Entenda antes de comprar em Geladeira

Como economizar energia com a sua geladeira

Para não pesar no bolso! Confira dicas e economize energia com seu refrigerador.

Economizar energia geladeira
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

A geladeira é um eletrodoméstico bastante útil nas nossas casas, claro, mas também é responsável por boa parte do consumo de energia. De acordo com pesquisas, alguns modelos de refrigeradores chegam a representar 30% desse consumo.

A boa notícia é que algumas mudanças de hábito e pequenas atitudes podem reduzir o consumo de energia e ainda manter a eficiência da geladeira. Pensando nisso, separamos para você dicas para economizar energia com a sua geladeira. Confira:

Evite o abre e fecha desnecessário da porta

Quando você for cozinhar ou preparar um lanche, tente retirar todos os alimentos da geladeira de uma só vez, evitando a entrada de ar quente e, consequentemente, forçando mais o motor.

Não coloque alimentos ainda quentes no interior da geladeira

A geladeira trabalha para garantir uma boa temperatura de frutas, frios, sucos, iogurtes, refrigerantes, entre outros. Se você resolve armazenar alimentos que ainda estão quentes na geladeira, o eletrodoméstico precisa fazer um esforço ainda maior, gastando energia além do necessário para resfriar o ar.

Fique de olho na borracha de vedação

A borracha de vedação da porta garante que o ar frio da geladeira não saia. Porém, quando essa borracha está desgastada, é comum que ocorram vazamentos de ar, aumentando o consumo de energia.

Deixe a geladeira trabalhar na temperatura ideal

Temperatura geladeira

Para um bom funcionamento do refrigerador, é muito importante seguir as instruções do manual do fabricante. Sendo assim, sempre regule o termostato de acordo com as recomendações da marca. Durante as estações mais frias do ano é possível economizar energia ajustando o botão para níveis mais baixos.

Na sua cozinha, escolha o melhor lugar para a geladeira

Instale a geladeira longe de eletrodomésticos, como fogões ou fornos elétricos, e também longe de janelas que recebem diretamente a incidência dos raios solares. É importante ainda que o local de instalação seja bem ventilado e que o refrigerador fique distante, pelo menos, 20 centímetros de paredes.

Vai comprar uma geladeira? Saiba como escolher um modelo mais econômico

Entre as principais características na hora da compra está a capacidade total da geladeira, ou seja, um tamanho que esteja de acordo com suas necessidades e as necessidades da sua família. Afinal, geladeiras grandes ou pequenas demais podem gastar energia desnecessariamente.


Leia também: Geladeiras econômicas e práticas

 

E se você está à procura de uma geladeira econômica, as características a seguir oferecem vantagens:

Tecnologia Inverter

Para ajudar você a economizar energia, há as geladeiras Inverter. A tecnologia Inverter controla o funcionamento do compressor de acordo com a quantidade de alimentos armazenados e também de acordo com o abre e fecha da porta. Com isso, o compressor funciona adequadamente: a geladeira só vai funcionar com mais potência quando for preciso, evitando desperdícios de energia.

Dispenser externo de água

As geladeiras com dispenser de água são bem práticas: para matar a sede não é preciso abrir a porta e, com isso, ainda economiza energia.

Selo Procel A

Na hora da compra, vale a pena escolher uma geladeira com Selo Procel A. Por meio do Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), você fica sabendo se a geladeira consome mais ou menos energia elétrica, e funciona assim: a classificação varia de "A" a "E", sendo "E" a menos econômica e "A", mais econômica.

Veja geladeiras com Selo Procel A:

 

 

E para economizar na hora da compra, vale a pena comparar os preços de geladeiras e outros produtos aqui no Zoom.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira