Geladeira Samsung RT6000K é boa? Confira a avaliação e a análise de ficha técnica dessa Frost Free

A geladeira Samsung é Frost Free, tem tecnologia inverter e permite o uso individual do freezer e refrigerador

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A Geladeira Samsung RT6000K é uma boa escolha para sua cozinha? Com uma capacidade de 453 litros totais, esse é um modelo duplex, frost free, com 5 modos de funcionamento, sistema de refrigeração independente Twin Cooling Plus e tecnologia inverter - que ajuda a economizar na conta de luz.

No interior, as prateleiras Easy Slide facilitam o acesso aos alimentos e as possibilidades de organização são diversas. O modelo possui, ainda, 3 tipos de acabamento: a RT6000K RT46K6261S8, que é a versão em inox, a RT6000K 46K6241BS, o modelo preto, e a RT46K6241WW, que chega na cor branca. Dê um Zoom na análise completa desta geladeira Samsung!

A RT6000K é uma geladeira Frost Free com recursos interessantes. (Imagem:Divulgação/Samsung)
A RT6000K é uma geladeira Frost Free com recursos interessantes. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Ficha técnica da Geladeira Samsung RT6000K

  • Capacidade total: 453 litros
  • Tipo de porta: Duplex
  • Tipo de degelo: Frost Free
  • Medida (A x L x P): 182,5 x 70 x 72,6 cm
  • Consumo: 38 kWh
  • Voltagem: 127V e 220V
  • Eficiência energética: Selo Procel A

Capacidade e dimensões

Geladeira espaçosa, ideal para famílias de até 3 pessoas

As prateleiras deslizantes da Samsung RT6000K é um facilitador no dia a dia. (Imagem:Divulgação/Samsung)
As prateleiras deslizantes da Samsung RT6000K é um facilitador no dia a dia. (Imagem:Divulgação/Samsung)

A Samsung Twin Cooling Plus Inox possui 453 litros de capacidade, sendo 342 litros no refrigerador e 111 litros no congelador. O aparelho oferece um bom espaço interno, suficiente para uma família de até 3 pessoas, ficando na média em relação à capacidade - não é pequena, nem extremamente espaçosa.

No refrigerador, temos uma gaveta para frutas e legumes, 3 prateleiras deslizantes, além dos 5 espaços disponíveis na porta - o que favorece uma boa organização no dia a dia. Já o freezer traz uma prateleira, compartimento para gelo com duas fôrmas disponíveis e dois espaços na porta.

Para garantir que vai caber na sua cozinha, fique atento às medidas: são 182,5 cm de altura, 70 cm de largura e 72,6 cm de profundidade.

Recursos e funções

Essa geladeira Frost Free permite o uso individual do freezer e refrigerador

O diferencial da geladeira é o funcionamento independente do freezer e refrigerador, graças à tecnologia Twin Cooling Plus. (Imagem:Divulgação/Samsung)
O diferencial da geladeira é o funcionamento independente do freezer e refrigerador, graças à tecnologia Twin Cooling Plus. (Imagem:Divulgação/Samsung)

A Samsung RT6000k branca, black ou inox possuem os mesmos recursos e já adiantamos que essa é uma opção que vai muito além do básico. O grande diferencial desta geladeira Samsung é a tecnologia Twin Cooling Plus, um sistema de refrigeração independente, isto é, que permite o uso do freezer e do refrigerador de maneira separada.

A configuração permite que o eletrodoméstico alcance até 5 modos distintos de funcionamento, são eles:

  • Dia a Dia - para uso cotidiano;
  • Econômico - no qual apenas o refrigerador funciona;
  • Férias - ao contrário do Econômico, aqui apenas o freezer funciona;
  • Festa - programa as duas partes para funcionar somente como refrigerador, sem freezer;
  • Frigobar - neste modo, o freezer funciona como refrigeração e o refrigerador é desligado.

Outros recursos interessante são o Power Cool, responsável por acelerar o resfriamento de alimentos e bebidas, e o Power Freeze, que atua da mesma maneira no freezer. Ah, vale lembrar que essa é uma geladeira Frost Free, portanto não será necessário limpar manualmente o congelador - visto que a tecnologia impede a formação de gelo no compartimento.

Consumo

Samsung RT6000K: consumo baixo graças à tecnologia inverter

Você já ouviu falar da tecnologia inverter? Essa tecnologia controla a velocidade dos compressores de eletrodomésticos, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, para que sejam mais econômicos.

Aqui está mais uma vantagem da Samsung RT6000K, por conta desta tecnologia, ela é econômica e proporciona um gasto menor na conta de luz. Além do inverter, essa geladeira Samsung tem Selo Procel A, que é o mais econômico da categoria. Juntas, as duas características fazem com que os modelos consumam cerca de 38 kWh, de acordo com a fabricante.

Para uma compra segura, fique atento à voltagem do aparelho, que, nesse caso, está disponível em 127V ou 220V - não sendo uma opção bivolt.

Para aprender a calcular o gasto de energia dos aparelhos domésticos, confira nossa explicação: Como calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos?

Design

Design sólido e acabamentos que chamam atenção

O design clean traz elegância e modernidade para sua cozinha. (Imagem:Divulgação/Samsung)
O design clean traz elegância e modernidade para sua cozinha. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Como já mencionamos, a Samsung RT6000K está disponível em inox, na cor preta ou branca, o que aumenta a gama de possibilidades na sua cozinha. O design do aparelho é clean, mas elegante e chega com pés niveladores, cavidade para abertura das portas - dispensando os puxadores tradicionais - e painel eletrônico externo que garante um charme a mais.

Limpar produtos de inox demanda atenção e cuidado, afinal você não quer arranhá-los, não é mesmo? Para isso, leia nosso artigo: Como limpar produtos em aço inox?

Vale a pena comprar

Veja se vale a pena comprar a geladeira Samsung RT6000K

Bom, precisamos considerar que a RT6000K chega com tecnologia inovadora, muitas opções de uso, bom espaço interno e, o melhor, sistema inverter. Dito isso, essa geladeira Samsung vale a pena e mais, conta com um bom custo-benefício.

Porém, é importante destacar que, se você busca um aparelho barato ou procura o básico de uma geladeira, essa não é a escolha ideal. O preço compensa pelos recursos, então, se você não precisa deles, existem modelos Frost Free com congelamento rápido e painel eletrônico por preços mais interessantes.

Prós

  • Espaço interno amplo
  • Prateleiras deslizantes
  • Funcionamento independente do freezer e refrigerador
  • Frost Free
  • Painel eletrônico externo
  • Power Cool e Power Freeze (congelamentos mais rápido)
  • Tecnologia inverter, que economiza energia
  • Iluminação LED no freezer
  • Disponível na cor branca, inox e black

Contras

  • Não é totalmente silenciosa
  • Visual simples, o que pode não agradar alguns consumidores

Leia também: