Zoom indica em Grill e Sanduicheira

Como limpar o grill?

Saiba como fazer a limpeza do grill de maneira correta e higiênica sem segredos.

por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O grill revolucionou a maneira de se cozinhar carnes e vegetais, tostar sanduíches e aquecer pães. Porém, apesar de ser um produto simples e que garante mais sabor aos alimentos, ainda tem gente que resiste comprar um grill, acreditando que sua limpeza, após o preparo da comida, não é uma tarefa tão fácil assim. No entanto, você pode ter um grill em casa, preparar diferentes tipos de alimentos e ainda limpá-lo com praticidade.

A grande sacada da maioria dos modelos de grill é o posicionamento inclinado das duas chapas de metal antiaderentes (para evitar que alimentos grudem), a fim de que a gordura escorra em um recipiente, o que deixa o alimento mais saudável, nutritivo e, claro, ainda facilita a limpeza. Além disso, como esses tipos de grill têm duas chapas que se fecham sobre o alimento, o processo de cozer é feito simultaneamente e de maneira mais eficiente.

Outra vantagem que pode ser encontrada em alguns modelos é que não há segredo para o seu funcionamento. Assim como várias sanduicheiras, basta ligar na tomada para o produto começar a trabalhar. Não há botões, reguladores de temperatura, nada. O grill faz tudo sozinho. Mas, se você quiser uma ajudinha na hora de preparar os alimentos, tudo bem. Há modelos de grill que contam com botão liga / desliga, assim como botões de ajuste de temperatura.

Depois da comida pronta, o resultado pós-cozimento são chapas cheias da gordura extraída dos alimentos. Muita gente pode ficar incomodada com essa sujeira e desanimar em ter um grill, porém aí vai a grande notícia: limpar é superfácil e simples.

Saiba como a limpeza do grill pode ser prática e eficiente

A primeira dica é verificar se o grill está desligado da tomada. Espere as chapas esfriarem para não se queimar. Utilize papel toalha para retirar o grosso dos resíduos, passando por cada uma das canaletas. Recomenda-se o papel toalha por ser mais higiênico que um pano para a limpeza. O processo pode ser repetido até o teflon estar completamente seco. Para resíduos mais resistentes, pingue um pouco de azeite, deixe a gordura amolecer e passe o papel depois de um tempo.

Para a parte externa do grill, utilize uma esponja suave (não utilize as abrasivas), levemente umedecida, para finalizar a limpeza e seque com um pano limpo. A bandeja ou recipiente de resíduos podem ser lavados na pia.

Não utilize produtos químicos no grill, nem o coloque debaixo d'água, pois isso irá danificá-lo permanentemente. Seguindo essas dicas para seu grill, você terá alimentos saudáveis e saborosos por muito tempo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em grill e sanduicheira