AirPods Pro: design confortável e cancelamento de ruído são destaques

Fone sem fio da Apple apresenta conjunto de qualidade, mas peca no custo-benefício

Aline BatistaRedatora

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

O AirPods Pro é a versão premium do fone de ouvido sem fio da Apple. O modelo foi lançado no Brasil em dezembro de 2019 pelo preço de R$ 2.249, mas já pode ser encontrado mais barato em ofertas aqui no Zoom. No geral, o acessório tem um bom conjunto, com design confortável, som de alta qualidade e ótimo cancelamento de ruído, mas deixa a desejar na relação custo-benefício.

Para te ajudar a decidir se vale a pena comprar o AirPods Pro, testamos o fone por alguns dias e contamos nossas impressões no review a seguir. Nesta avaliação, levamos em consideração os seguintes critérios: design, qualidade de áudio, duração da bateria, recursos extras e custo-benefício. Para saber mais detalhes sobre o produto, confira nossa análise de ficha técnica.

Leia também: Como avaliamos fones de ouvido? Entenda em detalhes nossos critérios para reviews

AirPods Pro é o fone de ouvido Bluetooth da Apple (Foto: Zoom)
AirPods Pro é o fone de ouvido Bluetooth da Apple (Foto: Zoom)

Se você quiser conhecer outras opções de fones de ouvido além do AirPods Pro, vale dar uma olhada na nossa lista com os melhores modelos Bluetooth e os dispositivos que são ideais para usar com o celular. Outra dica é conhecer os melhores do tipo true wireless. Além disso, não deixe de conferir também os fones mais vendidos no Zoom.

AirPods Pro: prós e contras

Fone da Apple tem áudio de qualidade, mas ainda é caro

Prós: O design do AirPods Pro é um dos pontos fortes do fone da Apple. O modelo é intra-auricular e fica muito bem encaixado no ouvido, além de contar com certificação IPX4, que o torna resistente a água e suor. O acessório também se destaca pelo áudio. O produto tem ótima qualidade de som e ainda conta com recurso de cancelamento de ruído ativo bastante eficiente.

Contras: O tempo total de duração da bateria do AirPods Pro é bem curto. O fone dura apenas quatro horas e meia com o recurso de cancelamento de ruído ligado. Outro ponto negativo está no custo-benefício, visto que o preço do produto ainda é bem elevado. Além disso, os donos de celulares Android podem ter problemas para aproveitar todos os recursos do aparelho, pois a compatibilidade é melhor com dispositivos da própria Apple.

Veja as melhores ofertas para o AirPods Pro aqui no Zoom:

Review em vídeo do AirPods Pro

Veja mais detalhes do fone da Apple

Aproveite para assistir ao review em vídeo do AirPods Pro e conferir outros detalhes do fone sem fio da Apple.

O que vem na caixa do AirPods Pro

Conheça os acessórios do fone da Apple

O fone da Apple acompanha três pares de ponteiras de silicone, em tamanhos diferentes, e o cabo carregador. A ponteira média já vem encaixada no fone, mas as outras opções vêm na caixa. A caixa do AirPods Pro vem com:

  • Estojo carregador
  • Três pares de ponteiras de silicone
  • Cabo de Lightning para USB-C
  • Manual do usuário
Acessórios que acompanham o AirPods Pro (Foto: Zoom)
Acessórios que acompanham o AirPods Pro (Foto: Zoom)

Ficha técnica do AirPods Pro

Driver de alta amplitude é destaque no fone da Apple

AirPods Pro: design

Formato intra-auricular do fone da Apple encaixa bem no ouvido

No quesito design, a principal mudança do AirPods Pro em relação à versão tradicional é que o modelo tem formato intra-auricular. Ou seja, é aquele fone que entra no canal auditivo e não fica apenas na parte externa do ouvido. Por conta disso, ele se torna mais seguro de usar e não cai do ouvido com facilidade, até mesmo durante uma corrida. Outro ponto positivo é que o acessório é bastante confortável e não causa incômodo, mesmo se for usado por longos períodos.

Os AirPods Pro já vêm com ponteiras de silicone de tamanho médio, mas a fabricante também manda na caixa um par de ponteiras pequenas e outro grande. Aliás, para você ter certeza de que escolheu a melhor ponteira, é possível fazer um teste de software por meio dos Ajustes do iOS. O fone está disponível apenas na cor branca, já tradicional da Apple. Outro ponto positivo é a certificação IPX4, que torna o acessório resistente a suor e chuva, por exemplo.

AirPods Pro é intra-auricular e tem sensor de força (Foto: Zoom)
AirPods Pro é intra-auricular e tem sensor de força (Foto: Zoom)

As "perninhas" do AirPods Pro são menores do que as do AirPods, deixando o fone um pouco mais discreto. Ainda assim, ele chama mais atenção do que alguns modelos concorrentes, como o Galaxy Buds Pro e o JBL Live Free NC, por exemplo. De qualquer forma, essa questão do design costuma ser mais pessoal: há quem prefira um fone menor e há usuários que não se incomodam com isso.

Outra novidade no visual do AirPods Pro é o sensor de força, na lateral da "perninha" do fone, que é mais achatada (vale ressaltar que a versão anterior vinha com um sensor de toque). Inicialmente, pode ser um pouco difícil localizar os botões, mas o uso do sensor é bastante intuitivo: se você apertar uma vez, ele pausa ou reproduz a música; se apertar duas, avança para a próxima faixa; e se apertar três vezes, ele volta para a anterior. Ao pressionar o sensor por um período maior, o fone alterna entre os modos de cancelamento de ruído e ambiente, sobre os quais falaremos mais à frente.

AirPods Pro tem visual discreto e é fácil de transportar (Foto: Zoom)
AirPods Pro tem visual discreto e é fácil de transportar (Foto: Zoom)

Em relação ao estojo carregador do AirPods Pro, ele continua compacto, com medidas de 4,52 x 6,06 x 2,17 mm e 45,6 g. A case manteve o mecanismo de dobradiça e conta com uma porta Lightning na parte inferior, botão para parear na traseira e LED indicativo na parte frontal.

Leia também: O que é a tecnologia true wireless stereo?

AirPods Pro: áudio

Qualidade de som é ponto forte do fone da Apple

O som do AirPods Pro deve agradar à maioria dos usuários, com agudos, médios e graves equilibrados. O áudio é nítido, permitindo entender com clareza o que está sendo reproduzido, seja música, filme ou mesmo uma ligação. Mesmo no volume máximo, o fone não causa distorções. Além disso, o fato de ser intra-auricular ajuda a melhorar a qualidade do som e dar maior sensação de imersão.

AirPods Pro vem com drivers exclusivos da Apple (Foto: Aline Batista/Zoom)
AirPods Pro vem com drivers exclusivos da Apple (Foto: Aline Batista/Zoom)

Como é de costume, a Apple não revela muitos detalhes da ficha técnica de seus fones, como o tamanho dos drivers ou a resposta de frequência. De acordo com a empresa, o AirPods Pro vem com driver personalizado e exclusivo da Apple que oferece alta amplitude, atingindo graves com frequência de 20 Hz. Além disso, o dispositivo conta com Equalização Adaptativa, que ajusta automaticamente as frequências baixas e médias das músicas ao formato de cada ouvido.

Os AirPods Pro ainda vêm com sistema de microfones duplos com filtragem especial. Um microfone fica voltado para fora e outro para dentro e, assim, eles ajudam a melhorar os recursos de cancelamento de ruídos e modo ambiente. A experiência durante as ligações também foi boa, seja com para ouvir a pessoa do outro lado, ou para falar com o microfone.

AirPods Pro acompanha ponteiras com tamanhos diferentes (Foto: Aline Batista/Zoom)
AirPods Pro acompanha ponteiras com tamanhos diferentes (Foto: Aline Batista/Zoom)

AirPods Pro: bateria e conectividade

Fone da Apple deixa a desejar na duração da bateria

A Apple não revela a capacidade de bateria do AirPods Pro, mas promete até quatro horas e meia de reprodução com o cancelamento de ruído ativado, cinco horas com o cancelamento de ruído desativado e três horas e meia de conversação.

O estojo do AirPods Pro garante mais 24 horas de reprodução de músicas. Uma característica interessante é o carregamento rápido, que oferece uma hora de áudio com apenas cinco minutos dentro da case carregadora. Além do cabo Lightning, o estojo é compatível com carregamento sem fio. Ou seja, você pode utilizar alguma base wireless ou até mesmo o seu smartphone para carregar o fone.

Estojo do AirPods Pro promete mais 24 horas de música (Foto: Aline Batista/Zoom)
Estojo do AirPods Pro promete mais 24 horas de música (Foto: Aline Batista/Zoom)

Durante os nossos testes, com cancelamento de ruído ligado, a autonomia do AirPods Pro foi bem próxima do tempo prometido pela fabricante. No entanto, curiosamente, o lado direito acabou primeiro, com cerca de quatro horas e dez minutos de uso. O lado esquerdo, por sua vez, resistiu 25 minutos a mais. De qualquer forma, o tempo de duração total é bem curto. Seria interessante que a Apple investisse em um dispositivo que aguentasse, pelo menos, entre seis e sete horas de reprodução.

Em relação à conectividade, o AirPods Pro vem com Bluetooth 5.0, que oferece uma conexão mais estável. De fato, não sentimos problemas nesse sentido. Ao se distanciar do celular, o áudio continuou sendo reproduzido, sem ficar instável ou "pulando".

AirPods Pro: recursos extras

Cancelamento de ruído do fone Apple é bastante eficiente

O principal recurso extra do AirPods Pro é Cancelamento Ativo de Ruído, que bloqueia os barulhos ao redor e permite se concentrar apenas no que está sendo reproduzido. Para isso, o fone utiliza os dois microfones, que ajudam a silenciar os ruídos externos. Durante os nossos testes, o recurso impressionou e funcionou muito bem. O fone consegue abafar barulhos como do ar-condicionado, do trânsito e de vozes no ambiente, por exemplo.

AirPods Pro vem com estojo carregador (Foto: Aline Batista/Zoom)
AirPods Pro vem com estojo carregador (Foto: Aline Batista/Zoom)

Outra função de destaque é o Modo Ambiente, que trabalha de forma oposta ao cancelamento de ruído. Nesse caso, o fone utiliza os microfones para capturar sons externos. Assim, você consegue conversar com outra pessoa sem precisar tirar o AirPods Pro do ouvido, por exemplo. Outra situação em que pode ser interessante usar o recurso é quando você está andando na rua. Dessa, forma dá para prestar mais atenção no que está acontecendo ao redor.

Um ponto que vale ressaltar é a integração com dispositivos da própria Apple. Além da conexão mais rápida, ao usar o AirPods Pro com o iPhone, por exemplo, você consegue acessar os ajustes do iOS e fazer alterações nas configurações do produto. É possível alterar os controles do sensor de força, verificar o nível de bateria restante, compartilhar a música com alguém que também tenha AirPods e usar a assistente de voz Siri, entre outras funções.

No nosso caso, os testes do AirPods Pro foram feitos com dispositivos Android e não foi possível aproveitar esses recursos da melhor forma. Na Google Play Store, até existem alguns aplicativos de terceiros que prometem adicionar essas funções, mas a maioria é pago.

Detalhe do design do AirPods Pro (Foto: Aline Batista/Zoom)
Detalhe do design do AirPods Pro (Foto: Aline Batista/Zoom)

AirPods Pro: preço e custo-benefício

Fone da Apple ainda é caro

O AirPods Pro chegou ao Brasil em dezembro de 2019 pelo preço de R$ 2.249, mas curiosamente agora está custando R$ 2.999 na loja oficial da Apple. Por outro lado, já é possível encontrar o fone bem mais barato, na faixa de R$ 1.700, em ofertas aqui no Zoom (valor coletado em 07/04/21).

Como explicamos ao longo desse review, o fone tem ótima qualidade de áudio e o cancelamento de ruídos é excelente, mas a pergunta que não quer calar é: vale a pena comprar os AirPods Pro? Primeiro, se você não tem um iPhone, a gente já adianta que não vale investir um valor tão alto em um dispositivo que você não vai conseguir aproveitar em sua totalidade.

Agora, se você tem um iPhone e gosta dos produtos da Apple, o AirPods Pro vale a pena. O fone tem alta qualidade e recursos interessantes, além de ter boa integração com os dispositivos da marca, mas, evidententemente, o custo-benefício não é seu ponto forte. Por isso, o fator mais decisivo para a compra deve ser o quanto você está disposto a pagar em um fone de ouvido.

Estojo do AirPods Pro é compatível com carregamento sem fio (Foto: Aline Batista/Zoom)
Estojo do AirPods Pro é compatível com carregamento sem fio (Foto: Aline Batista/Zoom)

Por outro lado, se você já tem o AirPods ou o AirPods 2, vale refletir, especialmente, sobre os recursos de cancelamento de ruído e modo ambiente, visto que são os principais destaques do modelo premium. Se essas funções realmente forem importantes para você, vale fazer a troca. Se não forem tão essenciais, dá para esperar mais um pouco. Rumores indicam que a Apple deve lançar os AirPods Pro 2 ainda no primeiro semestre de 2021, o que pode fazer com que essa versão diminua de preço.

AirPods Pro: acessórios disponíveis

Carregador por indução e capa são úteis para fone da Apple

Como o AirPods Pro tem carregamento sem fio, um acessório interessante para usar com o fone é um carregador por indução. Aqui no Zoom é possível encontrar diversos modelos em diferentes faixas de preço. Outra dica é comprar uma capinha de silicone para personalizar e proteger o estojo carregador. Essas cases também costumam vir com gancho para pendurar na mochila ou no bolso, por exemplo, evitando que você perca o fone.

Além disso, se você está em busca de um celular novo, pode aproveitar para comprar um aparelho da Apple e aproveitar melhor as funções do seu fone. O iPhone SE 2 é uma opção interessante para quem não quer gastar muito. Já os iPhone 12 e iPhone 12 Pro são opções para quem quer o máximo de desempenho e tecnologia.

Produtos similares ao AirPods Pro

Existem opções mais baratas que o fone da Apple

A Apple, tradicionalmente, não é uma marca barata, então as pessoas que curtem os produtos da companhia já esperam um preço mais alto neles. No entanto, se você quer economizar na compra de um fone de ouvido sem fio, vale dar uma olhada em outros modelos. Samsung, Xiaomi e JBL, por exemplo, têm ótimos acessórios com preços bem mais acessíveis.

Se você não exige o máximo de qualidade de som e procura um produto mais simples, o Redmi AirDots 2 é uma boa opção e se destacou no nosso review pelo custo-benefício. Já o Galaxy Buds Live é um modelo interessante para quem não costuma se dar bem com fones intra-auriculares. Entre os fones sem fio intermediários, o JBL TUNE 220 e o JBL Free são bons dispositivos.

No entanto, se você procura som de alta qualidade e variedade de recursos, o Galaxy Buds Pro é uma boa alternativa. O fone da Samsung se destacou nos nossos testes pelo recurso de cancelamento de ruído e áudio excelente. Outro modelo que também chama atenção é o Sony WF-1000XM3.

Por fim, vale conferir também nossa lista de melhores fones com microfone e a seleção com os modelos sem fio que se destacam em 2021. Para quem prefere um headphone, a dica é dar uma olhada nessa lista com os melhores.

Confira o comparativo entre o AirPods Pro e o Galaxy Buds Pro e descubra qual o melhor fone sem fio:

AirPods Pro: conclusão

Fone da Apple é nota 9

Em uma escala de 5 a 10 (onde 5 representa aparelhos medíocres, em que não vale a pena investir, e 10 significa um ótimo fone de ouvido, sem pontos negativos), a nota final do Zoom para o AirPods Pro é 9. Nessa gradação, encontram-se os melhores modelos, com bom desempenho e poucos problemas. Dependendo das características que você procura em um fone de ouvido e do quanto está disposto a pagar, o produto pode valer a pena.

O preço alto é o principal fator para avaliar na hora de comprar o AirPods Pro. O produto tem ótima qualidade de áudio e variedades de recurso, mas você deve pensar no quanto está disposto a pagar por um fone de ouvido. Além disso, mais uma vez ressaltamos que, para aproveitar melhor todo o potencial do aparelho, o ideal é que você tenha um iPhone.

Confira nosso vídeo com os melhores fones de ouvido Bluetooth 2021:

Notícias relacionadas ao AirPods Pro

Quer economizar na compra do AirPods Pro? Crie um alerta de preço que o Zoom te avisa quando ele estiver mais barato!

Aproveite e confira outros reviews de fones que testamos: