Fonte de alimentação do PC: o que é e para que serve?

A fonte de alimentação existe em todos os PCs. Mas você sabe o que ela é e para que serve? Dê um Zoom e descubra mais detalhes!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem tem um PC ou está a procura de algum modelo para comprar, com certeza já ouviu da fonte de alimentação. Mas você sabe o que é esse componente e qual sua função? Com uma tarefa essencial em todas as máquinas, é necessário que se tenha atenção na fonte do PC.

Não se estresse! Neste artigo, iremos te explicar o que é fonte de alimentação e qual sua função, além de ajudar com informações para você escolher a melhor fonte de alimentação para comprar. Dê um Zoom!

Quer montar um PC? Estes artigos também podem te ajudar!

O que é fonte de alimentação?

Descubra o que é uma fonte de alimentação PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Descubra o que é uma fonte de alimentação PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Todo componente eletrônico precisa de uma certa quantidade de energia para poder funcionar. E isso inclui as peças do computador.

A fonte de alimentação é um componente fundamental para a máquina. É nela que irá ocorrer o processo de transformação de energia para que todo o sistema funcione sem problemas.

Com diversos modelos no mercado, é importante que o consumidor fique atento a suas necessidades e escolha o modelo correto para seu uso.

Dê uma olhada nestas matérias com outros produtos de informática!

Qual a função da fonte de alimentação?

Veja qual a função da fonte de alimentação do PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Veja qual a função da fonte de alimentação do PC (Foto: Reprodução/Shutterstock)

As fontes de alimentação possuem função principal de transformar a corrente elétrica da rede, que chega em uma voltagem alta, para uma voltagem menor, que é a indicada para o hardware do computador.

Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V. A maioria dos componentes, quando falamos de PC, trabalham na voltagem de 12V. E a fonte faz essa transformação, tornando a energia compatível com o funcionamento do computador.

Além disso, a fonte também garante a estabilidade da voltagem. A rede elétrica pode sofrer variações, o que pode ser prejudicial se ligada diretamente aos componentes. A fonte mantém a voltagem correta.

Outra função das fontes de alimentação é isolar o circuito interno do PC da rede de energia elétrica.

Em caso de apagões ou instabilidades na corrente elétrica, qualquer dano é suportado pela fonte, o que protege os componentes do PC, como placas de vídeo, memórias RAM, processadores e placa-mãe, que são mais sensíveis e caros, se compararmos a uma fonte.

Como avaliar a fonte de alimentação para comprar?

Entenda como avaliar a fonte de alimentação antes de comprar (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como avaliar a fonte de alimentação antes de comprar (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Por ter um papel fundamental, é preciso que se escolha corretamente a fonte de alimentação. Observar a capacidade de alimentação da fonte é essencial para que o PC não sofra com falta de energia e tenha um rendimento abaixo do esperado.

Ter uma noção do quanto os componentes do PC exigem para funcionar é o primeiro passo para se atentar na hora da escolha de uma nova fonte.

Para aprofundar no tema, temos dois artigos que vão te ajudar. No primeiro, te ajudamos a escolher qual fonte de alimentação comprar para PC.

No segundo artigo, selecionamos os 7 melhores modelos de fonte de PC para comprar em 2021.