Quais as diferenças entre depurador de ar e coifa?

Para eliminar o cheiro de gordura, veja se você precisa de coifa ou depurador na sua cozinha.

Brigida NogueiraEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Sabe aquele cheiro de gordura que se espalha pela casa toda na hora de preparar alguma fritura ou grelhado? A solução para esse problema pode ser a instalação de uma coifa ou depurador de ar. Mas, qual escolher? Qual a diferença entre eles? Basicamente, os sistemas de filtragem mudam e cada um possui uma indicação de acordo com o tipo de uso. Quer saber mais? Dê um Zoom!

Coifa: como funciona?

O modelo Brastemp Gourmand de 90 cm é um exemplo de coifa. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
O modelo Brastemp Gourmand de 90 cm é um exemplo de coifa. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

A coifa elimina da cozinha 90% dos odores, mas a instalação deve ter uma saída externa. Ela joga o ar quente gorduroso para fora do ambiente e o substitui pelo ar frio externo, sem precisar do filtro de carvão, somente a filtragem primária de alumínio ou inox, facilitando a limpeza.

Existem dois modelos diferentes de coifa: de teto e de parede. O primeiro, também chamado de "coifa ilha", é indicado para quem possui cozinhas nesse formato; e o segundo - mais comum - é para quem deseja fixá-lo a parede por buchas, bem acima do fogão ou cooktop.

Em geral, a coifa é indicada para ambientes maiores e cozinhas planejadas, principalmente no formato ilha, já mencionado aqui; e para quem, além de cozinhar muito, exige uma cozinha livre de qualquer odor e um design mais estiloso.

Depurador de ar: como funciona?

O Electrolux DE60X é um exemplo de depurador de ar. (Imagem: Divulgação/Electrolux)
O Electrolux DE60X é um exemplo de depurador de ar. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

O depurador de ar possui dupla filtragem, uma primária e outra secundária. Na primária, a gordura é filtrada por um filtro de alumínio ou inox, que a transforma do estado gasoso para o sólido e, por isso, é necessário fazer a limpeza e troca do filtro periodicamente. Já a filtragem secundária consiste em absorver o odor e fumaça pelo carvão ativado existente no filtro, que também precisa ser trocado de tempos em tempos. Cerca de 50% da gordura e do cheiro são absorvidos pelo depurador.

Em resumo, o depurador é um eletroméstico que suga o ar sujo, faz uma limpeza e devolve esse ar limpo para a sua cozinha.

O depurador de ar é indicado para cozinhas pequenas e/ou apartamentos, e também para pessoas que não cozinham muito. Para obter melhor funcionamento do aparelho, a largura dele obrigatoriamente tem que ser maior que a do fogão.

Quais as diferenças?

Além do sistema de filtragem e da indicação, a coifa e o depurador de ar possuem outras diferenças. Normalmente, o custo do depurador de ar é menor que o da coifa e a instalação é mais fácil. A coifa tem um custo maior, porém maior eficácia. Tudo depende do tamanho do ambiente e também das receitas que você for preparar no dia a dia.

Os depuradores de ar dão mais trabalho durante a limpeza do que a coifa. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os depuradores de ar dão mais trabalho durante a limpeza do que a coifa. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Em comparação com a coifa, o depurador dá mais trabalho para limpar, já que é necessário retirar o filtro e fazer a limpeza da gordura que fica grudada na parte interna e externa. Outra questão é a potência, as coifas garantem uma potência maior e melhor, e, ainda que você utilize a função de depurar nela, sua capacidade de filtragem vai ser bem melhor que a de um depurador.

Ah! Fique atento ao tamanho do depurador ou coifa na hora da compra. Há tamanhos para fogão 4 bocas e fogão 6 bocas, como também há modelos específicos para cooktop. Basicamente, eles devem possuir a largura um pouco maior que a do fogão.

As Melhores Coifas

Confira 3 opções que estão entre os depuradores de ar mais buscados no Zoom.

Os Melhores Depuradores de Ar

Leia também: