Entenda antes de comprar em Fogão

Do cooktop ao fogão a lenha, como escolher o fogão ideal?

Conheça os tipos de fogão e veja qual combina mais com você.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Seja qual for sua preferência na culinária, uma coisa é certa: o fogão precisa dar conta das refeições para você e sua família. Mas são tantos modelos existentes no mercado, que fica difícil saber qual é o melhor para o seu estilo de vida.

Por isso, preparamos um pequeno guia que poderá ajudar você a encontrar o fogão ideal. Entre as opções de fogões de piso, embutidos, cooktops, industriais e, ainda, fogões a lenha, escolha aquele que mais tem a ver com você e com a sua família.

Fogões tradicionais e eficientes

Os fogões de piso são aqueles com pezinhos que podem ser colocados em qualquer lugar da cozinha. Em geral possuem 4, 5 ou 6 bocas, geralmente vêm com forno e funcionam com acendimento a gás.

São ideais para famílias ou pessoas que não estão em busca de modernidades, com espaço na cozinha e sem intenção de desembolsar muito por um fogão. O número de bocas varia de acordo com a demanda da cozinha: se você gosta de fazer vários pratos, prefira o de 5 ou 6 bocas; caso não use tanto, ou não precise cozinhar vários pratos de uma vez só, um fogão de 4 bocas atende perfeitamente uma família pequena.

Já os fogões de embutir possuem as mesmas características dos fogões de piso, com a única diferença de que são feitos para serem fixados ou embutidos em armários ou bancadas. Ou seja, são ideais para pessoas que ainda preferem o modelo tradicional de fogão, mas que não têm muito espaço e, normalmente, tem uma cozinha planejada.

Dê toque rústico na sua cozinha com os fogões a lenha

Quem gosta de refeições com um sabor do campo ou tem uma queda por decorações rústicas pode optar por um fogão a lenha. A principal vantagem desse tipo de fogão é o sabor, que fica mais acentuado. No entanto, essa opção é mais indicada para casas de campo ou para pessoas que têm tempo para dedicar-se à cozinha, já que o fogão a lenha deixa sempre aquele cheirinho no ar e o alimento demora bem mais para ficar pronto.

Procurando um fogão mais rápido e potênte?

Outra dica bem legal para quem tem família muito grande, cozinha para fora ou possui um restaurante, hotel ou pousada são os fogões industriais. Ideal para quem tem cozinha espaçosa, a estrutura reforçada, aliada à sua capacidade de atender qualquer demanda, pode ser uma boa pedida para quem precisa de mais do que um fogão, mas de um verdadeiro auxiliar de cozinha.

Cooktop: Modernos, estilosos e práticos

cooktopSe você gosta de acompanhar as tendências em eletrodomésticos, a dica é adquirir um cooktop – conhecido também como fogão de mesa. Esse tipo de fogão é ótimo para quem mora sozinho ou para casais, justamente por serem práticos e pequenos. Além disso, encaixam perfeitamente em cozinhas de apartamento ou nas chamadas cozinhas de ilha, modernas e moduladas.

Entre as diversas vantagens do cooktop estão: a facilidade de limpeza e a possibilidade de instalar nos mais variados locais, como uma bancada, mesa ou um móvel da cozinha.

 

Agora que você já conhece todas as opções, qual fogão é a sua cara?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão