Qual o melhor fogão custo-benefício? 8 opções para comprar em 2020

Encontre o fogão perfeito para sua cozinha sem estourar o orçamento.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Apesar de tantos modelos e funções, escolher o melhor fogão com custo-benefício não é uma tarefa difícil. Primeiro considere o que você realmente precisa no dia a dia, depois dê uma olhada nas melhores opções de diferentes marcas e, claro, esteja atento ao melhor preço. Felizmente, as opções são bem diversificadas, desde aquele infalível fogão bom e barato, passando por um fogão com forno duplo para quem quer mais versatilidade na cozinha ou até mesmo um fogão com mesa de vidro temperado e inox, caso o visual seja um ponto importante na sua escolha.

Para te ajudar a encontrar o fogão com melhor custo-benefício, nós, do Zoom, separamos alguns modelos que se encaixam nesses e em outros critérios importantes e bem procurados por aqui.

Leia mais: Os Melhores Fogões para Comprar em 2020: confira diferentes tipos

Como escolhemos os melhores fogões custo-benefício em 2020?

Começamos separando os modelos nas duas categorias mais populares: fogão de piso e fogão de embutir, para cozinhas planejadas. Consideramos buscas, características e funções mais importantes e, claro, só indicamos as melhores marcas de fogão, já que um bom eletrodoméstico deve durar muitos anos sem dar problemas.

É legal observar que os rankings estão organizados do modelo mais completo para o mais simples (e com preço mais baixo). Afinal, o melhor custo-benefício nem sempre quer dizer o menor preço, mas aquele produto que oferece exatamente o que você precisa pelo melhor custo. Dê um Zoom e descubra qual o melhor fogão custo-benefício para você!

Ah, um aviso importante: todos os modelos indicados apresentam Selo Conpet A, de maior eficiência energética, garantindo que não há desperdício de gás durante o preparo das refeições.

Modelo de fogão de embutir numa cozinha planejada. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Fogões de piso com melhor custo-benefício

Os mais encontrados nas cozinhas, os fogões de piso são aqueles tradicionais. Não tem muito segredo: são fogões com funcionamento a gás e sempre com forno. A instalação pode ser feita em qualquer lugar, dependendo, claro, do espaço e da localização da saída de gás, seja encanado ou em botijão.

Os fogões de piso variam entre 3 e 6 queimadores, mas focamos em fogões de 4 bocas ou 5 bocas, que são os mais populares por aqui e atendem muitíssimo bem no dia a dia, seja no preparo de refeições básicas ou para aqueles que curtem experimentar as habilidades gastronômicas.

1. Melhor fogão com forno duplo e custo-benefício é o Electrolux 56DAB

Versatilidade e praticidade descrevem bem esse modelo. Um fogão com forno duplo é bom para quem quer preparar duas refeições ao mesmo tempo, de forma totalmente independente. Ou seja, pode deixar que o pudim não vai ficar com gosto de frango assado!

Os dois fornos têm funcionamento a gás, mas tamanhos diferentes. Isso também ajuda na economia, já que você pode usar o espaço mais indicado para diferentes pratos. Por exemplo, pizzas, bolos e outros preparos baixos usam o forno menor, com uma prateleira, enquanto assados e travessas maiores vão no forno maior, que tem duas prateleiras, todas ajustáveis e deslizantes.

Ambas as cavidades de forno são autolimpantes, com revestimento antiaderente que queima os pingos de gordura na parede para não acumular sujeira. A mesa, com queimadores em dois tamanhos diferentes, é sem furações e tem botões removíveis, também super fácil de limpar.

Leia mais: Melhor Fogão Electrolux: conheça opções para comprar em 2020

Ficha técnica do Fogão Electrolux 56DAB

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Fornos: 67,7 litros (com duas prateleiras) e 38,8 litros (com uma prateleira)
  • Medidas (AxLxP): 92x57x68 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

2. Electrolux 52LSV é um fogão com mesa em vidro temperado

Sim, uma cozinha bonita também é importante! Mas essa não é a única vantagem desse fogão 4 bocas Electrolux. Além do visual mais sofisticado da mesa em vidro temperado, parecido com alguns cooktops, o modelo tem grades individuais esmaltadas que facilitam a limpeza e garantem mais estabilidade para as panelas.

Ainda em relação à praticidade na hora de limpar, o fogão Electrolux tem queimadores selados, que evitam o acúmulo de sujeira, e vidro interno do forno removível. Já as facilidades para cozinhar incluem queimadores em duas potências diferentes (rápido e semirrápido) e forno de 70 litros com duas prateleiras, uma fixa e uma deslizante. A porta Full Glass tem visor amplo, que facilita o acompanhamento das refeições durante o preparo.

Aproveite e dê um Zoom no Review em 1 Minuto do Electrolux 52LSV:

Ficha técnica do Fogão Electrolux 52LSV

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 70 litros (com duas prateleiras)
  • Medidas (AxLxP): 95,5x52,7x62,5 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

3. Mais espaço para cozinhar com o fogão Esmaltec Ágata, fogão de piso 5 bocas

A família é grande e as refeições são fartas? Então a melhor opção é um fogão 5 bocas barato e prático! Os recursos desse fogão Esmaltec são simples, mas suficientes para quem precisa de mais espaço na hora de fazer comida. Além dos queimadores rápidos e semirrápidos, o modelo tem um queimador Super Chama, para aqueles pratos que pedem fogo mais alto e potente.

Com mais queimadores na mesa, o forno também ganha mais espaço interno, com alta capacidade de 95 litros e duas prateleiras. Na hora de deixar a cozinha limpa, a praticidade segue com os botões removíveis e ao revestimento Limpa Fácil, que não acumula gordura. Assim, é só passar um paninho úmido e deixar o forno pronto para fazer a próxima delícia.

Ficha técnica do Fogão Esmaltec Ágata

  • Número de bocas: 5
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 95 litros (com duas prateleiras)
  • Medidas (AxLxP): 96,3x76,7x59,8 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

4. Fogão Consul CFO4NAR é o fogão inox com melhor custo-benefício

Outro modelo que ganha pontos com o visual, mas sem deixar a praticidade e o bom preço de lado é esse fogão inox barato da Consul. Com 4 bocas, os queimadores têm dois tamanhos diferentes, um grande e três médios. A mesa, construída em aço inox, é super resistente e bem fácil de limpar.

A limpeza do forno também não vai ser um problema, já que o revestimento Cleartec dos fogões Consul, liso e esmaltado, evita a absorção da gordura. Novamente, é só passar um paninho úmido e seus problemas acabaram. A prateleira deslizante pode ser colocada em três alturas diferentes, de acordo com a melhor indicação para o prato preparado.

Ficha técnica do Fogão Consul FCO4NAR

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 58 litros
  • Medidas: 96x51,5x60,3 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

5. Atlas Mônaco Glass é o melhor fogão 4 bocas barato

Com preço bem amigável, esse fogão Atlas é bom para quem quer gastar pouco em um modelo confiável e básico. Aqui você encontra tudo o que um bom fogão precisa: acendimento automático, válvula de segurança que corta a emissão de gás caso a chama apague, queimadores em dois tamanhos diferentes e dimensões que combinam até com cozinhas pequenas. Tudo isso em um fogão 4 bocas baratinho e eficiente, que não vai pesar no bolso.

Ficha técnica do Fogão Atlas Mônaco Plus

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 50 litros
  • Medidas (AxLxP): 85,3 x 48,9 x 57,3 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

Fogões de embutir com melhor custo-benefício

Os fogões de embutir são bem parecidos com os fogões de piso, inclusive na presença do forno e no funcionamento a gás. Mas esses são os modelos indicados para cozinhas planejadas, nas quais o fogão precisa ser encaixado em um nicho específico.

Normalmente, essas versões são um pouco mais caras do que os fogões de piso. Em compensação, mesmo os modelos mais simples costumam trazer alguns recursos extras, como timer sonoro. Aqui vale outro aviso importante: para garantir que o fogão de embutir fique perfeito na sua cozinha planejada, veja as indicações de instalação e tamanho de nicho indicados por cada fabricante.

1. Bons recursos extras no Electrolux 56EAB, um fogão com grill e timer

Esse é um fogão 4 bocas com o melhor custo-benefício para quem busca funções extras. O destaque desse modelo vai para o Grill do forno, ideal para dar toques mais elaborados nas refeições, como gratinar, dourar ou assar. Mais um ponto legal é o timer com aviso sonoro, para que nenhum prato passe do tempo.

O forno de 69,5 litros é bem espaçoso, com uma prateleira fixa e uma deslizante, e tem revestimento autolimpante, que não acumula gordura. A versatilidade segue com os queimadores de três tamanhos diferentes: Tripla Chama, para pratos que pedem fogo mais alto, rápido e semirrápido.

Ficha técnica do Fogão Electrolux 56EAB

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 69,5 litros
  • Medidas (AxLxP): 68,6x59,5x70,7 cm
  • Tensão/Voltagem Bivolt (127V e 220V)

2. Esmaltec Esmeralda Max é o fogão de embutir 5 bocas com melhor custo-benefício

É claro que você também pode escolher um fogão maior para sua cozinha planejada! Nesse caso, o fogão 5 bocas Esmaltec Esmeralda Max é uma opção com excelente custo-benefício, já que oferece diversas funções interessantes.

Para começar, o forno amplo de 95 litros tem função Grill, bem procurado por quem curte fazer pratos mais detalhados, e timer com aviso sonoro, que não deixa ninguém queimar a comida. O toque extra fica com o chamado E-Sensor, uma luz vermelha que mostra que o forno já chegou na temperatura desejada. Assim, você tem certeza de que o tempo de pré-aquecer o forno foi certinho.

Com mesa espaçosa, o fogão Esmaltec 5 bocas incluiu um queimador Wok 5Q, maior e mais potente, com três anéis de saída da chama, no estilo dos queimadores Tripla Chama. Outras características que justificam a indicação desse modelo são o acendimento superautomático, no qual é só girar o botão do queimador ou forno, e o acabamento inox, para combinar direitinho com a decoração da sua cozinha planejada.

Ficha técnica do Fogão Esmaltec Esmeralda Max 5 bocas

  • Número de bocas: 5
  • Acendimento: Superautomático
  • Forno: 95 litros
  • Medidas (AxLxP): 74,5x76,7x59,8 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

3. O melhor custo-benefício em um fogão de embutir 4 bocas vai para o Brastemp Clean Timer

Com preço mais acessível do que outros modelos de embutir, o fogão Brastemp Clean Timer oferece alguns recursos bem práticos para o dia a dia. E essa é, praticamente, a definição do que é um bom custo-benefício, certo?

Esse fogão de embutir 4 bocas tem display digital com timer sonoro, garantindo total precisão no tempo de preparo de cada refeição. São dois queimadores rápidos e dois semirrápidos, cada um deles com grades individuais e botões removíveis, para limpeza descomplicada. Seu forno tem capacidade de 61,5 litros, duas prateleiras e paredes esmaltadas e lisas que impedem que a gordura se acumule. Ou seja, sem complicações na hora de limpar.

Leia mais: Melhor Fogão Brastemp: conheça opções para comprar em 2020

Ficha técnica do Fogão Brastemp Clean Timer BYO4TAR

  • Número de bocas: 4
  • Acendimento: Automático
  • Forno: 61,5 litros
  • Medidas (AxLxP): 74,7x54,1x65,4 cm
  • Tensão/Voltagem: Bivolt (127V e 220V)

Dando um Zoom

Leia também: