Zoom indica em Geladeira

Geladeiras econômicas e práticas

Quer economizar energia em casa? Confira 5 dicas para comprar uma geladeira econômica, e veja sugestões de modelos.

Geladeira econômica
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Diminuir os gastos domésticos é o objetivo de muita gente. E você sabia que, escolhendo o modelo certo e seguindo algumas dicas, dá para economizar energia até com a geladeira?

E melhor ainda se ela for uma geladeira prática, que se encaixe bem na sua cozinha e no dia a dia, não é mesmo? Por isso, separamos algumas geladeiras econômicas e práticas, apresentadas de acordo com as nossas 5 dicas de como escolher o modelo certo e gastar menos energia.

1. Geladeira econômica tem que ter selo Procel A

Se é economia que você quer, comece procurando por uma geladeira com selo Procel A. A certificação é dada pelo INNMETRO aos eletrodomésticos que consomem energia de maneira mais eficiente.

2. Dispenser evita o abre e fecha da porta

Abrir o refrigerador "para pensar" não é nada econômico. Uma das maneiras de diminuir o abre e fecha é pegar tudo o que você quiser de uma só vez. Você também pode escolher uma geladeira com dispenser, que pode ser só de água, ou de água e gelo.

Um bom exemplo é esta geladeira Electrolux, que tem capacidade de 380 litros, selo Procel A, controle externo de temperatura e dispenser de água na porta, para não precisar abrir o refrigerador.

3. Escolha o tamanho certo. Muita comida atrapalha a circulação de ar

Entulhar o refrigerador de comida é outra prática que faz o aparelho trabalhar mais, e gastar mais energia, uma vez que esse excesso faz com que o ar não consiga circular facilmente para gelar os alimentos. Sem falar que se a geladeira estiver muito cheia, você vai passar mais tempo com ela aberta procurando o que você quer, aumentando ainda mais o consumo. Por isso, é bom ficar de olho na capacidade, já que uma geladeira econômica precisa ter espaço entre os alimentos.

Leia também: Qual a capacidade ideal para sua geladeira?

É legal olhar também a quantidade de compartimentos que a geladeira tem. Além da parte reservada para frios e hortaliças, é bom que ela tenha outras divisões, como mais gavetas para frutas e verduras. A explicação é basicamente a mesma: dividindo os espaços, você melhora a organização e delimita a circulação do ar ali. Só não vale entulhar os compartimentos!

Nesse caso, uma boa sugestão é esta geladeira Consul, com uma boa capacidade de 437 litros, selo Procel A, controle externo de temperatura e várias divisões internas: tem 3 gavetas para hortaliças, um compartimento na porta para frutas e outro para produtos que não são de comer, como cosméticos, além de um espaço no freezer para pequenos potes.

4. Procure por tecnologias que deixam as geladeiras mais econômicas

Você também pode contar com algumas tecnologias, desenvolvidas para deixar as geladeiras ainda mais econômicas. Elas podem até encarecer um pouco o produto, mas vamos combinar que esses são refrigeradores tops de verdade e, claro, consomem pouco.

A tecnologia Inverter, por exemplo, já é bem conhecida nos aparelhos de ar condicionado, mas ainda não ganhou força em outros produtos. Mas esta geladeira Samsung é uma das que conta com o recurso, que regula o funcionamento do compressor de acordo com o abre e fecha de porta e com a quantidade de alimentos armazenados. Assim, uma geladeira Inverter só trabalha com força total quando for realmente necessário, evitando o desperdício de energia.

Outro modelo Inverter, esta geladeira Panasonic ainda vem com a tecnologia Econavi que, segundo a marca, reduz o consumo de energia em até 10% ao monitorar o uso do aparelho nas últimas três semanas, e adaptar o funcionamento à rotina da sua casa. Ah, e ela é uma geladeira Inverse, com freezer embaixo e refrigerador em cima.

5. Instale a geladeira em um local longe do sol e do calor

Para fechar, uma dica para quando você já estiver com a geladeira em casa! Tudo bem, a gente sabe que nem sempre é possível instalar o aparelho em um local fresco, mas se você quer realmente que a sua geladeira seja econômica, preste atenção onde ela vai ficar. O recomendado pelas marcas é que ela não pegue sol, e nem fique perto de eletrodomésticos que liberam calor, como fogão.

 

Agora é escolher a geladeira que melhor combina com o seu estilo de vida, seguir as nossas dicas, e gastar menos com a conta de luz. Ah, e se você quiser pesquisar mais eletrodomésticos e muitos outros produtos, é só comparar preços no Zoom. Aproveite!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira