Logo Zoom
Logo Zoom

O AirDots 3 é um fone de ouvido sem fio da linha Redmi, da Xiaomi. O modelo é sucessor de outros AirDots, que fizeram sucesso por serem os maiores custo-benefício da categoria TWS. O fone traz algumas melhorias em relação às versões anteriores, sendo dois dos seus pontos principais a bateria de 7 horas de uso e o Bluetooth 5.2.

AirDots 3 traz melhorias em relação às versões anteriores (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Redmi AirDots 3 também possui proteção IPX4 contra água. Além disso, traz botões touch nas laterais e sensores que identificam quando se tira os fones das orelhas. Será que vale investir no AirDots 3? Será que são uma boa opção de custo-benefício entre os modelos de entrada?

Para te ajudar a decidir, nós testamos o AirDots 3 e vamos contar as nossas impressões a seguir. Neste review, levamos em consideração os seguintes critérios: design, qualidade de áudio, bateria e conectividade, recursos extras e custo-benefício. Para saber mais detalhes sobre como avaliamos fones de ouvido, entenda nossos critérios para reviews.

AirDots 3: preço e melhores ofertas

Prós e contras

Prós

O principal destaque do AirDots 3 está na sua bateria, que garante 7h de uso contínuo. Além disso, o seu estojo garante mais 22 horas de autonomia, o que faz da bateria o grande carro-chefe deste fone de ouvido Bluetooth.

Outra característica pra lá de marcante está na conectividade. Além de usar USB-C para o carregamento, o fone usa da nova tecnologia de conexão, o Bluetooth 5.2, que permite que você continue ouvindo música mesmo ao ir para outros cômodos da casa ou se afastar do dispositivo conectado.

Por último, mas não menos importante, escolhemos o encaixe. Apesar de ser um modelo intra-auricular, o AirDots 3 encaixa-se muito bem e é adaptável a todos os tipos de ouvido, com vários tamanhos diferentes de borrachinha.

Contras

O primeiro ponto negativo diz respeito à ausência de recursos. Apesar de ser um fone de ouvido de custo-benefício, o fone carece de funções como a de avançar música e aumentar/diminuir o volume, para ficar nesses dois exemplos.

Essa carência de recursos dialoga com outro ponto negativo, que é o cancelamento passivo de ruídos. Esse cancelamento é responsável por fazer um isolamento sonoro físico, ou seja, a partir da própria estrutura do fone. Por ser um fone de custo-benefício, a Xiaomi nem se preocupou em desenvolver uma tecnologia para cancelamento de ruídos ativo, o que faz com que o próprio fone, as borrachinhas e o volume sejam os fatores responsáveis pelo isolamento.

O terceiro e último contra do AirDots 3 está nos graves. A Xiaomi tinha prometido uma melhoria nos graves após críticas por conta do seu antecessor, o AirDots 2. Apesar de ter, sim, uma notória melhoria, o fone ainda possui graves fracos e que deixam a desejar em alguns tipos de música.

O que vem na caixa

A caixa do Redmi Air Dots 3 é fina, compacta e vem apenas com

  • Estojo com os dois fones de ouvido
  • Três tamanhos diferentes de borrachinha
  • Cabo USB-C
  • Manual do usuário
AirDots 3 traz três tipos diferentes de borrachinha na caixa (Foto: Mosaico)

AirDots 3: Ficha técnica

Design semelhante a antecessores

O Redmi AirDots 3 segue com a mesma aparência de todos os seus antecessores, com poucas diferenças em relação a eles. Uma delas é que o fone é um pouquinho maior, o que serve para comportar mais bateria. Mas isso não chega a representar uma grande mudança, ou a alterar o desempenho de alguma forma.

São fones de ouvido intra-auriculares, daqueles que encaixam bem no fundo da orelha. A caixa vem com três borrachas, com diferentes tamanhos, assim você pode usar a que achar mais confortável.

Xiaomi AirDots 3 possui botões touch nas laterais (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Outra diferença do Xiaomi Redmi AirDots 3 em relação às versões passadas está no estojo, que conta com um acabamento emborrachado. Fora isso, conta com botão para reiniciar os fones, e uma luz de LED, que serve para indicar o carregamento.

Os fones estão disponíveis nas cores rosa, branco e azul escuro, que recebemos para testar. Com isso, a Xiaomi abandona, nessa versão, a cor preta, que era clássica dos anteriores.

Bons recursos e funções para a categoria

Dentre as mudanças que o Airdots 3 trouxe, uma delas está nos novos botões touch em suas laterais. Com isso, ele abandona os botões físicos dos modelos passados. Infelizmente, o número de recursos é limitado, o que deixou um pouco a desejar.

Para usá-los, basta dar dois toques no fone direito para pausar a música e dois toques para reproduzir. No fone esquerdo, dois toques ativam o assistente de voz.

Apesar dessas funcionalidades serem bastante interessantes, falta, talvez, uma opção de controlar o volume e passar/retroceder as músicas, para que o celular realmente não precise sair do bolso.

Xiaomi AirDots 3 possui sensores nos fones (Foto:Mosaico)

Além dos botões touch, outra melhoria está no sensor dos fones, que detectam quando são retirados do ouvido, parando a música imediatamente. Ao colocá-los novamente, a música volta a tocar. O recurso é ideal para quando você está ouvindo música e alguém chega para conversar. Ao invés de pegar o celular para pausar a música, basta retirar os fones do ouvido e, quando colocá-los de volta, eles reproduzirão automaticamente.

Além disso, é possível usar o AirDots 3 no modo "mono". Ou seja, guardar um lado do fone e usar o outro, sem que seja necessário conectar novamente. A função é útil, por exemplo, quando estiver deitado, ou quando quiser dividir o fone de ouvido com alguém.

É válido destacar que o AirDots 3 só possui cancelamento passivo de ruídos. Ou seja, não possui uma tecnologia específica para cancelar os sons externos. Os ruídos são abafados pela própria tecnologia que compõe o fone e a borrachinha. Apesar de não ser o mais avançado, ou o ideal, esse tipo de recurso não decepcionou. Ora ou outra um som externo acaba por ser ouvido, mas nada que comprometa o uso.  

Redmi AirDots 3 tem poucas modificações no design (Foto: Mosaico)

O Redmi Air Dots 3 conta com uma cereja do bolo "escondida". É um recurso que infelizmente acaba não nos servindo tanto, mas que vale a pena ser mencionado. Uma das coisas que eu senti falta no fone foi a possibilidade de retroceder e avançar músicas. Infelizmente, o fone só oferece as funções de play e pause.

A verdade é que existe um aplicativo onde essas funções podem ser configuradas, e ainda é possível ver a porcentagem da bateria de cada um dos lados fone e do estojo. O lado negativo é que aplicativo está todo em chinês e não há traduções. O download é feito através da leitura de um QR Code que fica no manual.

Vale dizer que celulares Xiaomi possuem uma espécie de "privilégio" no uso do dispositivo. Trata-se de uma janela que aparece nos aparelhos da marca assim que o estojo do fone de ouvido é aberto. A função é bem similar ao que acontece nos iPhones quando o estojo dos AirPods é ativado.

Por último, mas não menos importante, vale dizer que o AirDots 3 possui certificação IPX4, que o protege contra água e suor. Por isso, pode ser usado em atividades físicas e aguenta até mesmo pequenos chuviscos.

Bluetooth é destaque

O Redmi AirDots 3 usa uma das tecnologias mais avançadas de conexão, trata-se do Bluetooth 5.2. Graças a isso, o fone conecta rapidamente a qualquer dispositivo e se mantém estável apesar da distância.

O nível avançado de conexão me satisfez muito. Eu, em alguns momentos, deixava o notebook no quarto e ia até a cozinha buscar um café. Mesmo fazendo isso, a ligação não sofria nenhum tipo de latência e nem interferência. Essa também é uma boa característica para quem deseja usar o fone para outras finalidades, como jogar e assistir jogos, pois previne atraso nos sons, permite maior imersividade e uma experiência cada vez melhor.

Áudio de qualidade e microfone satisfatório

Para um fone de ouvido de baixo custo, o Redmi AirDots 3 possui uma experiência sonora satisfatória. O áudio é equilibrado, claro, e os agudos são eficientes. Os graves, que sempre foram alvo de críticas e promessas de reforço, receberam, finalmente, uma melhoria. Apesar disso, usuários que valorizam os graves certamente podem continuar sentindo falta de uma certa potência.

AirDots 3 possui certificação IPX4 (Foto: Shutterstock)

De forma geral, o AirDots 3 apresenta um áudio de qualidade, sem grandes pontos relevantes, mas sem decepcionar, principalmente por conta da sua faixa de preço. É possível dizer que, para um dispositivo de custo-benefício, ele cumpre o que promete nesse quesito.

Além disso, o fone de ouvido possui dois microfones embutidos, um para uso cotidiano, ou seja, captação de áudio comum, e outro com cancelamento de ruído para chamadas telefônicas. Com essas especificações, é esperado que seja possível fazer uma ligação clara e sem muitos ruídos.

Bateria para 7h de uso

Uma das grandes diferenças desse fone em relação aos modelos passados está na bateria. Alvo de críticas nas versões anteriores, essa é definitivamente a melhoria de maior destaque até aqui. Para nível de comparação, o AirDots 2, versão anterior, possui até quatro horas de reprodução contínua. Nessa nova versão, o Redmi AirDots 3 tem autonomia para até 7 horas de uso.

AirDots 3 traz melhorias em relação à bateria (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Já o estojo fornece 22 horas de bateria adicional, e demora cerca de 1h e 30min para atingir o carregamento completo. Com isso, teoricamente, o conjunto totaliza cerca de 30 horas longe das tomadas. Mas, na prática, se você não é o tipo de pessoa que usa o fone durante muitas horas, o dispositivo tem autonomia para vários dias de uso moderado, já que os fones têm a própria bateria e carregam só por guardar no estojo.

O meu uso, por exemplo, se resumiu a assistir episódios de séries, participar de reuniões e ouvir músicas na academia. Foram mais ou menos de 4 a 5 horas de uso diário, de forma espaçada. Os fones de ouvido não saíam dos 100%, e permaneceram assim até que o estojo descarregar.

Outras melhorias são a conexão USB-C, para carregamento mais rápido, e a chegada do cabo na caixa, visto que os modelos anteriores não contavam com o cabo para carregamento.

Produtos similares

Quando levamos em conta o preço e a ficha técnica do dispositivo, existem alguns aparelhos que concorrem com o AirDots 3. Por isso, separamos uma lista de produtos similares ao TWS da Xiaomi.

O primeiro concorrente que separamos é o JBL Wave 100. O fone de ouvido Bluetooth de custo-benefício da JBL se destaca pelos graves marcantes e pela  boa autonomia de bateria. Aliás, se quiser saber um pouco mais sobre esse fone, nós testamos o JBL Wave 100 e contamos as nossas impressões.

Além do Wave 100, a JBL também tem outro fone de ouvido Bluetooth que pode ser do interesse de quem busca um dispositivo de custo-benefício. É o caso do JBL Tune 115. Assim como o JBL Wave 100, o Tune 115 se destaca pelos graves marcantes e por trazer um preço bom para a qualidade sonora.

Outro concorrente de peso é o QCY T1 C 77. Este dispositivo equilibra som nítido,  graves reforçados e um preço bastante chamativo para quem busca um dispositivo de custo-benefício. Além disso, este fone ainda conta com um aplicativo, por onde é possível personalizar as ações dos botões touch que se encontram na lateral.

Conclusão: AirDots 3 vale a pena?

O Redmi AirDots 3 cumpre bons requisitos, com um som de qualidade, bateria duradoura e boa conectividade. Apesar de carecer de alguns recursos, o fone agrada a maior parte das pessoas, e só deve decepcionar aqueles que forem muito exigentes em relação aos graves. Mesmo recebendo uma melhoria significativa, essa parte do áudio ainda deixa um pouco a desejar, mas nada que tenha feito grande diferença, e é algo que realmente só chama a atenção dos mais rigorosos.

O som de qualidade, em conjunto com o cancelamento passivo de ruídos, garante uma experiência imersiva e bastante satisfatória. Levando em consideração que o fone é um dispositivo custo-benefício, ele é uma excelente escolha e possui bons recursos para a faixa de preço.

AirDots 3 é uma boa opção de fone custo-benefício (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Atualmente, o AirDots 3 pode ser encontrado na faixa dos R$203,79*. É um excelente TWS para a categoria e possui bons atributos para a faixa de preço. Por isso, se você não é um usuário muito exigente, e não quer gastar muito, nós fortemente recomendamos a compra.

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo fone, sem pontos negativos), nossa nota final para o AirDots 3 é 8. Nessa gradação, encontram-se os melhores modelos, com bons recursos e poucos problemas, mas que ainda podem melhorar em alguns aspectos.

Mas se você é um usuário um pouco mais exigente em relação aos graves, a dica é conferir os fones da JBL. Por isso, vale a pena dar uma olhada nas melhores opções para comprar em 2021.