Coxinha, bolinho de bacalhau, batata frita, churros... nham, nham! Quem é que não gosta dessas comidas bem saborosas, não é verdade? Mas a gente também sabe que, para todos esses alimentos ficarem prontos, eles precisam ser fritos, seja na frigideira, seja em uma fritadeira elétrica.

De olho na nossa saúde, a melhor maneira parece ser ficar de longe de fritura, certo? Ok, você não vai estar errado se pensar assim. Mas, e se a gente falar que, para todas essas receitas e muitas outras, existe a fritadeira sem óleo?

Pois é, você provavelmente já deve ter escutado falar sobre a fritadeira elétrica sem óleo, também chamada de fritadeira airfryer. Esse eletroportátil tem a promessa de preparar receitas mais saudáveis. Mas será que a fritadeira elétrica sem óleo funciona, mesmo? É isso que a gente vai explicar para você agora. Venha conferir:

Então, a fritadeira airfryer funciona?

Vamos direto ao ponto: sim, funciona! Para isso acontecer, a fritadeira sem óleo aproveita a gordura do próprio alimento durante o preparo da receita. E ela ainda conta com um sistema, responsável por fazer toda a diferença nesse modelo de fritadeira: esse sistema faz o ar aquecido girar muito rápido sobre o alimento. Em vez do processo tradicional, de fritar por meio do óleo, é essa intensa rotatividade que vai garantir que a receita fique pronta – e saudável.

Mas nunca será preciso colocar óleo na fritadeira airfryer?

Aqui vale observar o tipo de receita que você vai fazer. A gente sabe que a fritadeira sem óleo funciona, mas é claro que ter uma receita saborosa no prato é fundamental. Sendo assim, vamos dar algumas dicas.

  • Fritadeira Elétrica Sem óleo Cadence Perfect Fryer FRT531 Capacidade 2,3l Timer com Desligamento automático

Sabe aqueles alimentos que você já compra congelados no supermercado? Pode ser um pacote de nuggets ou de batata frita. Esses alimentos são industrializados e já vêm com um percentual de gordura. Resultado: quando você for preparar em uma fritadeira airfryer, eles podem, sim, ficar mais saborosos e com uma consistência bem parecida com receitas preparadas em uma fritadeira comum ou em uma panela.

Agora, se você quer riscar da sua lista produtos industrializados e optar por comidas mais saudáveis, uma boa opção pode ser escolher batatas na feira ou no supermercado. Depois de cortadas em tiras, elas estão prontas para serem colocadas na fritadeira elétrica sem óleo. Para esse caso, você deve adicionar um fio de azeite. Assim a batata fica crocante e, dependendo do ponto de vista, até mais gostosa.

Mas a gente entende que gosto não se discute, e algumas pessoas acham isto: há alimentos, como as batatas frescas, que na fritadeira airfryer podem parecer batatas assadas, feitas no forno. Aí vai depender do seu gosto mesmo.

Ao colocar um pouco de óleo ou azeite durante o preparo de certos alimentos naturais, como peito de frango, algumas marcas afirmam que a quantidade usada é até 80% menor, caso você compare com as fritadeiras tradicionais. Então continua sendo bem mais saudável, concorda?

Já que funciona... só falta ser prática no preparo de alimentos

A gente aqui vai usar como exemplo, novamente, a batata frita. Se você for fritar a batata em uma panela, vai ser assim: espere o óleo esquentar e depois coloque as batatas. Mas é preciso acompanhar todo o processo de fritura, para não deixar a batata passar do ponto.

Depois da fritura e as batatas já prontas em uma travessa, a gente não pode se esquecer de alguns pontos: o cheiro de fritura que fica na cozinha (e até na casa), a grande quantidade de óleo usada (que depois é jogada fora) e até mesmo a sujeira, pois limpar panela e talheres sujos de óleo não é lá tão agradável, além da gordura que fica pela cozinha.

Agora, em uma fritadeira sem óleo, tudo pode ficar mais prático. É claro que tem aquele tempo que você precisa aguardar do pré-aquecimento. Mas, depois que os alimentos já estão na fritadeira airfryer, você nem vai se preocupar em controlar a temperatura – pois a fritadeira mesmo é capaz de controlar automaticamente. E como são modelos que ainda têm timer, vai dar para programar o tempo de acordo com a receita. Quando a receita ficar pronta, não vai ter aquele cheiro de fritura e nem pingos de gordura pela cozinha.

Ih, mas você não manda muito bem na cozinha? Calma, pois vale lembrar que alguns modelos de fritadeiras elétricas sem óleo vêm com livros de receita, indicando ingredientes, tempo de preparo e temperatura. E se você gosta de preparar sempre diferentes pratos, ótimo: vai dar para experimentar novos ingredientes, colocar na fritadeira airfryer e pronto: comida mais saudável para a família!

Não se esqueça de que, aqui no Zoom, você pode conferir fritadeiras elétricas e também muitos mais produtos. É só comparar os preços e aproveitar!