Fogão a lenha embutido em parede de tijolos com lenhas ao lado, no chão.

Fogão a lenha: como fazer + 5 opções de compra

Conheça modelos de fogão a lenha, com forno e alguns portáteis, ou veja como fazer o seu próprio forno a lenha

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O fogão a lenha oferece vantagens interessantes, tanto ao sabor quanto ao aspecto dos pratos! Comparado aos outros tipos de fogões, ele é bem mais econômico e ecológico, já que produz energia renovável e as cinzas podem ser utilizadas para fazer adubo. É interessante saber que o mérito do sabor não é só da lenha, mas também das panelas que são utilizadas. As recomendáveis sao as de ferro ou barro, com cozimento lento que realçam os sabores. Um fogão a lenha necessita de um bom espaço para ser instalado, seja na cozinha, áreas gourmet, terraços ou quintais. Dependendo do estilo de sua residência, ele pode ser um belo item de decoração.

Em um fogão a lenha, o fogo é facilmente controlado com a quantidade de madeira colocada. Aliás, é sempre recomendável a utilização de madeira de eucalipto rachada ou de reflorestamento. Antes de adquirir o equipamento ou se você estiver disposto a construir um, é importante encontrar um fornecedor de madeira em sua área. Elaboramos um guia com alguns modelos com forno e compactos disponíveis no mercado - confira as melhores opções e veja dicas de como fazer um fogão a lenha e quais as peças necessárias caso você prefira um personalizado.

Fogão a lenha com forno

Fogão Lenha Trentino Direito Chapa Ferro Hmd

A marca Trentino apresenta um fogão a lenha em aço carbono com revestimento interno em refratários. Com opção das cores preto e amarelo, tem tamanho compacto, porém com amplo espaço para fogo e forno – sua chapa tem 70x40cm. O produto tem como diferencial a porta do fogo com um grande visor vitrocerâmico que, além de propagar maior calor, traz um aspecto decorativo. O forno e a chaminé ficam na parte de atrás e podem ser do lado esquerdo ou direito.

Fogão a Lenha N2 Pinhal 2-28 Ferro Fundido com Forno Caixa Esquerdo

Fogão a lenha N2 Pinhal em fundo branco.
O fogão a lenha N2 Pinhal é uma opção robusta, com design mais tradicional. (Imagem: Divulgação/Pinhal)

Esse modelo da Pinhal tem forno em aço inox com grade enquanto a chapa e as portas do fogão e a grade do fogo são em ferro fundido. Com acabamento em tinta resistente a altas temperaturas, esse fogão a lenha vem com mexedor de brasa e tem tampa de inox opcional.

Fogão a Lenha 2 Bocas Petrycoski

Fogão a lenha Petrycoski em fundo branco.
O fogão a lenha Petrycoski tem 2 bocas e a saída da chaminé pode ficar do lado direito ou esquerdo. (Imagem: Divulgação/Petrycoski)

A fabricante Petrycoski apresenta cinco tipos de fogão a lenha, nas opções de cor branco e bege. Todos têm em comum a chapa fundida e polida, frente e laterais esmaltadas, gaveta para cinzas e puxadores, escoras e cantoneiras em aço inox. Com entrada regulável de ar, eles podem ter saída de chaminé atrás do lado esquerdo ou direito. A tampa com acabamento em tinta pó é um item opcional.

Fogão a lenha portátil

Fogão a Lenha Portátil com 2 Bocas e Churrasqueira

Fogão a lenha portátil com 2 bocas e Churrasqueira em fundo branco.
O fogão a lenha portátil com 2 bocas e Churrasqueira é versátil e simples de transportar. (Imagem: Divulgação/Rio Mar)

Ideal para quem dispõe de pouco espaço ou é frequentador de campings, esse fogão a lenha portátil tem duas bocas e churrasqueira em chapa minimizada e pintura eletrostática. Ele pode ser usado como fogão, permitindo o preparo dos alimentos de forma rápida, além de conservar a temperatura por mais tempo. Se for aproveitado como churrasqueira, sua chaminé tem uma altura boa para dissipar a fumaça e a grelha galvanizada se encaixa de modo seguro e é fácil de limpar.

Fogão a Lenha Portátil Inox com Chapa de Ferro Três Furos Rodas e Chaminé

Fogão a lenha portátil Inox com Chapa de Ferro com 2 panelas em sua superfície, em fundo branco.
O fogão a lenha portátil com Chapa de Ferro tem fácil transporte e locomoção. (Imagem: Divulgação/Lumaqmetal)

O fogão a Lenha em Inox compacto é feito com material reforçado de grande durabilidade e vem com rodinhas em PVC para facilitar seu transporte. O puxador é de ferro galvanizado e a grelha, de ferro fundido com três furos. Acompanha ainda kit zincado de parafusos e bandeja para lenha e cinzas.

Como fazer um fogão a lenha?

Se você prefere um fogão a lenha com maior capacidade – e dispõe de área externa com bastante espaço – vale investir na construção de um. Antes de saber como fazer um fogão a lenha, é preciso observar quais são os componentes necessários, como o depósito de lenha, o cinzeiro, a caixa do forno e a chaminé são as principais.

Eles são feitos geralmente de tijolos e precisam de algumas peças essenciais na hora da montagem, principalmente no caso de um fogão a lenha com forno. Veja abaixo alguns modelos:

Chapa para fogão a lenha

Chapa P/ Fogão A Lenha Pinhal Ferro Fundido Saída Esquerda 2 Bocas

Essa chapa de ferro fundido é bem prática na hora de preparar os pratos no fogão a lenha. Produzida com materiais resistentes e de ótima durabilidade, elas são apresentadas em dois tamanhos: 80cm de comprimento x 51cm de largura e 89cm x 62cm.

Chapa Fogão A Lenha Libaneza Art Lareiras 3 Furos P

A fabricante Libaneza tem uma grande variedade de chapas que se adaptam a diferentes modelos de fogão a lenha. Há modelos com 2, 3 e 4 furos, com e sem bifeteira. Elas podem ainda ser comuns, de redução e do tipo paulistinha.

Forno de embutir

Forno De Ferro Fundido Angra para fogão a lenha 49x49x33 cm

A fabricante Panela Mineira, especializada em produtos de ferro, tem esse forno para fogão de lenha todo em ferro fundido com caixa inteiriça, sem soldas ou parafusos. Isso proporciona durabilidade e maior segurança, pois evita que os gases provenientes da queima da lenha entrem no interior do forno.

Forno a Lenha de Embutir Industrial Pinhal 1-39 Retangular Preto

O acabamento desse forno resiste a altas temperaturas (até 250ºC). Com porta em ferro fundido e visor na tampa com vidro temperado, ele tem duas grades no forno e termômetro.