Cozinha preta: como montar uma?

Conheça os produtos ideais para montar uma cozinha toda preta

Brigida NogueiraEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

O lugar que a gente faz comida e armazena os alimentos da casa se tornou um ambiente digno de uma decoração completa. Não à toa muita gente quer saber: como montar uma cozinha preta? Isso porque a cor escura está muito associada com elegância e poder.

Mas, antes de detalhar quais os produtos ideais para compor o espaço, saiba que para ter uma cozinha toda preta você não precisa, necessariamente, usar apenas o black. Inclusive, é possível decorar e mesclar com outras cores e montar uma:

  • Cozinha preta e branca
  • Cozinha preta e cinza
  • Cozinha preta e vermelha
  • Cozinha preta com madeira
  • Cozinha preta e amarela, como no exemplo abaixo.
O amarelo oferece um contraste marcante a cozinha que possui, também, a cor preta. (Imagem: Divulgação/Shutterstock)
O amarelo oferece um contraste marcante a cozinha que possui, também, a cor preta. (Imagem: Divulgação/Shutterstock)

Outro ponto para ficar atento é a iluminação, uma cozinha com esse design requer luzes mais claras para que o visual não fique "pesado" no lugar de moderno e atual. Bom, agora que você tem essas dicas, basta dar um Zoom e descobrir os eletrodomésticos, eletroportáteis e acessórios que podem te ajudar a montar a sua "cozinha Tumblr".

Geladeira

Panasonic e Brastemp complementam o visual de uma cozinha preta moderna

Leia mais: Geladeira Preta: compare os preços de 7 opções para comprar em 2020

1. NR-BB53GV3 Econavi: geladeira Panasonic preta é inverse

Um dos destaques desse eletrodoméstico com certeza é o design; a geladeira Panasonic NR-BB53GV3 Econavi de 425 litros possui painel touchscreen na parte externa da porta, permitindo acesso às funções da geladeira e dando um toque moderno ao ambiente em que for instalada - tudo isso sobre o material Black Glass, ou seja, todo o acabamento é feito em vidro temperado. Além disso, ela é um modelo inverse, ou seja, seu congelador fica embaixo e o freezer na parte de cima.

Junto com o visual, o refrigerador BB53 traz a tecnologia Inverter, que controla o funcionamento do compressor garantindo um menor consumo de energia e um funcionamento mais silencioso. Além disso, ele possui os recursos Vitamin Power, uma luz de LED que simula a luz solar e é capaz de potencializar as vitaminas dos alimentos; e a Inteligência Eco, que monitora o uso e otimiza o funcionamento, ajudando a economizar no consumo de energia. Completa, não é mesmo?

2. Geladeira preta Brastemp BRE59AE: painel eletrônico e mais capacidade

Com 460 litros, o refrigerador Brastemp BRE59AE também é um modelo inverse. O controle de suas funções é feito através de botões sensíveis ao toque localizados no display digital, na parte externa do eletrodoméstico. E já que falamos de recursos, o seu diferencial é o Freeze Control Advanced, uma tecnologia que permite conservar carnes por até 10 dias sem que elas congelem totalmente.

Além disso, é possível resfriar um compartimento no freezer para até -4º C, temperatura ideal para bebidas que, por sua vez, podem ser armazenadas em um compartimento retrátil no refrigerador desenvolvido especialmente para armazenar garrafas de vinho, maximizando o espaço útil. O Cooling Control é outra tecnologia que controla por igual a temperatura interna, refrigerando os alimentos de maneira uniforme, independente da disposição deles na parte interior.

Observação: a vitrine mostra o modelo branco, mas é possível escolher a geladeira preta através desse link, ok?

Airfryer

Chrome PFR02PC é uma airfryer Philco preta de alta capacidade

Para quem gosta da combinação do preto com outras cores e texturas, essa fritadeira elétrica da Philco traz um rosa cromado que se diferencia de qualquer outra airfryer preta disponível no mercado. Além da aparência, outros pontos destacáveis de design estão presentes, já que o modelo possui cesto removível e pés antiderrapantes, por exemplo.

Leia mais: Airfryer Philco é boa? Preço e detalhes de 9 fritadeiras elétricas da marca

Sua capacidade é um outro ponto forte, são 5,5 litros para preparar alimentos sem ou com pouco óleo. A Philco Chrome PFR02PC também conta com ajuste de temperatura - podendo alcançar até 200ºC - e proteção contra superaquecimento.

Fogão e Cooktop

Fogão preto da Electrolux e cooktop Brastemp Ative são opções clean

O cooktop Brastemp Ative, indicado aqui, também está disponível com 4 bocas. (Imagem: Divulgação/Brastemp)
O cooktop Brastemp Ative, indicado aqui, também está disponível com 4 bocas. (Imagem: Divulgação/Brastemp)

Leia mais: Fogão Preto: confira as melhores opções de 5 e 4 bocas

1. Electrolux 52LPV é um fogão 4 bocas preto com porta Full Glass

O fogão 52LPV da Electrolux pode ser considerado um modelo elegante, já que alinha a mesa de vidro temperado com os trempes individuais de aço esmaltado fosco - dando mais praticidade ao dia a dia na hora da limpeza e deixando estável as panelas que são utilizadas.

Leia mais: Fogão Electrolux 52LPV: veja a análise da ficha técnica

O acendimento é automático na mesa e no forno. E, por falar nele, sua capacidade é de 70 litros, ou seja, um espaço amplo que permite acomodar alimentos maiores nas duas prateleiras disponíveis (uma manual e outra autodeslizante). Ah, o acabamento do forno não fica para trás: ele conta com porta Full Glass e luz interna, que facilitam a visualização do preparo.

2. Brastemp Ative BDD75AE é um cooktop 5 bocas com acendimento superautomático

Por um preço acessível, esse cooktop da Brastemp oferece acendimento superautomático, além de uma mesa eficiente e bonita. Sua mesa é selada com vidro temperado, o que garante maior resistência e durabilidade à mesa do modelo. Além disso, os queimadores são esmaltados e se dividem em três bocas semi rápidas e duas rápidas. Ah! Todos os botões são removíveis, tornando a higienização ainda mais prática; e ele também está disponível em 4 bocas, como falamos acima.

Leia mais: Cooktop Brastemp: veja os melhores modelos de 5 e 4 bocas

Coifa e Depurador

Depurador de ar preto de 60 cm e coifa de parede deixam a cozinha mais limpa e moderna

Leia mais: Depurador de Ar Preto: os melhores modelos de 60, 80 e 90 cm

1. Depurador de ar Suggar Slim Touch também tem acabamento em inox

Depurador de Ar Suggar Slim Touch Inox é simples, mas clean. (Imagem: Divulgação/Suggar)
Depurador de Ar Suggar Slim Touch Inox é simples, mas clean. (Imagem: Divulgação/Suggar)

Para começar, vale destacar a função de aparelho desse dentro da cozinha: basicamente, ele suga o ar sujo, faz uma limpeza e devolve esse ar limpo. O design desse depurador de ar Suggar é simples, mas atende ao quesito “preto” e oferece algumas facilidades como, por exemplo, o timer com desligamento automático e a sinalização de saturação do filtro, indicando quando é a hora de lavar.

Indicado para fogões de 4 bocas, são 3 velocidades, capacidade de sucção de 390m³/h e promessa de ser um modelo mais silencioso do que outros. Ah, além disso ele pode funcionar em dois modos: depurador e coifa.

2. A coifa preta Esmeralda Touch, da Suggar, possui lâmpadas de LED

Uma coifa é indicada para ambientes maiores e para quem, além de cozinhar muito, exige uma cozinha livre de qualquer odor e um design mais estiloso. A coifa de parede preta Esmeralda Touch pode ser uma boa opção, já que conta com 3 velocidades, dupla filtragem, painel touchscreen e capacidade de sucção 820m³.

Como falamos anteriormente, a iluminação em uma cozinha preta faz toda diferença e, nesse caso, a coifa da Suggar pode ajudar, já que ela conta com duas luzes de LED para auxiliar no preparo dos alimentos. Ah, ela possui um painel de vidro que faz toda diferença no visual e, assim como a indicação anterior, a coifa Esmeralda Touch também funciona como depurador.

Leia mais: Quais as diferenças entre depurador de ar e coifa?

Micro-ondas

O micro-ondas LG Solo 30L tem fácil limpeza e economia de energia

O micro-ondas LG Solo de 30 litros oferece, além de um design super moderno, muita praticidade na limpeza. O modelo conta com revestimento EasyClean, uma superfície especial que impede a penetração de gordura e promete duas vezes mais facilidade na hora de limpar. Além disso, permite maior economia de energia com a função ECO ON, na qual o visor e a cavidade interna tem as luzes desligadas no modo stand-by.

Esse micro-ondas LG espelhado tem, ainda, 16 opções pré-programadas para escolha e tecnologia I Wave, para cozimento e descongelamento mais uniforme. Falando sobre isso, todos os comandos são controlados através do display sensível ao toque com trava de segurança para crianças. Por fim, esse é um micro-ondas preto de boa capacidade que dará um toque a mais para sua cozinha.

Armário de cozinha

Para uma cozinha toda preta ou não, um armário é primordial

Quando pensamos num ambiente funcional, não podemos esquecer que os armários de cozinha tem papel fundamental. São eles que determinam a disposição dos utensílios e até de alguns eletrodomésticos, aliás, muitos têm nicho para micro-ondas e fogão, por exemplo. Além de armazenar, eles também são parte da decoração. Afinal, quem não gosta de um ambiente organizado?

Pensando nisso, o Armário de Cozinha Madesa é uma boa opção você busca uma cozinha preta e branca. Apesar da cor escura, os detalhes claros dão um contraste interessante. No total, o conjunto completo acompanha 5 armários, uma gaveta e dois nichos. Além disso, o tampo é incluso e um dos espaços tem porta de vidro - um toque extra.

Se preferir um design mais neutro, a alternativa é o Armário de Cozinha Julia Poquema . Nele, são 6 armários totais, um nicho para apoio de utensílios e duas gavetas por um preço excelente. Os puxadores são prateados e funcionam bem num ambiente todo preto ou numa cozinha preta e cinza.

Paredes

Um ambiente bem decorado estimula a organização, sem contar no poder de transformar nosso dia a dia. Pensando nisso, se você está em busca da sua cozinha preta, com certeza os azulejos podem entrar na sua lista de compras. Porém, instalá-los não é uma tarefa simples e provavelmente irá demandar mão de obra extra, por isso, uma alternativa é pintar com uma tinta específica ou utilizar adesivos que imitam o material e permitem a mudança de cor de forma bastante simples e rápida. Basta medir o espaço, fazer os recortes necessários e colar na superfície que desejar. Assim, você consegue seu azulejo preto sem grandes esforços e gastos - para ver algumas opções é só clicar aqui.

Leia também: