Mulher ajustando timer de air fryer e prato de legumes ao lado do eletroportátil

Air fryer: será que você realmente precisa de uma?

Opinião: apesar de útil, a air fryer não é um item indispensável para a sua cozinha; tudo vai depender do seu perfil de usuário

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A air fryer se tornou um item queridinho - e quase indispensável - em muitas casas. Eu admito que, para mim, ela era um objeto de desejo. Afinal, eu sempre ouvi dizer que as fritadeiras elétricas deixavam a rotina na cozinha muito mais fácil e prática. Mas, depois que eu comprei uma, percebi que ela não era essencial para o meu dia a dia.

Por isso, acredito que a air fryer não é um item indispensável para a sua cozinha, como muitas pessoas defendem. Mas como alguém que passou anos cozinhando sem uma air fryer e, recentemente, comprou uma, eu também preciso admitir que o aparelho pode, sim, ajudar você. Tudo vai depender do seu estilo de vida. Se você está em dúvida se deve comprar uma air fryer, descubra neste artigo de opinião se você realmente precisa de uma.

Precisa de ajuda na escolha do modelo? Confira tudo que você precisa saber antes de comprar uma air fryer!

Mão segurando alça de air fryer aberta, com frangos fritos dentro
A air fryer pode, sim, ser útil, mas acredito que ela não seja indispensável para a maioria das pessoas (Foto: Shutterstock)

A air fryer é um item útil, mas não é indispensável

Há quem diga que a air fryer seja um aparelho essencial para uma cozinha prática. De fato, esse eletroportátil pode ser útil, mas eu defendo que ele está longe de ser um item indispensável na sua casa. No meu caso, ela foi uma ótima opção ao me mudar para um novo apartamento, já que eu fiquei sem gás por algumas semanas. Como não podia usar o fogão, a air fryer era essencial em quase todas as refeições e eu consegui preparar carnes, legumes, hambúrgueres, além da clássica batata frita rapidamente.

Mas, logo que eu resolvi o problema do gás e pude usar meu fogão, a air fryer se tornou um aparelho secundário. Ela continua sendo útil, mas, atualmente, eu passo dias sem usá-la. A verdade é que eu percebi que, dependendo do seu perfil, esse aparelho pode fazer muita diferença no dia a dia, mas para outras pessoas a air fryer é completamente dispensável - como é para mim.

Para quem a air fryer é um item indicado?

Mesmo não considerando-a um eletroportátil indispensável, acredito que algumas pessoas podem se beneficiar muito em ter uma air fryer. Afinal, ela ajuda a manter uma alimentação saudável, fritando alimentos sem usar óleo, além de ser muito prática e permitir o preparo de diversos pratos em pouco tempo.

Para quem busca uma alimentação saudável e sem óleo

Essa é, provavelmente, a principal vantagem de ter uma air fryer em casa - e o motivo que mais me faz usar minha própria air fryer. Esse aparelho permite preparar receitas variadas de forma mais saudável e fazer frituras sem precisar de óleo. Por isso, se você não abre mão de comer batatas fritas, salgadinhos e outros alimentos fritos, a air fryer é uma ótima forma de manter o sabor na sua alimentação, mas sem desistir da dieta saudável. Perfeito, né?

Para quem gosta de testar receitas novas

Quem já pesquisou um pouco sobre modelos de air fryer, provavelmente já se deparou com receitas variadas que são criadas especialmente para esse eletroportátil, ou adaptações de pratos clássicos para preparar na air fryer. Como alguém que gosta de cozinhar, eu mesma já escolhi receitas novas apenas para testar o aparelho - e, na maior parte das vezes, os pratos deram super certo. Ou seja, se você adora ter um motivo para experimentar uma receita nova, a air fryer é uma ótima escolha.

Para quem não tem muito tempo e preza pela praticidade

Agora, se o que você busca é praticidade na cozinha e prefere preparar refeições no menor tempo possível, a air fryer provavelmente vai ser aquela ajudinha extra que faltava. Conversando com amigos que têm esse eletroportátil em casa, eu percebi que aqueles que têm rotinas muito corridas são os que mais valorizam a air fryer. Isso porque ela permite cozinhar pratos bem mais rapidamente que no forno convencional. Por isso, se o seu dia a dia é corrido e cada minuto faz diferença, a air fryer pode ser de grande ajuda.

Aproveite para conferir nossas dicas para limpar sua air fryer corretamente.

Quem não precisa ou deve comprar uma air fryer?

Agora, como eu disse lá no início desse artigo, a air fryer não é útil para todos os perfis. Além disso, o espaço na cozinha pode ser um problema para algumas pessoas. Nesses casos, a air fryer não só pode, como deve ficar fora da lista de itens da sua cozinha.

Quem não costuma preparar pratos fritos ou assados

É verdade que a air fryer é um item muito versátil e permite preparar uma grande variedade de receitas, inclusive doces e bolos. Mas, se você não costuma fazer muitos pratos fritos ou assados e prefere preparar refeições cozidas, com caldos e molhos, talvez a fritadeira elétrica não seja tão útil na sua cozinha. Em casa, eu costumo assar muitos legumes na minha air fryer, como batatas, abobrinha e até cenoura. Mas quem prefere comer purês ou legumes e carnes em caldos pode substituir esse eletrodoméstico por outro item, como uma panela de pressão elétrica.

Quem tem pouco espaço na cozinha

Existem opções de air fryers em diferentes tamanhos, indicadas para famílias pequenas ou numerosas, mas a verdade é que é preciso ter um espacinho na sua cozinha para guardar e para usar o aparelho. Por isso, se a sua casa é muito pequena e você acha que não teria espaço para guardar uma air fryer, vale considerar se o eletroportátil é mesmo indispensável para você. Se você não cozinha com muita frequência, ela provavelmente vai ser dispensável. No meu caso, por exemplo, o espaço chegou a ser um problema, então tive que escolher entre a fritadeira e a cafeteira - mas acabei optando pela primeira.

Se você descobriu que deve comprar uma air fryer... Confira algumas opções que valem a pena

Se você chegou à conclusão de que a air fryer vai ser útil na sua rotina, separei alguns modelos que valem a pena ficar de olho. Para quem procura um modelo grande, que consiga preparar pratos para toda a família, a air fryer Mondial Grand Family Inox tem 5L de capacidade e tamanho compacto. Além disso, ela tem acabamento em aço inox, cesto removível e é muito fácil de usar. Por isso, essa é uma opção de air fryer grande com bom custo-benefício.

Agora, para quem mora com poucas pessoas e busca uma air fryer menor - mas que também tenha bom custo-benefício - a Britânia Air Fry Pro Saúde, de 3,2L, é uma ótima escolha. Ela tem cesto removível, ajuste de temperatura entre 80° e 200°C e timer de até 30 minutos. E, é claro, essa é uma opção compacta, ideal para quem não tem muito espaço na cozinha.

Antes de ir embora, não deixe de conferir nossa lista com as melhores air fryers de 2021.