Como higienizar alimentos para se prevenir do coronavírus?

Aprenda a desinfetar e conservar suas compras durante a quarentena.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os cuidados com a higiene dos alimentos precisam ser redobrados. Independente se você vai até o supermercado ou pede os insumos por aplicativo, a regra é a mesma, higienizar tudo muito bem antes de guardar para que não tenha nenhum risco de contaminação.

É importante lembrar que antes de manusear qualquer alimento, é preciso lavar as mãos com água e sabão esfregando bem, inclusive entre os vãos dos dedos e dos punhos. Não fale, assovie, tussa, espirre ou coce o nariz quando estiver manuseando os alimentos. Evite o uso de anéis e relógios pois podem acumular sujeira.

Essa etapa da limpeza dos alimentos é fundamental no nosso dia a dia, mas em época de surto da COVID-19 torna-se essencial. Por isso, separamos algumas dicas sobre como higienizar alimentos antes de guardar na geladeira.

Dica #1: Verduras, frutas e legumes

Apesar de não serem fonte de transmissão do vírus, as verduras, frutas e legumes apresentam risco quando manuseados por um indivíduo contaminado. Por isso, é fundamental fazer a limpeza habitual e usar um produto para higienizar os alimentos.

Passo 1. Retire o alimento da sacola e lave bem todas as folhas com água corrente. Se possível, use uma escovinha para tirar a sujeira visível.

Lave bem todos os alimentos e retire as sujeiras visíveis. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 2. Coloque os alimentos em um recipiente com 1 litro d’água e 1 a 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe agir de 5 a 10 minutos. Essa etapa fará com que os microrganismos desgrudem da superfície dos alimentos, mas não irá matá-los.

Passo 3. É hora de colocar os alimentos novamente de molho, agora com 1 litro d’água e 1 colher de sopa de hipoclorito ou água sanitária. Deixe agir novamente entre 5 a 10 minutos. Essa solução irá matar os microrganismos que ainda estiverem presentes.

Vinagre, hipoclorito e água sanitária são produtos indicados para higienizar os alimentos. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 4. Enxague bastante os alimentos em água corrente e deixe secar naturalmente.

Dica #2: Enlatados e acondicionados em vidro e plástico

As pessoas têm o hábito de tocar os produtos mesmo que não os leve para a casa, o que aumenta a chance de contaminação; por isso, é fundamental a higienização desses produtos também.

Passo 1. Ao chegar em casa, lave bem as mãos com água e sabão.Passo 2. Lave as embalagens com esponja, água e sabão, como se estivesse lavando louça.

Enlatados e produtos dentro de plásticos e vidros podem ser lavados com água e sabão. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 3. Enxague e guarde.

Esse procedimento serve para alimentos acondicionados em embalagens de vidro, lata e plástico. Além de tirar a poeira dos supermercados, ajuda a matar os microrganismos.

Dica #3: Pacotes de alimentos não perecíveis

Embalagens como macarrão, açúcar, feijão e outros alimentos não perecíveis que são acondicionados em plásticos finos, é indicada a limpeza com um pano com álcool em gel 70%.

Assim como nas dicas anteriores, ao chegar em casa faça logo a higienização dos alimentos.

Passo 1. Lave bem as mãos com água e sabão e retire os produtos de dentro da sacola.Passo 2. Retire os produtos de dentro da sacola e passe um pano com álcool em gel 70% nas embalagens antes de guardar.

Utilize um pano com álcool em gel 70% para limpar as embalagens. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quais refrigeradores mantém meus produtos conservados por mais tempo?

Além das dicas de higiene dos alimentos, outro cuidado fundamental, é observar o lugar adequado dentro da geladeira para guardar e conservar os alimentos de melhor forma, aumentando sua durabilidade. Se você guardar na região errada, o produto pode estragar rápido e os fungos poderão contaminar outros alimentos que estiverem próximos.

A linha Consul Bem Estar, por exemplo, facilita a vida de todos, evitando desperdício e gerando menos idas ao mercado, ideal para esse período de quarentena. O modelo CRM55AKANA Frost Free Duplex vem com um compartimento na parte inferior chamado Horta em Casa, que cria a umidade ideal para as suas verduras e legumes, conservando seus aspectos, texturas e nutrientes. Com isso, os alimentos duram o dobro do tempo.

Além disso, a frutaria é na porta, bem à vista, o que ajuda você a não esquecer a fruta no fundo da gaveta, correndo o risco de estragar. A linha Bem Estar conta ainda com a função Compras, que aumenta a potência da geladeira até os alimentos guardados voltarem à temperatura ideal.

Outra boa dica é a Geladeira Electrolux DM84X Frost Free, que possui um gavetão Hortinatura, que permite que suas frutas e verduras fiquem conservadas por até 60% mais tempo. Além disso ela é versátil pois conta com diferentes formas de organização e três prateleiras Fast Adapt, que facilitam o armazenamento dos alimentos de forma inteligente e bem distribuída. A Electrolux DM84X permite que os alimentos estejam sempre na temperatura ideal para a sua conservação.

Quer saber mais sobre as melhores geladeiras para comprar em 2020? Venha conferir a nossa página dedicada ao assunto.

Leia mais: