Vamos esclarecer alguns pontos, para você descobrir qual a guitarra mais indicada para o tipo de som que quer tocar. Confira as dicas e escolha qual se adequa à sua personalidade musical: guitarra semiacústica ou guitarra elétrica.

Para diversificar os estilos, uma guitarra elétrica é o ideal

A guitarra elétrica é o modelo tradicional e mais conhecido. Ela é construída com seu corpo totalmente sólido, que produz um som natural baixo e que precisa ser canalizado para um amplificador por meio dos captadores. Normalmente, essas guitarras são usadas com pedais de efeito para potencializar e diversificar sua capacidade sonora, ou seja, são as guitarras certas para quem gosta de distorções, por exemplo. Sua grande vantagem é que pode ser utilizada para tocar literalmente todos os estilos, do reggae ao punk. Eric Clapton e Jimi Hendrix entraram para a história da música com essas guitarras.

Já o blues é departamento da guitarra semiacústica

Por sua vez, a guitarra semiacústica é um modelo intermediário entre sua forma elétrica e um violão convencional. Na verdade, é como se fosse uma criação híbrida, sendo maior em tamanho, apresentando uma caixa acústica e também tem entrada para captadores. Isso permite ao instrumento ser tocado com ou sem a ajuda de um amplificador. Como tem um som característico, por causa da ressonância, é uma opção indicada para quem gosta de tocar estilos como jazz e blues, ou músicas com uma pegada parecida. Um exemplo clássico? A famosa guitarra Lucille, tocada pelo lendário músico de blues B.B. King, é uma semiacústica.

Além das particularidades no som, a diferença de preço das guitarras é outro fator que impõe a diferença entre as duas. As guitarras elétricas são mais baratas e tem uma manutenção mais fácil. As semiacústicas são mais caras, com seus valores dependendo da sua qualidade e marca. Enfim, as possibilidades disponibilizadas pelos fabricantes são muitas, inclusive com guitarras para canhotos, e os preços do instrumento são para todos os bolsos. O mais importante é escolher qual tem a sua cara, uma guitarra semiacústica ou guitarra elétrica.