Como organizar a geladeira: confira as melhores dicas para otimizar o espaço

Descubra como organizar sua geladeira e aproveite bem o espaço interno

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Depois daquelas compras grandes é fácil ficar perdido em como organizar a geladeira da forma mais prática e correta para manter os alimentos saudáveis, sem risco de estragarem pelo tempo ou pelo mau armazenamento. A geladeira precisa estar organizada de uma forma que você consiga visualizar todos os alimentos e nenhum fique esquecido lá no fundo!

Toda geladeira é pensada para armazenar o tipo certo de alimento da melhor maneira, com as temperaturas e cuidados corretos para conservar da forma certa. Para te ajudar nesse processo, criamos uma lista com dicas para ajudar no seu dia a dia em casa. Dê um zoom e confira!

Confira aqui as melhores geladeiras custo/benefício para comprar em 2021!

Comece pela limpeza da geladeira

Você sabe como limpar sua geladeira? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Você sabe como limpar sua geladeira? (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo para organizar a geladeira é tirar todos os alimentos do seu interior para fazer uma limpeza. Você pode utilizar um pano úmido com detergente para tirar todas as sujeiras e restos de alimentos que ficaram e, no fim, é bom passar um pano com álcool para eliminar os germes e bactérias também. Depois disso, é o momento de colocar todos os produtos de forma organizada, como indicado abaixo.

Você sabe como limpar geladeira envelopada? Confira aqui.

Para organizar os alimentos

Saiba a melhor forma de organizar a sua geladeira (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Saiba a melhor forma de organizar a sua geladeira (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para organizar a geladeira da melhor forma, é importante separar cada tipo de alimento em uma determinada prateleira ou gaveta. É bom lembrar que a geladeira não deve ficar super lotada, pois o ar frio precisa circular para que os alimentos não estraguem.

Na primeira prateleira (a mais alta):

A prateleira mais alta é o espaço mais refrigerado, então para melhor organizar sua geladeira, é sempre bom colocar nela os itens frios e de laticínios, como queijos, presuntos e iogurte. Além disso, essa área é excelente para gelar bebidas sem congelar.

Na segunda prateleira:

O ideal é que a segunda prateleira fique reservada para os doces, leites, garrafas de sucos e demais alimentos que não precisem de muita refrigeração. Muitas pessoas têm o costume de colocar os ovos na porta, mas o ideal é que eles estejam nessa prateleira, já que a porta sofre constante mudança de temperatura e pode acabar estragando mais rápido.

Na terceira prateleira:

Aqui, você pode guardar as sobras de alimentos das suas refeições, em recipientes de vidro e papel filme, para mantê-los saudáveis.

Na quarta prateleira ou gaveta grande:

Na última prateleira ou no gavetão, você pode optar da forma que preferir entre alimentos como legumes, frutas e verduras. As gavetas são ótimas para esses tipos de alimentos, pois são herméticas, têm a temperatura e umidade ideais, e mantêm os alimentos mais hidratados.

Nas portas:

Para organizar a geladeira, as portas são ideais para guardar molhos, como de tomate, ketchup ou maionese. Também é bom deixar na porta as garrafas de refrigerante, jarras de água e suco e demais conservas.

No freezer:

Para o freezer você deve separar os alimentos como carne, frango ou peixe. Também é onde os sorvetes ou açaís devem estar, além de alimentos congelados de preparação pronta como lasanhas, nuggets, pizzas ou pão de queijo. Tenha cuidado ao armazenar os alimentos em algum recipiente específico, pois ele precisa ser resistente a baixas temperaturas.

Está buscando uma geladeira pequena para a sua casa? Confira aqui as melhores opções.

Para armazenar os alimentos

Saber como organizar sua geladeira pode facilitar seu dia a dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Saber como organizar sua geladeira pode facilitar seu dia a dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Lembre-se que, ao comprar frutas e verduras, ambos precisam ser higienizados antes de ir para a geladeira. Além disso, quando houver sobras de alimentos, sempre procure guardá-las em potes de vidro ou plástico, para que não fiquem cheiros fortes na sua geladeira.

Pronto! Agora você já sabe como organizar a geladeira da forma correta, e manter assim os alimentos saudáveis e seguros para toda a família.

Agora, quer aprender como montar uma cozinha moderna? Confira nesse artigo! E numa cozinha preta, já pensou? Veja aqui como montar.