para diferentes preparos: Ferver, Fritar, Cozinhar, Refogar e Molhos. Com essa ajudinha, até os cozinheiros iniciantes vão saber como usar esse cooktop Consul e deixar o fogo no ponto certo para fazer diferentes alimentos, sem erro.

Botão Controle Fácil indica o ponto certo do fogo em diferentes preparos. (Imagem: Divulgação/Consul)
Botão Controle Fácil indica o ponto certo do fogo em diferentes preparos. (Imagem: Divulgação/Consul)

Outra dica presente nos grafismos da mesa desse cooktop é o tamanho correto da panela que deve ser usada em cada queimador: pequena, média ou grande. Por falar nisso, o modelo tem mesa em vidro temperado. Além do visual moderno, esse material faz com que limpar o cooktop da Consul seja uma tarefa fácil: é só passar um paninho úmido na mesa plana, que não deixa espaço para resquícios de alimentos ou gordura. As grades individuais podem ser removidas, para deixar a limpeza ainda mais simples.

Finalmente, temos o acendimento superautomático. Tudo o que você precisa fazer para acender o fogo é pressionar levemente e girar o botão do queimador usado. Agora, é sempre importante lembrar que um cooktop é apenas a mesa do fogão, ou seja, não tem forno. Por isso, para deixar sua cozinha ainda mais completa, é preciso comprar um forno elétrico ou um forno a gás, para fazer assados, bolos e outras refeições.

Consumo

Cooktop Bivolt e instalação profissional.

Outro ponto que pede atenção é a instalação do cooktop Consul, que deve ser feita por serviços especializados, para garantir segurança e durabilidade do produto. O modelo pode ser instalado com saídas de botijão de gás (GLP) ou gás natural (GN).

Porém, no segundo caso, é preciso solicitar a conversão, oferecida pela Consul. Segundo a fabricante, o cooktop Consul Facilite 5 bocas recebeu Selo Conpet A (Mais Eficiente). Isso significa que o fogão alcança potência mais alta pelo menor consumo possível, sem desperdício de gás.

Por causa do acendimento superautomático, o cooktop precisa de uma conexão elétrica. Mas esse é um modelo Bivolt, então você não vai ter problemas com a tensão da sua casa, seja ela qual for.

Design

Ponto forte do fogão Cooktop Consul Facilite.

Mesa em vidro temperado, grades individuais e grafismos: cooktop Consul capricha nos detalhes do visual. (Imagem: Divulgação/Consul)
Mesa em vidro temperado, grades individuais e grafismos: cooktop Consul capricha nos detalhes do visual. (Imagem: Divulgação/Consul)

Olha, não há dúvidas de que o espaço oferecido pelas 5 bocas, a praticidade do acendimento superautomático e até as dicas de uso são características bem legais. Mas é difícil não destacar o design do cooktop Consul Facilite.

Definitivamente, esse é um modelo indicado para quem faz questão de que o fogão seja parte da decoração da cozinha. A mesa preta e lisa em vidro temperado combina perfeitamente com um ambiente moderno, assim como o desenho elegante dos botões, grades individuais e até grafismos do modelo.

Botões do cooktop Consul Facilite. (Imagem: Divulgação/Consul)
Botões do cooktop Consul Facilite. (Imagem: Divulgação/Consul)

Outro ponto legal é que as dicas de potência do fogo e tamanho das panelas vai ajudar quem está começando a se arriscar na cozinha, um detalhe que não é muito encontrado na categoria. Ah, sem esquecer do acendimento superautomático e da limpeza fácil, que deixam o dia a dia bem mais simples.

Indicação do tamanho indicado da panela para cada queimador, mais um detalhe do cooktop Consul. (Imagem: Divulgação/Consul)
Indicação do tamanho indicado da panela para cada queimador, mais um detalhe do cooktop Consul. (Imagem: Divulgação/Consul)

Vale a pena comprar?

O cooktop Consul Facilite 5 bocas é o mais indicado para você?

Como sempre, a resposta vai depender de quais são as suas prioridades ao montar sua cozinha planejada. Com preços entre R$ 450 e R$ 550, em média, esse cooktop Consul não está entre os mais baratos disponíveis. Sem falar no custo de quem também vai comprar um forno de embutir para completar a cozinha.

Mas esse valor é explicado por alguns fatores. Para começar, o cooktop 5 bocas Consul Facilite vai segurar qualquer dia mais movimentado na cozinha, mesmo naqueles preparos com vários passos e procedimentos. E toda essa eficiência vem acompanhada de um visual realmente sofisticado.

Vale lembrar também que a Consul sempre aparece entre as melhores marcas de cooktop do mercado. Logo, se esses pontos são importantes para você, o cooktop a gás Consul Facilite 5 bocas preto Bivolt CD075AE é uma boa escolha. O modelo também está disponível em versão 4 bocas, com o cooktop Consul Facilite CD060AE.

Agora, se a ideia é gastar menos, é possível encontrar modelos de cooktops 5 bocas mais em conta, mesmo sem abrir mão do acendimento superautomático.

Prós

  • Cooktop de 5 bocas
  • Queimadores em 2 tamanhos diferentes
  • Acendimento superautomático
  • Botão Controle Fácil com dicas de utilização
  • Indicação do tamanho ideal da panela usada

Contra

  • Não tem forno
  • Sem recursos extras

Leia também: