Airfryer Oven Philco com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" carimbado na imagem.

Air Fryer Oven Philco: fritadeira sem óleo é eficiente e fácil de manusear

Nós testamos a Air Fryer Oven Philco: confira as nossas impressões no review

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

A Air Fryer Oven Philco chama a atenção logo de cara por uma característica que a diferencia de outros modelos de fritadeira sem óleo: ela une a funcionalidade de uma airfryer com a função de forno elétrico, garantindo resultados ainda mais eficientes no preparo de uma grande variedade de pratos. Além disso, ela também sai na frente no que se trata de capacidade: são 11 litros e três assadeiras de profundidades diferentes para você aproveitar.

Por causa dessas características, ela faz muito sucesso em buscas por aqui, mas também tem a faixa de preço um pouco mais alta do que outros modelos simples de airfryer. Para descobrir se a compra vale ou não a pena, nós compramos uma Air Fry Oven Philco e eu testei na cozinha da minha casa. Aqui embaixo, conto tudo o que achei dela no processo. Vem conferir!

Prós e Contras da Air Fryer Oven Philco

Prós: a Air Fryer Philco Oven tem 11 litros de capacidade, três assadeiras que possibilitam o preparo de diferentes alimentos ao mesmo tempo, é fácil de manusear e limpar, tem luz interna e tamanho compacto.

Contras: a circulação de ar é unidirecional, o que pode privilegiar o cozimento dos alimentos na primeira assadeira. Além disso, o manuseio das assadeiras durante o preparo não é simples como acontece com airfryers mais simples, já que elas esquentam como acontece com as prateleiras de fornos convencionais. A potência também é um ponto de atenção: para um modelo de airfryer forno, que é teoricamente mais eficiente do que os simples, ela poderia ser mais potente.

Veja as melhores ofertas da Air Fryer Oven Philco aqui:

O que vem na caixa da Air Fryer Oven Philco:

A Air Fryer Oven Philco vai com três assadeiras e uma bandeja de resíduos (Foto: Zoom)
A Air Fryer Oven Philco vai com três assadeiras e uma bandeja de resíduos (Foto: Zoom)
  • 1 fritadeira + forno elétrico;
  • 1 assadeira funda;
  • 2 assadeiras rasas;
  • 1 bandeja coletora de resíduos.

Ficha Técnica da Air Fryer Oven Philco:

  • Capacidade: 11 litros
  • Temperaturas: de 80ºC a 200ºC
  • Timer: até 60 minutos
  • Potência: 1700W
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Recursos: Timer sonoro com desligamento automático, bandeja coletora de resíduos, luz interna
  • Dimensões: 38 x 32,4 x 35cm (AxLxP)
  • Peso: 6,14kg

Acabamento da Air Fry Oven Philco

No que se trata do acabamento e do design, uma das principais vantagens da Airfryer Oven da Philco é o tamanho: mesmo com a capacidade maior e a função dupla, ela tem dimensões bem parecidas com outros modelos de fritadeira sem óleo. Isso quer dizer que não ocupa tanto espaço na cozinha e é fácil de guardar e usar em diferentes pontos do cômodo. Ela tem corpo em acrílico, dois botões seletores giratórios no topo (um para o tempo e outro para a temperatura), luzes indicadoras de funcionamento e aquecimento e porta dupla removível para facilitar a limpeza.

Essa airfryer Philco tem o design compacto e elegante (Foto: Zoom)
Essa airfryer Philco tem o design compacto e elegante (Foto: Zoom)

Por dentro, o acabamento da airfryer é antiaderente e também é bem simples de limpar. As três assadeiras que vão com o eletro são vazadas para facilitar a circulação de ar entre elas e a bandeja coletora de resíduos também tem um acabamento antiaderente.

Usabilidade da Air Fry Philco Oven

Os botões da Air Fryer Philco Oven são bem sinalizados e fáceis de usar (Foto: Zoom)
Os botões da Air Fryer Philco Oven são bem sinalizados e fáceis de usar (Foto: Zoom)

Na prática, a airfryer Philco Oven é bem simples de usar. Assim como acontece com outros tipos de aparelho desse segmento, ela é acionada quando você programa o timer, logo depois de escolher a temperatura de cozimento. Quando o tempo acaba, ele faz um som para avisar que está pronto. Se você quiser desligar manualmente, é só colocar o timer no 0 novamente. A vantagem do aparelho, nesse momento, é a porta de vidro: você consegue acompanhar o processo de preparo dos alimentos com mais facilidade dessa maneira.

Para testar o funcionamento do aparelho com as três assadeiras em uso, eu preparei, ao mesmo tempo, coxas de frango e batatas fritas (daquelas congeladas). O primeiro ponto de atenção tem a ver com o tempo: pertinho dos botões, na parte superior do aparelho, ele tem o tempo e a temperatura indicadas para diferentes tipos de alimento e tanto para o frango quanto para a batata, eu usei um pouco mais do que o recomendado para conseguir o ponto desejado - mesmo sabendo desde o início que as batatas seriam retiradas antes do tempo acabar.

O resultado dos alimentos preparados na Air Fryer Oven Philco é satisfatório, mas com mais tempo do que o previsto pela marca (Foto: Ariel Cristina Borges)
O resultado dos alimentos preparados na Air Fryer Oven Philco é satisfatório, mas com mais tempo do que o previsto pela marca (Foto: Ariel Cristina Borges)

Outro detalhe tem a ver com a disposição das assadeiras e a circulação de ar da Air Fryer Oven Philco: eu usei a mais funda com os pedaços de frango e, a princípio, coloquei no meio, entre as duas menores com batatas. O manual recomenda a troca de lugar durante o preparo com as três assadeiras e, como a mais funda não pode ser colocada por último para não ficar em contato direto com a bandeja coletora, ela foi colocada em primeiro lugar.

O problema, nesse momento, foi o seguinte: como a saída de ar do aparelho é apenas superior, quando a assadeira mais cheia ocupou o primeiro lugar, ela bloqueou a passagem para as outras duas. Ou seja: o ideal, nesse caso, seria preparar os alimentos separadamente, para garantir que eles vão ficar espaçados nas assadeiras. Ainda assim, uma das características mais marcantes dos diferentes modelos de airfyer do mercado é a circulação de ar plena, em diferentes direções. Por isso, também foi necessário virar os cortes de frango para que eles ficassem dourados igualmente. Nesse quesito, o produto chega mais perto de um forno elétrico convencional quando tem a proposta de ser 2 em 1 e deixa um pouquinho a desejar.

Limpeza da Air Fryer Oven Philco

A bandeja coletora de resíduos ficou assim depois do preparo do frango (Foto: Ariel Cristina Borges)
A bandeja coletora de resíduos ficou assim depois do preparo do frango (Foto: Ariel Cristina Borges)

Depois do uso, vem a parte da limpeza - que é uma questão para muita gente em aparelhos com muitas peças, como essa Air Fry Philco 11L. Ainda assim, aqui ela ganha pontos: a bandeja coletora sozinha já facilita muito a manutenção nesse momento. O frango assado é um dos pratos que mais faz sujeira durante o preparo e poder retirar a bandejinha e lavar com esponja e sabão no final facilitou muito o processo. Como essa peça é antiaderente, na hora de lavar o ideal é não usar o lado verde, mais abrasivo, da esponja.

Detalhe do tamanho e da estrutura das assadeiras da Air Fry Oven Philco (Foto: Zoom)
Detalhe do tamanho e da estrutura das assadeiras da Air Fry Oven Philco (Foto: Zoom)

Para limpar as assadeiras, o manual indica que elas fiquem de molho em água morna e sabão neutro, mas a gente sabe bem que, no dia a dia, elas vão ser lavadas junto da louça, com esponja e sabão também, certo? E por aqui funcionou bem assim: elas dão um pouquinho mais de trabalho do que a bandeja por serem vazadas e não terem o acabamento antiaderente, mas a limpeza também é simples e rápida.

Na parte interna do aparelho, o ideal é usar mesmo a parte suave da esponja com um pouquinho de sabão e "enxaguar" usando um pano úmido com água depois que as superfícies estiverem frias. O mesmo vale para a portinha do aparelho que é removível justamente para facilitar esse momento.

Custo-benefício da Air Fryer Oven Philco

Você pode usar a Air Fryer Oven Philco com uma, duas ou três assadeiras ao mesmo tempo (Foto: Zoom)
Você pode usar a Air Fryer Oven Philco com uma, duas ou três assadeiras ao mesmo tempo (Foto: Zoom)

No que se trata do preço, já é de se esperar que a airfryer forno da Philco seja mais cara do que a média e existe uma justificativa simples para isso: a capacidade do produto. Mesmo que ela seja pequena para preparar tudo o que você faria num forno elétrico convencional, com 11 litros de capacidade interna esse produto é bem espaçoso e uma ótima opção, por exemplo, para quem mora sozinho e não precisa de um forno muito grande para o dia a dia. A airfryer que chega mais perto desse tamanho por aqui é a Super Fryer Oster, de 10 litros, e além de ser mais cara, ela não pode ser usada como forno - o que garante a vantagem para o modelo da Philco.

Além disso, a facilidade de limpeza também conta muitos pontos positivos para o eletro, já que isso influencia completamente o uso do aparelho no dia a dia. Ou seja: no fim das contas, mesmo que o investimento seja maior na hora de levar essa air fryer 3 andares para casa, ele é bem válido.

Produtos Similares à Air Fry Philco Oven

Com a dupla funcionalidade, se você tiver interesse a Air Fry Oven da Philco, pode ser que consiga ter as necessidades atendidas tanto com um outro modelo de airfryer quanto com um forno elétrico. Por isso, nossas indicações são uma opção de cada.

Para começar, a Airfryer Mondial Grand Family Inox AF-50 tem 5 litros de capacidade - um dos maiores tamanhos entre o que é "comum" para esses aparelhos. Diferente da Air Fry Oven, nesse caso a circulação de ar é mais eficiente, mas você não consegue ver o desenvolvimento do cozimento sem abrir a bandeja, por outro lado. Ainda assim, ela tem o cesto removível espaçoso, o que garante o preparo de refeições para grupos médios e grandes.

Depois dela, uma boa opção de compra para quem tem mais espaço na cozinha é o forno elétrico Philco PFE48P. Ele tem 46 litros de capacidade, timer com desligamento automático, e resistência dupla, ou seja: o calor para o preparo dos alimentos pode ser liberado da parte superior e da inferior separadamente ou ao mesmo tempo. Ele também é mais barato do que a Air Fry Philco Oven e, se for muito grande para a sua família ou cozinha, você pode procurar aqui mesmo modelos com a capacidade menor. Nós testamos esse forno elétrico: veja o review para saber mais!

Conclusão

A Air Fryer Oven Philco, no fim das contas, é sim uma boa compra a ser feita. Com preparo eficiente e limpeza descomplicada, ela pode tornar o seu dia a dia na cozinha muito mais prático. Pode ser usada como forno para o preparo de alimentos em quantidades pequenas, já que ela é otimizada para ser usada com as assadeiras próprias, que são vazadas para melhorar a passagem de ar.

A dificuldade na circulação de ar quente, causada pela saída única do aparelho, também é um ponto de atenção, mas não chega a ser algo que cause a desistência da compra: dependendo do que for preparado, você só vai precisar virar e organizar bem as assadeiras.

Notícias Relacionadas à Air Fryer Philco Oven