Galaxy Buds Live: fone tem encaixe perfeito e áudio de qualidade

Testamos o fone Bluetooth da Samsung, que se destaca pelo design diferenciado e pela bateria com boa duração

Aline BatistaEditor(a)

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy Buds Live é um fone de ouvido Bluetooth da Samsung. O modelo é no estilo true wireless, ou seja, totalmente sem fios, e chama atenção pelo design diferenciado, que surpreendentemente encaixa muito bem no ouvido e é bastante confortável. O áudio também tem boa qualidade, com frequências equilibradas, mas o cancelamento de ruído deixa a desejar.

Nós testamos o Galaxy Buds Live por alguns dias e vamos trazer nossas impressões no review a seguir. Para esta análise, levamos em consideração os seguintes critérios: design, qualidade de áudio, bateria e conectividade, recursos extras e custo-benefício. Para saber mais detalhes das especificações do produto, confira nossa análise de ficha técnica.

Leia também: Como avaliamos fones de ouvido? Entenda em detalhes nossos critérios para reviews

Galaxy Buds Live é bom? Conheça o fone Bluetooth da Samsung (Foto: Zoom)
Galaxy Buds Live é bom? Conheça o fone Bluetooth da Samsung (Foto: Zoom)

Antes de decidir a compra, se você quiser conhecer outros fones de ouvido true wireless, vale dar uma olhada nessa lista com os melhores modelos. Outra dica é conferir a nossa seleção com os fones Bluetooth de destaque em 2021 e os melhores de 2020, já que muitos tiveram redução de preço e continuam sendo boas opções.

Prós e contras do Samsung Buds Live

Prós: De forma geral, o Galaxy Buds Live apresenta um bom conjunto. O fone oferece áudio equilibrado, que deve agradar à maioria das pessoas. Além disso, a bateria tem boa duração e aguentou mais de 8 horas de reprodução contínua durante os nossos testes. No entanto, o ponto alto está no design, que tem formato inovador e proporciona conforto e segurança.

Galaxy Buds Live chama atenção pelo design diferente (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live chama atenção pelo design diferente (Foto: Aline Batista/Zoom)

Contras: O principal ponto negativo do Galaxy Buds Live está no cancelamento ativo de ruído. O fone deixa a deseja nesse quesito e não é capaz de abafar os ruídos externos. Outra característica que pode incomodar quem não tem um celular Samsung é que alguns recursos são exclusivos para smartphones da marca, como a assistente de voz Bixby.

Veja as melhores ofertas para o Galaxy Buds Live aqui no Zoom:

Review em vídeo do Samsung Buds Live

Aproveite para conferir mais detalhes do Galaxy Buds Live no Review em 1 Minuto do nosso canal no YouTube.

O que vem na caixa do Samsung Buds Live

O Galaxy Buds Live vem com pouquíssimos acessórios na caixa. O produto traz apenas o cabo USB-C, que ajuda no carregamento, mas não oferece o carregador. Como não se trata de um fone intra-auricular, ele não vem com ponteiras de diferentes tamanhos, apenas dois pares de prendedores de borrachas que melhoram o encaixe. Os menores já estão instalados no próprio fone, enquanto os maiores vêm na embalagem. O Buds Live vem com:

  • Cabo USB-C;
  • Prendedores de borracha;
  • Estojo carregador;
  • Manual do usuário
Cabo carregador acompanha o Galaxy Buds Live (Foto: Zoom)
Cabo carregador acompanha o Galaxy Buds Live (Foto: Zoom)

Ficha técnica do Galaxy Buds Live

Veja as especificações do Samsung Galaxy Buds Live abaixo

Design do Samsung Buds Live

Fone da Samsung lembra um caroço de feijão

Quando foi lançado, em agosto de 2020, o design do Galaxy Buds Live chamou atenção e foi alvo de diversos comentários. O dispositivo foi comparado a um caroço de feijão por conta do seu visual diferente. A Samsung, por sua vez, prometeu uma ergonomia melhor do que a dos modelos tradicionais.

O Samsung Buds Live não é um fone do tipo intra-auricular, daqueles que entram no canal auditivo. Ou seja, ele fica na parte externa do ouvido. Para usar, basta encaixar e girar para ajustá-lo. A cartilagem da orelha ajuda a manter o fone preso, mas é importante ter certeza de que você está usando do lado certo.

Galaxy Buds Live teve design comparado a um caroço de feijão (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live teve design comparado a um caroço de feijão (Foto: Aline Batista/Zoom)

Por conta do visual diferente, em um primeiro momento, você pode ter certa dificuldade para encaixar o acessório, e ele acaba parecendo desconfortável. Além disso, se não fixar direito, pode ter a sensação de que o volume de um lado está mais alto do que o do outro. No entanto, depois que ajustar o encaixe, ele passa conforto e segurança. No nosso caso, o prendedor de borracha que já vem no fone foi eficiente e não precisamos substituir.

O design fora do comum é justamente um dos maiores acertos do Samsung Buds Live. Ele fica muito bem encaixado na orelha e não passa a sensação de que vai cair do ouvido. Por isso, é uma opção interessante para quem gosta de ouvir músicas enquanto pratica atividades físicas, como corrida. Nesse sentido, um ponto positivo é a certificação IPX2, que torna o acessório resistente a respingos de suor, apesar de não ser a melhor proteção contra água. Além disso, o fone é bastante confortável e pode ser usado por horas sem causar incômodos.

Galaxy Buds Live encaixa bem na orelha (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live encaixa bem na orelha (Foto: Aline Batista/Zoom)

O Galaxy Buds Live tem uma área sensível ao toque, na parte externa, que permite controlar a reprodução das músicas sem ter que ficar mexendo no celular. Com um toque, você pausa ou reproduz a canção; ao tocar duas vezes, avança a música; e com três toques volta para a faixa anterior. O recurso atrapalha um pouco enquanto você tenta acomodar o fone na orelha. No entanto, a vantagem é que, como o encaixe é bom, você não vai precisar ficar tocando com frequência para ajustar o fone. Além disso, é possível desativar o recurso no aplicativo para celular, caso esteja te incomodando.

O fone tem um acabamento polido e brilhoso, que dá um aspecto mais elegante. Não é exatamente o modelo mais discreto, mas pode passar despercebido caso a pessoa esteja com o cabelo solto. O estojo carregador é pequeno e facilita o transporte, pois cabe facilmente no bolso da calça, por exemplo. Além de servir para carregar o fone, a caixinha também ajuda a proteger o dispositivo, evitando que você o perca. O Samsung Buds Live está disponível nas cores bronze, preto e branco.

Galaxy Buds Live está disponível nas cores preto, branco e bronze (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live está disponível nas cores preto, branco e bronze (Foto: Aline Batista/Zoom)

Áudio do Samsung Buds Live

Fone Samsung tem alto-falantes da marca AKG

O Galaxy Buds Live vem com alto-falantes de 12 mm assinados pela AKG, marca que é referência em produtos de áudio. A Samsung promete som nítido, seja em notas altas ou baixas. Além disso, o fone conta com um duto de graves, para melhorar as frequências mais baixas, e aberturas de ventilação, que dão maior sensação de amplitude.

Na prática, o áudio do Samsung Buds Live é bem equilibrado e todas as frequências podem ser ouvidas. Para quem valoriza os graves, eles são bem perceptíveis, e o fone deixa a batidas das músicas em evidência. O volume é alto e, mesmo quando está no máximo, não provoca distorções nas canções.

Um ponto positivo é a possibilidade de fazer ajustes de equalização pelo celular, no aplicativo Galaxy Wearable. Assim, você pode definir entre normal, mais graves, suave, dinâmico, nítido ou mais agudos. O modo dinâmico é uma opção interessante e funciona com diversos gêneros musicais.

Parte interna dos alto-falantes do Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)
Parte interna dos alto-falantes do Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)

Além disso, a qualidade do áudio em ligações usando o Galaxy Buds Live é boa e permite entender com clareza o que a outra pessoa está falando. Da mesma forma, o conjunto de microfones também é eficiente. O fone conta com três microfones integrados: dois externos e um interno. De acordo com a Samsung, ele é capaz de detectar quando a mandíbula mexe e converter os dados da vibração em sinais de voz para melhorar a qualidade da chamada.

Bateria e conectividade do Samsung Buds Live

Fone Samsung conta com bateria de 60 mAh

Cada lado do Galaxy Buds Live vem com uma bateria de 60 mAh, enquanto o estojo tem 472 mAh. A Samsung promete até 6 horas de reprodução contínua e até 21 horas de funcionamento considerando a carga oferecida pela case. Nos nossos testes, o fone superou as expectativas e teve uma autonomia excelente. Com o recurso de cancelamento de ruído desligado, a bateria aguentou por 8 horas e 30 minutos. Já com a função ativada, o fone reproduziu músicas por 6 horas e 15 minutos.

Estojo carregador fornece até 21 horas de bateria para Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)
Estojo carregador fornece até 21 horas de bateria para Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)

Em relação ao carregamento da case, ela leva um pouco mais de duas horas para atingir a carga completa com a ajuda do cabo USB-C. Uma vantagem do fone é que ele também oferece carregamento sem fio, sendo compatível com carregadores por indução ou celulares que oferecem a função de carregamento reverso.

A ficha técnica do Galaxy Buds Live ainda conta com Bluetooth 5.0, que promete ser mais estável e seguro. Durante os testes, foi possível se deslocar entre os cômodos de casa sem que o fone perdesse a conexão.

Recursos extras do Samsung Buds Live

Fone Samsung possui um app que melhora sua experiência

Como já falamos, é possível usar o Galaxy Buds Live em conjunto com um aplicativo para celular. Embora não seja obrigatório, o app é essencial para que você consiga aproveitar o fone em sua totalidade. Por meio dele, dá para realizar ajustes de equalização nas músicas, acompanhar o nível de bateria do fone, atualizar o software e alterar os controles por toque, entre outras configurações. O pareamento com o celular é bem simples, basta tirar o fone do estojo que o aparelho reconhece e conecta automaticamente (apenas na primeira vez que você deve fazer a conexão de forma manual).

Pareamento do Galaxy Buds Live com celular é bem simples, basta tirar da caixa (Foto: Aline Batista/Zoom)
Pareamento do Galaxy Buds Live com celular é bem simples, basta tirar da caixa (Foto: Aline Batista/Zoom)

Uma das novidades trazidas pela Samsung no Galaxy Buds Live é o recurso de cancelamento de ruído ativo. Ele foi o primeiro acessório da linha Galaxy Buds a vir com o recurso (o Galaxy Buds Pro, que é mais recente, também tem). No entanto, essa foi uma das nossas decepções com o produto.

A função, que deve ser ativada no aplicativo, não é suficiente para abafar os ruídos externos. É possível, por exemplo, ouvir o barulho do ar-condicionado ou quando alguém fala com você. Obviamente, o design colabora para isso: como o fone não entra no canal auditivo, ele não consegue isolar completamente os barulhos do ambiente.

Apesar de não ter Modo Ambiente, como o Buds Pro, o Buds Live tem o Modo Labs, que inclui recursos experimentais, como a possibilidade de aliviar a pressão causada pelo fone com som ambiente. A função é interessante, mas não muda muita coisa na prática.

Detalhe do Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)
Detalhe do Galaxy Buds Live (Foto: Aline Batista/Zoom)

Além disso, existem alguns recursos que são compatíveis apenas com celulares Galaxy, da própria Samsung. É o caso do Buds Together, que permite compartilhar a música com o Galaxy Buds de um amigo, e da assistente de voz Bixby. Infelizmente, é uma pena para quem não tem um aparelho da marca, visto que pessoa não poderá aproveitar todos os recursos do dispositivo.

Por falar em compatibilidade, o Buds Live funciona com celulares e tablets com Android 5.0 ou superior e mais de 1,5 GB de memória RAM e com iPhone 7 ou modelos posteriores com iOS 10 ou superior. Além disso, também é possível parear o acessório com seu PC com Windows 10.

Galaxy Buds Live foi lançado pelo preço de R$ 1.299 (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live foi lançado pelo preço de R$ 1.299 (Foto: Aline Batista/Zoom)

Preço e custo-benefício do Samsung Buds Live

O Galaxy Buds Live foi lançado no Brasil em setembro de 2020 pelo preço de R$ 1.299. O valor é alto, mas é compatível com os fones top de linha do mercado. Alguns meses depois, porém, o dispositivo já pode ser encontrado bem mais barato. Ele está custando R$ 999 na loja oficial da Samsung, mas sai por cerca de R$ 600 em ofertas aqui no Zoom (preço coletado em 01/04/21).

Considerando o preço de lançamento, que é mais alto, não vale a pena comprar o Galaxy Buds Live, principalmente, por conta do cancelamento de ruído, que não é eficiente. No entanto, a queda de preço torna o fone de ouvido bem mais atraente. De forma geral, ele oferece um bom conjunto, com áudio equilibrado, bateria com boa duração e design com encaixe perfeito. É uma alternativa interessante para quem não se sente confortável com os modelos intra-auriculares.

Design do Galaxy Buds Live é interessante para quem não gosta de fone intra-auricular (Foto: Aline Batista/Zoom)
Design do Galaxy Buds Live é interessante para quem não gosta de fone intra-auricular (Foto: Aline Batista/Zoom)

Acessórios disponíveis

Como citamos, o Galaxy Buds Live é compatível com carregamento sem fio. Então, pode ser interessante comprar também um carregador por indução para aproveitar esse recurso. Aqui no Zoom, você também encontra cases com gancho para guardar o estojo do fone. Dessa forma, é possível prendê-lo na mochila ou bolsa, evitando que você perca o dispositivo.

Para quem também está à procura de um celular novo, a nossa dica é investir em um Galaxy, da Samsung. Dessa forma, você consegue aproveitar todos os recursos do seu Galaxy Buds Live. O Galaxy A71 e o Galaxy A31 são boas opções entre os intermediários, mas vale dar uma olhada também nas nossas listas com os melhores modelos da fabricante e os mais baratos da marca.

Produtos similares

Com a queda de preço recente, a relação custo-benefício do Galaxy Buds Live melhora bastante, fazendo a compra valer a pena. Ainda assim, é possível encontrar opções melhores, dependendo do quanto você está disposto a gastar. O Galaxy Buds Pro, lançado em fevereiro deste ano, por exemplo, tem ótima qualidade de som, com cancelamento de ruídos eficiente, mas o design intra-auricular não encaixa muito bem no ouvido, conforme constatamos em nosso review. A Samsung ainda vende o Galaxy Buds e o Galaxy Buds Plus, que são mais antigos, mas já tiveram boa queda de preço.

O AirPods Pro, melhor fone da Apple, é outra opção com bom cancelamento de ruídos (veja mais detalhes no review). O Sony WF-1000XM3 também está entre os true wireless mais potentes para comprar. Obviamente, esses modelos são mais caros, mas vão oferecer melhor qualidade de áudio e uma experiência mais completa.

Agora, se você procura um fone mais básico e não é tão exigente com relação ao áudio ou cancelamento de ruído, é possível encontrar opções bem mais baratas, como o Redmi AirDots 2 e o Philips SHB2505. A JBL, que é referência no segmento de áudio, também oferece bons modelos na mesma faixa de preço do Buds Live, como o JBL Free e o Reflect Flow. Então, vale dar uma olhada.

Se você ainda tiver dúvidas, aproveite para conferir também nossa seleção com os melhores fones para celular. Outra dica é conferir também a lista com os melhores headphone Bluetooth, que tendem a oferecer áudio de maior qualidade.

Conclusão

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo fone de ouvido, sem pontos negativos), a nota final do Zoom para o Galaxy Buds Live é 8. Nessa gradação, encontram-se bons modelos, com mais pontos positivos do que negativos. Dependendo das características que você procura em um fone de ouvido e do quanto está disposto a pagar, o produto vale a pena.

Galaxy Buds Live apresenta bom conjunto e deve agradar à maioria dos usuários (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Live apresenta bom conjunto e deve agradar à maioria dos usuários (Foto: Aline Batista/Zoom)

O Galaxy Buds Live é um bom fone de ouvido para quem busca qualidade de áudio, design confortável e bateria de longa duração. Além disso, o aplicativo para fazer ajustes no áudio é muito bem-vindo. De forma geral, ele traz um bom conjunto, mas sem nenhum grande destaque, e deve agradar à maioria das pessoas. No entanto, se cancelamento de ruído for muito importante para você, é melhor buscar outra opção.

Notícias relacionadas ao Galaxy Buds Live

Quer economizar na compra do Galaxy Buds Live? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!

Aproveite e confira outros reviews de produtos que testamos: