Geladeira econômica: 5 aparelhos com características que gastam menos energia

Conheça cinco modelos de geladeira econômica e descubra como nós selecionamos cada um deles

Ariel Cristina BorgesEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A busca por uma geladeira econômica vai além do preço na hora da compra: o consumo de energia do aparelho, que costuma ser um dos principais pesos na conta de luz também deve ser levado em consideração. Com o avanço tecnológico nos eletrodomésticos se tornando cada vez mais comum, você já pode encontrar aparelhos que têm, em seu funcionamento, detalhes que fazem o uso ser mais econômico do que o normal - e isso vai além de ficar de olho na potência de geladeira e escolher um aparelho com esse indicador baixo.

Para te ajudar a escolher, o Zoom separou alguns modelos de geladeira econômica para você conhecer, mas aqui embaixo também explicamos, rapidamente, como você pode escolher o eletrodoméstico com esses critérios. Dá uma olhada!

Geladeira econômica: como escolher o melhor modelo?

Tecnologia inverter, selo Procel e diferentes modos de funcionamento são a melhor forma de garantir um eletrodoméstico econômico

A potência de geladeira e de outros eletrodomésticos costuma ser um dos primeiros itens a serem analisados quando existe a vontade de economizar energia. Ainda assim, dependendo do tamanho e da capacidade da geladeira que você precisa comprar, focar nesse ponto não vai ser tão prático. Por outro lado, existem detalhes que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia e no valor da conta de luz - veja alguns deles aqui embaixo:

  • Tecnologia Inverter: a geladeira Inverter (que não pode ser confundida com a geladeira inverse, que tem o freezer embaixo e o refrigerador em cima) tem o funcionamento do compressor modificado para que ele consuma menos energia. Na prática, a tecnologia inverter funciona mantendo o compressor constante depois que a geladeira atinge a temperatura desejada, evitando os picos de luz que consomem mais energia;
  • Selo Procel A: o selo Procel é uma regulamentação do Ministério de Minas e Energia que serve para indicar quais eletrodomésticos têm a eficiência energética alta, ou seja, quais deles funcionam consumindo o mínimo de energia necessária para o tamanho, a potência e o tipo de uso de cada aparelho. Uma geladeira econômica precisa ter o selo Procel A;
  • Alerta de Porta Aberta: mesmo que pareça um detalhe pequeno, o alerta de porta aberta ajuda muito a evitar o consumo exagerado no dia a dia. Seu funcionamento é simples: sempre que o aparelho estiver aberto por muito tempo, ele vai emitir um som para avisar que ele precisa ser fechado. Além de funcionar nos momentos em que você realmente precisa deixar a geladeira aberta, o alerta também serve para mostrar possíveis problemas na porta, quando você pensa que ela foi fechada, mas não foi;
  • Modo Férias: algumas geladeiras são equipadas com modos que te permitem alterar a potência de funcionamento do aparelho em determinadas situações. Os modos compras e festa aumentam a potência para que a conservação dos alimentos não seja alterada em dias de muita movimentação de porta ou quando uma grande quantidade de itens em temperatura ambiente são colocados de uma vez só. O modo férias, por sua vez, diminui a potência para também diminuir o consumo nos dias em que a geladeira ficar mais vazia e sem muito uso;
  • Controle de Temperatura no Freezer: outra funcionalidade comum a modelos mais modernos de geladeira econômica é o controle de temperatura individual no freezer, que permite que você aumente ou diminua a potência de funcionamento apenas de um compartimento sem afetar toda a geladeira. Assim, quando o freezer estiver mais vazio, você pode colocar no mínimo e diminuir o consumo sem que a geladeira seja afetada.

Geladeira Econômica 1: Brastemp BRO80AK

Um dos principais modelos de geladeira Brastemp, a BRO80AK tem 540 litros de capacidade divididos em 374l no refrigerador e 166l no freezer. Com portas French Door Inverse, o aparelho tem o freezer embaixo e porta dupla no refrigerador, em cima. Por dentro, as prateleiras do eletrodoméstico são de vidro temperado, ela tem fábrica de gelo, diferentes compartimentos para otimizar o espaço e iluminação LED.

Essa geladeira frost free consome 73kWh, tem selo Procel A, alerta de porta aberta, função Férias e painel eletrônico para controlar os diferentes modos de funcionamento. Mesmo que ela não tenha a tecnologia inverter, é uma das principais opções para quem precisa de uma geladeira econômica grande e quer pagar um preço médio para esse tipo de aparelho.

Ficha Técnica da Geladeira Brastemp BRO80AK:

  • Tipo de Porta: French Door Inverse
  • Tipo de Degelo: Frost Free
  • Capacidade: 540 litros
  • Recursos e funções: Alerta de Porta Aberta, Modo Férias, Selo Procel A
  • Consumo: 73kWh
  • Voltagem: 127v ou 220v

A geladeira Electrolux DM84X é equivalente à Brastemp BRO80AK em outra marca: confira o comparativo entre os modelos!

Geladeira Econômica 2: Samsung RS50N

A Samsung é uma das marcas mais conhecidas por incluir tecnologia nos eletrodomésticos de seu catálogo. Por isso, os preços deles costumam ser um pouco mais altos, mas o custo-benefício compensa, como é o caso da geladeira Samsung RS50N. Ela tem 501 litros de capacidade divididos em 357 no refrigerador e 144 no freezer, porta Side by Side e degelo frost free, que é bem prático.

A Samsung RS50N tem compressor com tecnologia Inverter, consome 68.9KWh, tem Selo Procel A, modo Férias, alerta de porta aberta e também tem uma outra função que ajuda a fazer dela uma boa geladeira econômica: o dispenser de água e gelo na porta, que faz diminuir o "abre e fecha" do eletrodoméstico.

Ficha Técnica da Geladeira Samsung RS50N:

  • Tipo de Porta: Side by Side
  • Tipo de Degelo: Frost Free
  • Capacidade: 501 litros
  • Recursos e funções: Alerta de Porta Aberta, Modo Férias, Selo Procel A, Tecnologia Inverter, Dispenser de Água e Gelo
  • Consumo: 68.9kWh
  • Voltagem: 127v ou 220v

Geladeira Econômica 3: Panasonic NR-BB53GV3

Para quem não tem a necessidade de um modelo tão grande, a geladeira Panasonic NR-BB53GV3 é uma ótima opção. Ela tem 425 litros de capacidade que se dividem em 305 no refrigerador e 120 no freezer. A porta, nesse caso, é inverse e o degelo também é frost free, assim como os outros modelos da lista. Um dos destaques dessa geladeira é o sistema Econavi, que monitora o uso do refrigerador e otimiza seu funcionamento.

O modelo de geladeira econômica da Panasonic tem consumo de 39.9kWh, tecnologia Inverter, controle individual de temperatura no freezer e selo Procel A.

Ficha Técnica da Geladeira Panasonic NR-BB53GV3:

  • Tipo de Porta: Inverse
  • Tipo de Degelo: Frost Free
  • Capacidade: 425 litros
  • Recursos e funções: Selo Procel A, Tecnologia Inverter, Controle Individual de Temperatura
  • Consumo: 39.9kWh
  • Voltagem: 127v ou 220v

Geladeira Econômica 4: Electrolux IB53X

A representante da Electrolux na nossa lista de geladeira econômica é IB53X. Com 454 litros de capacidade interna divididos em 310 no refrigerador e 144 no freezer, ela é recomendada para casas com até quatro ou cinco pessoas. A porta, nesse caso, também é a inverse e o degelo é frost free. Por dentro, o eletro tem prateleiras de vidro temperado adaptáveis, fábrica de gelo e compartimentos diversos para otimizar a organização.

Essa geladeira Electrolux tem consumo de 45.7kWh, tecnologia Inverter, alerta de porta aberta, modo Férias, selo Procel A e controle de temperatura individual do freezer.

Ficha Técnica da Geladeira Electrolux IB53X:

  • Tipo de Porta: Inverse
  • Tipo de Degelo: Frost Free
  • Capacidade: 454 litros
  • Recursos e funções: Selo Procel A, Tecnologia Inverter, Controle Individual de Temperatura, Modo Férias, Alerta de Porta Aberta
  • Consumo: 45.7kWh
  • Voltagem: 127v ou 220v

A geladeira Electrolux IB53X dá as caras no BBB21 em suas duas versões: a branca e a inox. Dá uma olhada nos outros itens da cozinha do reality aqui!

Geladeira Econômica 5: Samsung RT6000K

Mais um modelo de geladeira econômica Samsung na nossa lista, a RT6000K tem 453 litros de capacidade divididos em 342 no refrigerador e 111 no freezer. Essa geladeira duplex é indicada para casas com quatro ou cinco pessoas e também tem degelo frost free. Suas prateleiras são de vidro temperado e ela é controlada pelo painel eletrônico da porta.

Quanto ao consumo, o dessa geladeira Samsung é de 38kWh e ela tem tecnologia Inverter, selo Procel A e alerta de porta aberta. O modo Férias, nesse caso, deixa apenas o freezer funcionando e ela também tem o modo Econômico, em que apenas o refrigerador funciona.

Nós analisamos a ficha técnica da geladeira Samsung RT6000K: dá uma olhada aqui!

Leia Mais: