Como tirar cheiro da geladeira

Descubra como evitar e tirar o mau cheiro do seu refrigerador

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como tirar cheiro da geladeira é o desejo de muita gente ao perceber que o eletro ficou com odor impregnado por um alimento estragado ou falta de limpeza. Além de ser desconfortável, esse odor pode passar para diferentes tipos de alimentos, causando um desperdício desnecessário.

Por isso, além de saber como evitar mau cheiro na geladeira, você também precisa saber como acabar com o problema caso ele aconteça. Dá uma olhada nas nossas dicas e descubra como acabar com o problema na sua casa!

Como tirar cheiro da geladeira: formas de acabar com o problema em casa

A primeira coisa que você precisa fazer para descobrir como tirar cheiro da geladeira é identificar a causa do problema: dê uma olhada nas panelas e potes com alimentos para saber se algum deles está estragado e, caso encontre, retire imediatamente do interior do eletro. Isso é comum, principalmente, em locais muito quentes: nesse caso, diferentes tipos de comidas podem estragar sem que você perceba do lado de fora da geladeira, antes do armazenamento.

Alimentos que tem tempo de validade pequeno, como leites e derivados, frutas, legumes e vegetais também podem ser a razão para o mau cheiro, já que estragam com facilidade.

Receitas caseiras podem ser uma ótima forma de tirar cheiro da geladeira

Em alguns casos, retirar a causa do odor da geladeira já adianta para que a parte interior do eletro volte a ter o cheiro comum, mas se ele ficar impregnado, primeiro, você deve limpar a geladeira: retire tudo de dentro dela e use sabão neutro e uma esponja para higienizar a parte interna, as prateleiras e compartimentos. Nesse caso, vale lembrar que o ideal é não usar produtos químicos muito fortes, já que eles podem modificar o sabor dos alimentos que vão ser colocados na geladeira depois da higienização.

Descubra mais dicas sobre como limpar sua geladeira nessa matéria!

Se essa limpeza não for suficiente, existem alguns truques caseiros que vale a pena colocar em prática para tentar resolver o problema. Você pode:

  • Colocar uma xícara de café em pó num recipiente maior que a xícara para que ele absorva o odor - essa medida pode ser constante ou pontual, apenas até o cheiro voltar ao normal;
  • Colocar pedaços de carvão na prateleira do fundo também ajuda a eliminar o odor do refrigerador;
  • Cortar uma maçã em pedaços e distribuir pela geladeira: a fruta tira o mau cheiro e deve permanecer no refrigerador por no máximo dois dias;
  • Colocar essência de baunilha também pode ajudar na hora de acabar com o odor. É uma dica que acaba com problema e ainda perfuma o eletrodoméstico;
  • Aplicar, com borrifador, uma mistura de bicarbonato de sódio e água na geladeira assim que acabar de limpar.

Como evitar mau cheiro na geladeira?

Melhor do que remediar o problema, certamente, é evitar que ele aconteça, certo? E, sim: existem formas de impedir que isso aconteça. A primeira - e mais prática - delas é investir numa geladeira que já tenha um filtro desodorizador, caso você esteja procurando uma nova. Modelos com controle de bactérias também funcionam nesse caso, já que impedem a proliferação das reais causadoras do mau cheiro.

Também vale a pena verificar se o tamanho da sua geladeira é suficiente para comportar a quantidade de itens que você armazena: se ela for muito pequena, pode ter dificuldades em conservar bem os alimentos, o que os torna mais sensíveis e aumenta a probabilidade de mau cheiro.

Quer saber a melhor forma de organizar a sua geladeira? Veja as dicas nessa matéria aqui!

Dicas úteis para manter a qualidade do cheiro do refrigerador

  • Preste atenção à data de validade dos alimentos;
  • Leite, queijos e carnes podem provocar cheiros desagradáveis se não forem armazenados corretamente - mantenha-os no congelador ou em compartimentos extra-frios;
  • Evite deixar alimentos perecíveis na porta da geladeira, onde a temperatura varia bastante;
  • Verduras devem ser secas e armazenadas em sacos plásticos vedados;
  • Não deixe alimentos crus perto dos já preparados, para evitar contaminação.

Leia Mais: