Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?

Entenda e escolha o tipo de cooktop ideal para você e modernize sua cozinha!

Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?
Gustavo MartinsEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Os cooktops estão cada vez mais presentes nas cozinhas do Brasil. Os consumidores daqui estão se rendendo às vantagens que a tecnologia traz para o preparo das refeições. Se você está pensando em adotar um, é importante saber as diferenças entre os cooktops elétrico, por indução e a gás.

Antes de conhecer os modelos que o mercado oferece, saiba que a principal diferença entre eles e o fogão é a praticidade. Enquanto o fogão tradicional é composto por uma mesa e um forno, os cooktops são mais compactos, com apenas uma mesa e são excelentes para as cozinhas planejadas. Desta forma, é bom guardar espaço também para um forno elétrico.

Outra grande vantagem de contar com um dos tipos de fogão cooktop na cozinha é a facilidade de limpeza. Como ele não têm cantos ou grades (pelo menos nas versões por indução e elétrica), e geralmente têm acabamento em aço inox, vidro e vitrocerâmico, a higienização é bem mais simples.

Além disso, os cooktops alcançam temperaturas mais altas em tempo reduzido. Ou seja, você ganha tempo no preparo das suas receitas prediletas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre as vantagens destes aparelhos, vamos às características dos diferentes tipos de cooktops!

Leia também: Quais são os diferentes tipos de fogão?

Cooktops elétricos não possuem grade e a mesa é plana

Cooktop elétrico

Neste caso, a fonte de calor é uma resistência elétrica, mais ou menos como aquelas que encontramos nos chuveiros, que fica por baixo de uma placa de vitrocerâmica. Como não há grade e a mesa é plana, a limpeza é rápida e fácil, mas é preciso esperar a resistência esfriar para evitar acidentes.

Os cooktops elétricos são aparelhos mais modernos do que os modelos à gás, contam com timer para programar o tempo em que a panela fica exposta ao calor, tem um controle preciso de temperatura e desligamento automático para o caso da panela ficar esquecida no fogão.

Há vários tipos de cooktops elétricos, de uma a cinco bocas. Mas atenção! As panelas devem ter o fundo reforçado, como as de aço ou de ferro.

Conheça alguns modelos de cooktops elétricos:

Cooktops por indução são mais seguros e só funcionam com panelas específicas

Cooktop por indução

As opções mais modernas, e até por isso mais caras, são os cooktops por indução. O sistema usa a indução gerada por um campo elétrico para gerar calor, que é transferido diretamente para o fundo de panelas. Apenas recipientes magnéticos funcionam para este sistema, ou seja, se um imã grudar no fundo da panela, significa que ela receberá o calor.

Os aparelhos deste tipo são bem modernos, com controle preciso de temperatura e várias opções de programação. O interessante é que você não sente o calor emitido pelo cooktop (embora, é claro, sinta o calor da panela), aumentando a segurança e reduzindo muito o risco de uma queimadura.

Outro ponto importante é que a limpeza é ainda mais fácil. Alimentos que eventualmente caiam sobre a mesa do cooktop não serão aquecidos e, assim, não grudam. Um pano úmido é suficiente para fazer a limpeza rapidamente.

Conheça alguns modelos de cooktops por indução:

Cooktop à gás é o tipo de cooktop mais barato do mercado

Cooktop a gás

O funcionamento deste modelo é bem parecido com o do fogão, mas ele oferece uma versatilidade maior, uma vez que o cooktop à gás pode ser encontrado em aço inox ou vidro temperado, material que permite uma grande variedade de cores, deixando a cozinha com “a sua cara”.

Além disso, é possível encontrar versões de vários tamanhos. Assim, se a sua necessidade é de um cooktop de 5 bocas, ou o seu espaço permite apenas uma boca, sem problemas!

Em geral este tipo de cooktop é instalado em balcões de granito e tem poucas limitações: basta uma entrada de gás e uma fonte de energia para ligar o acendimento automático. Além disso ele é mais barato em relação a outros tipos de cooktops e não requer panelas especiais. Ideal para quem não tem um orçamento tão grande para a cozinha.

Conheça alguns modelos de cooktops a gás:

Leia mais sobre os cooktops: