Cooktop 4 bocas com mesa de vidro temperado preto instalado sobre balcão de mármore

5 cuidados que você deveria ter com o seu fogão

Dicas de como limpar o fogão e hábitos para evitar podem aumentar a vida útil do seu eletrodoméstico

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O fogão, seja de 4 ou 5 bocas, é um dos eletrodomésticos mais importantes das cozinhas. Para te ajudar a cuidar e manter a vida útil do seu, fizemos esta lista especial com algumas dicas de limpeza, tanto de partes internas quanto do forno, e ensinamos a melhor forma de utilizar a esponja. Trazemos, ainda, hábitos para você nunca ter, e orientações para evitar curto-circuito, choques e até incêndios. Tudo para que você não tenha nenhuma surpresa e continue preparando as melhores receitas em casa. Confira!

Vai trocar de fogão? Veja nossas dicas de como escolher o modelo ideal para sua cozinha

Não adie a limpeza

Deixar de limpar seu fogão regularmente aumenta o risco de manchas e ferrugens

Mulher com luvas de borracha azuis limpando um fogão com mesa de vidro
Esse tipo de situação é bastante comum, mas deixar a sujeira no fogão por muito tempo não é indicado (Foto: Shutterstock)

A alta temperatura dos fogões pode acabar “cozinhando” e derretendo gorduras e respingos de alimentos, tornando a remoção dessas sujeiras mais difíceis com o tempo. Por isso, a dica é que você limpe o seu fogão sempre que algum alimento cair nele. Termine de preparar sua refeição, deixe o fogão esfriar e já retire essas sujeiras. Usar um desengordurante, como detergente, e um pano já costuma ser o suficiente para essas higienização imediatas e rápidas.

Caso você opte para limpá-lo apenas uma vez por semana, por exemplo, provavelmente precisará ter um tempo maior para tirar essas sujeiras. Você também fará um esforço maior, vai precisar esfregar as bocas e mesa com produtos mais fortes, como removedores pesados, e usar uma esponja. O risco de arranhar seu fogão nesse processo também é maior.

Tem dúvidas sobre como desentupir o fogão? Confira o passo a passo do processo

Use a parte macia da esponja para limpar

Para diferentes tipos de fogões, diferentes esponjas

Pessoa com blusa pink e luvas de proteção amarelas, limpando fogão cooktop de vidro com esponja macia
Os cooktops com mesa de vidro também exigem cuidados especiais de limpeza (Foto: Shutterstock)

Água corrente, sabão neutro e esponja macia formam o kit universal da limpeza básica do fogão, se você quiser evitar riscos e manchas na superfície externa dele. Não utilize esponjas ásperas, e opte sempre pelo lado macio da esponja comum. Esponjas de aço também não são indicadas, já que elas fazem uma limpeza mais agressiva e podem danificar o seu eletrodoméstico.

A dica para mesas de vidro é usar uma esponja umedecida em água morna e deixar a solução ou produto de limpeza agir um pouco antes de começar a esfregar. Para finalizar, use um pano úmido para tirar o sabão e papel toalha, para secar.

Também é recomendado que o aparelho esteja fora da tomada durante o processo, e suas bocas e grades (quando houver) devem ser removidas. Vale lembrar que se você for limpar os botões de controle do gás, o recomendado é que você feche a válvula de gás, para evitar vazamentos.

Veja também o tutorial completo de como limpar a boca do fogão

Limpe o seu forno

Ao perceber crostas ou cheiro desagradável, é hora de dar uma geral no forno

Mão usando luva de proteção amarela segurando grade de forno aberto, com esponja azul macia sobre a tampa
As grades e parte interna do forno também podem ser limpas com esponja macia (Foto: Shutterstock)

Também é importante evitar o acúmulo de sujeira do seu forno. Mesmo fora do olhar das visitas, esses resíduos e seus odores podem afetar o aroma do alimento que será preparado, além de que a falta de limpeza pode comprometer a vida útil do seu eletrodoméstico.

Alguns fogões têm a função autolimpante, que usam uma temperatura elevada para derreter as gorduras mais difíceis, o que facilita a sua retirada. Lembre-se de esperar o forno esfriar o suficiente para não se queimar durante a limpeza. Use também bons removedores e luvas de proteção adequadas.

Saiba como limpar um forno elétrico também

Tenha atenção com a água ao limpar e cozinhar

O fogão ligado pode dar curto-circuito ao derramar muita água

Todo cuidado é pouco na hora de cozinhar. Porém, uma informação que pouco se fala é sobre o risco de curto-circuito, sobretudo nos acendedores automáticos. Para evitar problemas assim, verifique sempre se o fogão está desconectado da tomada ao fazer a limpeza e sempre deixe ele secar bem antes de ligá-lo novamente. Essas medidas também vão evitar choques indesejáveis durante o processo de limpeza.

Não deixe o pano de prato próximo ao fogo

Evite acidentes utilizando pegadores de silicone adequados para retirar algo do fogo

É bem comum utilizar o pano de prato para auxiliar a retirada de panelas de cima do fogão ou de dentro do forno. Algumas pessoas até deixam o pano apoiado na tampa de vidro do fogão para ele secar mais depressa. Essas práticas, no entanto, são perigosas. Se uma ponta do tecido passar próxima a uma labareda, ela queima instantaneamente. O fogo consome muito rápido esse tipo de pano.

Se você que gosta de usar os panos de prato desta maneira, fique muito atento para evitar que o tecido entre em contato com o fogo. A dica de segurança é utilizar pegadores de silicone, ou luvas próprias para manusear panelas e recipientes quentes.

Modelos de Fogões 4 e 6 bocas indicados por nós

Se mesmo com todos os cuidados o seu fogão está precisando mesmo é de uma substituição, é importante considerar a troca por um novo, já que o custo-benefício da manutenção nem sempre vale a pena, dependendo do problema. Veja essa seleção que preparamos com alguns modelos em destaque aqui no nosso site.

Fogões 4 bocas:

Fogões 6 bocas: