Quem está começando a tocar guitarra quer investir em um equipamento com um som legal, mas ainda não está seguro o suficiente para fazer altos investimentos. A guitarra para iniciantes ideal não é a mais cara, nem o modelo usado pelo seu ídolo, ou nem mesmo a mais bonita, já que com a prática você vai desenvolver suas próprias técnicas e gostos e, aí sim, investir em um modelo com o seu estilo.

Por sua vez, o conforto proporcionado pela guitarra e a facilidade de se praticar nela são pontos essenciais da escolha. O músico Les Paul desenvolveu, em parceria com a marca Gibson, as guitarras Les Paul, que são sinônimos de qualidade e inspiram outros modelos e versões do instrumento até hoje. Selecionamos alguns deles para te ajudar a escolher uma primeira guitarra.

Guitarra Les Paul Shelter

Essa guitarra Les Paul é da fabricante Shelter, e apresenta um modelo com corpo sólido de Basswood, um material mais barato, mas que não tira a qualidade do som gerado, e braço em Marfim, seguindo uma construção clássica. Inspirada no famoso modelo de guitarra elétrica Les Paul Gibson, ela oferece timbres que podem ir dos suaves aos distorcidos. Se você quer qualidade, mas não quer gastar muito dinheiro, a NAS305 é uma boa escolha para a primeira guitarra, ideal para quem quer tocar rock clássico. Sua escala é Rosewood, com marcações em bloco e 22 trastes. Os captores são humbuckers duplos, o tipo de ponte é fixa e têm três chaves seletoras.

Guitarra Les Paul Thomaz

Com projeto da fabricante Thomaz, a TEG-350 é outro exemplo de uma boa guitarra para iniciantes, que não exige um alto investimento. Seu corpo é feito de hardwood, e seu braço de maple. Esse modelo da guitarra Les Paul também segue a estrutura com captadores humbuckers duplos, ideal para um som mais pesado, mas sua ponte fixa não permite o uso de alavancas.

Guitarra Les Paul Ibanez

Essa guitarra, da fabricante norte-americana, Ibanez, tem seu diferencial no material do corpo e do braço, já que as duas partes da ART-100 são construídas de mogno, uma madeira de excelente qualidade, que se reflete na limpeza do som. O resto da estrutura segue o modelo clássico da guitarra Les Paul, com captadores humbuckers duplos, braço colado, escala Rosewood e três chaves seletoras. Indicada para quem curte hard rock e metal, já que possibilita boas distorções e é um modelo confortável de tocar.

Depois de ver alguns modelos Les Paul, conheça outras guitarras e descubra qual a melhor para você.