Galaxy Buds Pro: fone tem som de qualidade e cancelamento de ruído

Apesar do áudio excelente, fone decepciona um pouco no design, que não encaixa bem no ouvido

Aline BatistaEditor(a)

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy Buds Pro é um fone de ouvido Bluetooth do tipo true wireless, ou seja, totalmente sem fio. O produto teve lançamento no Brasil em fevereiro de 2021, junto com os celulares Galaxy S21, pelo preço de R$ 1.399. Entre os recursos de destaques do fone da Samsung estão o cancelamento de ruído inteligente e o modo ambiente.

Para te ajudar a decidir se vale a pena comprar o Galaxy Buds Pro, nós testamos o produto por alguns dias e contamos nossas impressões no review a seguir. Para esta análise, levamos em consideração o design, a qualidade de áudio, a duração da bateria, os recursos extras e o custo-benefício do fone de ouvido Bluetooth da Samsung. Se você quiser conhecer mais detalhes da ficha técnica do acessório, vale dar uma olhada neste outro artigo.

Leia também: Como avaliamos fones de ouvido? Entenda em detalhes nossos critérios para reviews

Galaxy Buds Pro vale a pena? Confira o review do fone Samsung (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro vale a pena? Confira o review do fone Samsung (Foto: Aline Batista/Zoom)

Para quem quer conhecer outras opções de fones de ouvido, a dica é conferir as nossas listas com os melhores dispositivos Bluetooth e os melhores para celulares. Não deixe de dar uma olhada também nos modelos mais vendidos aqui no Zoom.

Prós e contras do Galaxy Buds Pro

Fone Samsung não encaixa bem, mas tem ótimo áudio

Prós: O Galaxy Buds Pro tem ótima qualidade de áudio. O fone oferece um som equilibrado e deve agradar à maioria dos usuários. Além disso, o cancelamento de ruído ativo é bem eficiente e consegue abafar os barulhos externos. Outro ponto positivo é a proteção contra água e suor, que dá mais segurança para usar o acessório durante a prática de atividades físicas. O fone ainda permite fazer ajustes por meio de um aplicativo para celular, o que facilita bastante o uso.

Contras: O design intra-auricular foi uma parte negativa da nossa experiência com o Buds Pro. O encaixe não é tão bom e o produto cai do ouvido com facilidade. Além disso, a bateria também deixa a desejar quando o cancelamento de ruído está ligado. Nesse caso, o fone dura cerca de quatro horas apenas. Outra desvantagem é que alguns recursos, como o Som 360º, só são compatíveis com celulares Galaxy, da própria Samsung, o que acaba limitando o uso do dispositivo.

Veja as melhores ofertas para o Galaxy Buds Pro

O que vem na caixa do Galaxy Buds Pro

Pares de ponteiras vêm com fone da Samsung

O Galaxy Buds Pro vem com os acessórios básicos: cabo carregador e ponteiras de tamanhos diferentes. O par de ponteiras médias já vem no fone, mas o produto acompanha outros dois pares para que o usuário coloque o que melhor se encaixa. O Buds Pro vem com:

  • Cabo USB-C;
  • Três pares de ponteiras;
  • Estojo carregador;
  • Manual do usuário
Acessórios que acompanham o Galaxy Buds Pro (Foto: Zoom)
Acessórios que acompanham o Galaxy Buds Pro (Foto: Zoom)

Ficha técnica do Galaxy Buds Pro

Design do Galaxy Buds Pro

Galaxy Buds decepciona em seu encaixe em nossos testes

Já vamos adiantar que esse foi o principal ponto negativo do Galaxy Buds Pro durante a nossa avaliação. O modelo é do tipo intra-auricular, ou seja, aquele que entra no canal auditivo. Para que ele tenha um melhor encaixe, a Samsung manda três pares de ponteiras, com tamanhos diferentes, na caixa. No entanto, elas não são suficientes para se adaptarem a todos os formatos de orelhas. Durante nossos testes, nenhuma ponteira encaixou de forma adequada, e o fone ficou caindo do ouvido.

Nesse caso, a melhor solução foi tirar o acessório e usar o Galaxy Buds Pro sem a ponteira. Ainda assim, o produto não passou a segurança de que estava perfeitamente encaixado. Com frequência, era preciso "empurrá-lo" novamente para o canal auditivo. Aliás, como falaremos mais a frente, os botões de controle são touch e, a cada vez que "empurrávamos" o fone para melhorar o encaixe, ele acabava pausando ou avançando a música. Essa situação só foi corrigida quando ativamos o recurso "Bloquear toques", que desliga os controles por toque. Além disso, por conta desse encaixe ruim, correr ou fazer atividades físicas com o fone foi praticamente impossível.

Galaxy Buds Pro tem controle por toques (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro tem controle por toques (Foto: Aline Batista/Zoom)

Tirando o fato de que ficava caindo do ouvido, o Buds Pro é confortável e pode ser usado por várias horas tranquilamente, sem incomodar. Outro ponto positivo é que ele não chama muita atenção quando está na orelha e passa despercebido em pessoas com o cabelo comprido.

Ainda em relação ao design, é importante citar que a versão Pro do Galaxy Buds vem com um estojo carregador, que também ajuda a proteger os acessórios para que eles não fiquem soltos na bolsa, por exemplo. A case é pequena, fácil de transportar e tem conectores magnéticos, que encaixam nos fones facilmente. Na caixa, vem ainda um cabo USB-C para carregar a bateria do estojo.

Galaxy Buds Pro vem com ponteiras em três tamanhos (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro vem com ponteiras em três tamanhos (Foto: Aline Batista/Zoom)

Outra vantagem é a certificação IPX7, que torna o Galaxy Buds Pro resistente à água. Dessa forma, ele é ideal para quem gosta de ouvir música enquanto pratica atividades físicas. Além disso, o produto tem controles de toque integrados. Ou seja, é possível executar ações, como pausar ou trocar de música apenas ao encostar no fone, dispensando o uso do celular. O Buds Pro está disponível nas cores violeta, prata e preta, que foi testada pelo Zoom. O acabamento polido brilhoso na parte externa dá um aspecto bonito e elegante ao acessório.

Apesar de a nossa experiência com o formato da versão Pro do Galaxy Buds não ter sido positiva, vale ressaltar que essa questão relacionada ao design costuma ser bem pessoal. Quem tem o hábito de usar fones intra-auriculares e gosta desses modelos, pode se dar bem com o fone Bluetooth da Samsung.

Estojo do Galaxy Buds Pro fechado (Foto: Aline Batista/Zoom)
Estojo do Galaxy Buds Pro fechado (Foto: Aline Batista/Zoom)

Áudio do Galaxy Buds Pro

Fone da Samsung apresenta ótima qualidade nesse quesito

No quesito qualidade de áudio, o Galaxy Buds Pro é excelente. O produto conta com alto-falantes duplos e drivers maiores, para reproduzir sons de forma equilibrada. Cada fone tem um woofer de 11 mm, para os sons mais graves, e um tweeter de 6,5 mm, para agudos suaves e maior nitidez. Além disso, os alto-falantes são projetados pela AKG, marca que é referência no segmento de áudio.

Na prática, o Buds Pro entrega sons equilibrados, com agudos, médios e graves bem definidos. Além disso, o áudio é nítido e não apresenta distorções, nem mesmo no volume máximo. Como veremos mais abaixo, o fone ainda permite que o usuário faça ajustes por meio do aplicativo Galaxy Wearable.

Assim, você consegue deixar o áudio de acordo com seu gosto ou com a música que está sendo reproduzida. Nesse sentido, a Samsung oferece diversas possibilidades de configurações e o produto deve agradar até mesmo os usuários mais exigentes. Outro ponto positivo é que a versão Pro do Galaxy Buds tem volume alto e funciona bem inclusive em lugares mais barulhentos.

Galaxy Buds Pro conta com três microfones (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro conta com três microfones (Foto: Aline Batista/Zoom)

Durante as chamadas, a qualidade também é satisfatória, e o fone permite entender com clareza a pessoa do outro lado. Por falar em ligações, o Galaxy Buds Pro conta com três microfones, sendo um interno e dois externos, que se saem muito bem durante as chamadas. Os microfones ainda contam com tecnologia corta vento, que é útil para quem gosta de correr com os fones.

Bateria e conectividade do Galaxy Buds Pro

Fone Samsung é do tipo TWS e não possui fios

O Galaxy Buds Pro é um fone do tipo true wireless, totalmente sem fio. Por conta disso, é fundamental que produto tenha bateria capaz de aguentar algumas boas horas de reprodução. Nesse sentido, cada fone tem 61 mAh de capacidade de bateria, enquanto o estojo conta com 472 mAh.

A Samsung promete até 5 horas de reprodução contínua e mais 13 horas extras na case carregadora, somando um total de 18 horas. Se o cancelamento de ruído ativo estiver desligado, a versão Pro do Galaxy Buds pode reproduzir músicas por até 8 horas, chegando a 28 horas, se consideramos a carga oferecida pelo estojo.

Case carregadora do Galaxy Buds Pro oferece algumas horas a mais de bateria (Foto: Aline Batista/Zoom)
Case carregadora do Galaxy Buds Pro oferece algumas horas a mais de bateria (Foto: Aline Batista/Zoom)

Durante nossos testes, no entanto, a versão Pro do Galaxy Buds não atingiu esse tempo. Com o cancelamento de ruído ativado, ele ficou em uso contínuo por cerca de 4 horas e 20 minutos. Já com o recurso desligado, o fone durou pouco mais de 7 horas de reprodução. Embora esse tempo não seja suficiente para um dia de trabalho, por exemplo, está de acordo com outros dispositivos rivais. A nível de comparação, o AirPods Pro oferece 4,5 horas com cancelamento de ruído.

A case, por outro lado, aguentou o tempo prometido pela fabricante. Além disso, o acessório conta com carregamento rápido, e apenas cinco minutos no estojo carregador garantem uma hora de reprodução de músicas, o que é uma boa vantagem.

Já em relação à conectividade, o Galaxy Buds Pro vem com Bluetooth 5.0, que garante uma conexão estável, sem que o áudio fique pulando. O alcance do fone também é bom e permitiu se afastar do celular por alguns metros sem comprometer a reprodução. Outro ponto positivo é o pareamento rápido: basta tirar o fone da case e colocar no ouvido que ele se conecte com o celular. Além disso, o dispositivo reconhece quando você tira da orelha e pausa a música automaticamente.

Galaxy Buds Pro se destaca pelo cancelamento de ruídos (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro se destaca pelo cancelamento de ruídos (Foto: Aline Batista/Zoom)

Recursos extras do Galaxy Buds Pro

Galaxy Buds possui recurso Modo Ambiente

A Samsung também caprichou nos recursos do Galaxy Buds Pro. Para aproveitar todas as funções do fone Bluetooth, você deve baixar o app Galaxy Wearable em seu celular. Por meio do aplicativo, é possível configurar o cancelamento de ruído ativo (ANC), que é o grande destaque do produto. O acessório utiliza seus microfones para reduzir os barulhos ao redor do usuário e faz isso muito bem, sendo capaz de abafar o barulho do ventilador, por exemplo.

Outro recurso interessante do Buds Pro é o Modo Ambiente, que é basicamente o oposto do cancelamento de ruído. Com a função ativada, você consegue ouvir barulhos externos ou conversar com uma pessoa sem precisar tirar o fone do ouvido. Essa função permite prestar atenção no que acontece ao se redor e é muito útil para quando você está andando na rua.

Galaxy Buds Pro utiliza inteligência artificial (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro utiliza inteligência artificial (Foto: Aline Batista/Zoom)

Além disso, o fone utiliza inteligência artificial para identificar quando alguém está falando e diminuir o volume da música automaticamente. Nem sempre o recurso funciona perfeitamente, mas ainda assim é muito bem-vindo.

Todos esses ajustes podem ser feitos de forma fácil pelo aplicativo. Por meio do app, você também consegue alterar os controles de toque, ver o nível de bateria, atualizar o software dos fones e configurar a equalização. Outro recurso interessante é o "Buscar meus fones de ouvido". Ele faz o dispositivo emitir um som para ajudar a encontrá-lo, caso esteja perdido.

Para quem tem um celular da Samsung, o aparelho completa ainda mais o ecossistema Galaxy, funcionando de forma integrada. É possível, por exemplo, utilizar a assistente de voz Bixby e ter acesso a funções exclusivas, como Auto Switch, que reconhece e faz a troca de dispositivos automaticamente, ou Buds Together, para conectar dois Galaxy Buds ao mesmo celular.

Além disso, nos celulares Galaxy com One UI 3.1 ou posterior, a Samsung também promete uma experiência de áudio imersiva em 360. O sensor inteligente de rastreamento de movimento do Galaxy Buds Pro direciona o som conforme você move sua cabeça, para dar uma maior sensação de realismo. Como não tínhamos um celular da marca, não conseguimos testar esses recursos.

Galaxy Buds Pro permite fazer ajustes pelo app (Foto: Aline Batista/Zoom)
Galaxy Buds Pro permite fazer ajustes pelo app (Foto: Aline Batista/Zoom)

Preço e custo-benefício

O Galaxy Buds Pro chegou ao Brasil por R$ 1.399 e ainda custa esse preço na loja oficial da Samsung. No entanto, aqui no Zoom, já é possível encontrar o fone de ouvido mais barato, por menos de R$ 1.100. O valor é alto, mas está compatível com os melhores fones TWS do mercado e ainda é mais barato do que o AirPods Pro. Por isso, vale levar em consideração algumas questões antes da compra.

A qualidade de som do Galaxy Buds Pro é inegável. Por isso, se você busca por um dispositivo que tenha bom áudio e variedade de recursos, ele é uma ótima opção. No entanto, vale ficar atento à questão do design para ter certeza de que o fone intra-auricular vai encaixar bem na sua orelha.

Além disso, para aproveitar o fone e suas funções de forma completa, o ideal é que você tenha um celular Galaxy. Por mais que seja um ótimo fone, não vale a pena comprar um produto caro que você não vai poder usufruir em sua totalidade, porque seu smartphone não é compatível. Então, se você não tem um Galaxy, a gente não recomenda a compra.

Acessórios disponíveis

Para melhorar ainda mais o uso do Galaxy Buds Pro, você pode investir em uma capa protetora, que usa um gancho para prender na mochila, por exemplo, e evita que você perca seu fone de ouvido. Outra dica legal é comprar um carregador por indução para aproveitar o recurso de carregamento sem fio. Entenda melhor como funciona esse tipo de produto.

Se você pretende trocar de celular em breve, vale apostar em um Galaxy para que ele funcione de forma mais integrada com seu Buds Pro. Por isso, dê uma olhadinha nas nossas listas com os melhores modelos da Samsung em 2021 e com os mais baratos da marca. O novo Galaxy S21, o Galaxy A71 e o Galaxy A51 são boas opções da fabricante sul-coreana. Temos também uma listagem sobre a linha Galaxy A.

Produtos similares

Se você quiser conhecer outras opções de fones true wireless, vale conferir a nossa seleção com os melhores para comprar atualmente. Outra dica é dar uma olhada nas listas de melhores modelos intra-auriculares e os produtos de destaque da JBL, marca que é referência no segmento. Não deixe de conferir também os melhores fones Bluetooth e headphones Bluetooth. O AirPods Pro, que nós também testamos, é uma ótima opção, assim como o Sony WF-1000XM3 e o JBL Live 300.

Abaixo, selecionamos algumas ofertas de outros fones de ouvido da Samsung no Zoom:

Conclusão

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo fone de ouvido, sem pontos negativos), a nota final do Zoom para o Galaxy Buds Pro é 8. Nessa gradação, encontram-se modelos muito bons, com mais pontos positivos do que negativos. Dependendo das características que você procura em um fone de ouvido e do quanto está disposto a pagar, o produto pode valer a pena.

O Buds Pro traz recursos interessantes, como o cancelamento de ruído e o modo ambiente, além de oferecer áudio de qualidade. O design, porém, não tem um encaixe tão bom e o fone cai com facilidade do ouvido. Além disso, a experiência não é tão completa se você não tiver um smartphone da Samsung. Então, vale colocar na balança e avaliar se a compra faz sentido para você.

Notícias relacionadas ao Galaxy Buds Pro

Quer economizar na compra de um fone novo? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!

Aproveite para conferir reviews de outros produtos que testamos: