SSD externo sendo conectado ao notebook através de um cabo USB

Melhor SSD externo em 2021: 5 opções para comprar

Veja os melhores modelos de SSD externo do ano e garanta mais velocidade e armazenamento para a sua rotina

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Um SSD externo pode ser o diferencial para aumentar a velocidade na sua transferência de artigos. Isso é ainda mais verdadeiro se você precisa levar muitos GB de um PC para o outro no seu dia a dia. Diferente do disco rígido, popularmente conhecido como HD, ele apresenta um amarzenamento mais rápido e silencioso.

Mas, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher o melhor modelo da categoria. Afinal, é melhor investir em um HD ou SSD externo? Qual a melhor forma de usar o HD externo SSD? Para esclarecer essas e outras dúvidas, reunimos tudo sobre o assunto em um só lugar - incluindo as melhores opções de 2021 para comprar.

Falando em memória extra para o seu dispositivo, você também pode conferir outras seleções, como a de melhores HDs externos do ano, HDs externos de 500GB e HDs externos de 1TB.

Por que comprar SSD externo?

Antes de mais nada, é preciso entender que o SSD externo nada mais é do que um disco externo. Isso significa que ele funciona como uma alternativa portátil para guardar arquivos pesados, rodar programas e jogos, editar vídeos e muito mais. Por isso, o item é uma das principais sugestões para garantir uma dose extra capacidade de armazenamento e velocidade para o seu dispostivo.

Se você precisa lidar e transferir com frequência com programas e arquivos pesados, como vídeos em 4K, ter o SSD externo instalado na máquina pode fazer toda a diferença. Isso porque o modelo não conta com discos físicos internos, ou componentes mecânicos, garantindo mais velocidade na execução dessas tarefas. Além disso, o SSD externo tende a ser mais compacto, leve e resistente - o que permite carregá-lo para qualquer lugar.

Qual o melhor: HD externo ou SSD?

Quando se trata de armazenamento e velocidade, uma coisa é certa: o SSD externo sempre sairá na frente do HD. Embora desempenhe funções parecidas, os dispositivos se diferenciam no quesito velocidade. Isso porque até mesmo um SSD externo 500GB é capaz de abrir programas, pastas e jogos em poucos segundos. Outra vantagem do acessório que ultrapassa o HD é a sua ação silenciosa. Como o dispositivo não apresenta atividades mecânicas, é possível utilizá-lo sem ouvir ruídos.

Além disso, a praticidade do SSD externo é outro fator que garante o seu favoritismo. Diferentemente do HD (embora existam também opções portáteis de HD), ele costuma ser compacto e até mesmo caber na pauta da mão. Sendo assim, você pode levá-lo para qualquer lugar sem garantir um peso extra na bolsa. Basta conectá-lo no notebook ou desktop na entrada USB, aguardar a configuração automática e pronto.

É importante ressaltar que todos esses benefícios do SSD externo possuem o seu preço. Com valores que podem chegar até R$ 2.000, ele é sempre mais caro do que os HDs. Justamente por isso, é importante considerar o custo-benefício de comprar um SSD externo de acordo com as suas necessidades.

Como usar HD externo SSD?

Homem utilizando SDD externo conectado ao notebook
Saiba como utilizar o SSD externo da maneira correta (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Acessar os seus arquivos através do SSD externo não costuma ser uma tarefa difícil. Geralmente, os sistemas operacionais já apresentam integrações plug and play. Com isso, tudo o que o usuário precisa fazer é conectar o SDD externo ao dispositivo e aguardar o surgimento da pasta de acesso na tela.

Todo o processo tende a ser bastante prático e intuitivo. Para importar e exportar arquivos, por exemplo, o processo é o mesmo feito nos computadores. Basta arrastar os mesmos para dentro ou para fora das pastas. No entanto, é preciso estar atento às entradas disponíveis no SSD externo escolhido para se certificar de que são as mesmas disponíveis no seu PC ou notebook.

Melhores modelos de SSD externo

SSD Externo HP P500

Se você está em busca de um SSD externo que combine design e potência, o HP P500 é a escolha certa. Com estrutura minimalista, o modelo apresenta um revestimento metálico que garante proteção contra quedas e choques. Por outro lado, esse SSD externo proporciona todas as configurações necessárias para um armazenamento eficiente de dados. Isso tudo graças à sua tecnologia 3D NAND, que empilha três células de memória e aumenta a capacidade de armazenamento. A sua interface é USB 3.1 Tipo C, a mais moderna do mercado, que costuma ser usada para carregar smartphones. Esse SSD externo é compatível com sistemas operacionais, como Windows, Mac e Android.

Prós desse SSD externo:

  • Apresenta um dos valores mais acessíveis do mercado
  • Boa taxa de velocidade
  • Design minimalista e compacto

Contras desse SSD externo:

  • De acordo com a fabricante, a sua capacidade é de 120GB - o que pode não ser ideal para grandes volumes de dados

SSD Externo Adata SD600Q

 SSD Externo azul da marca Adata
Velocidade e resistência são os benefícios desse SSD Externo da Adata (Foto: Reprodução/Adata) 

A segunda sugestão de SSD externo da nossa lista é o Adata ASD600Q. Conhecido pelos usuários pela sua resistência, o modelo apresenta um acabamento de silicone que garante proteção contra choques. Enquanto isso, a sua confecção em 3D permite uma dissipação maior do calor, evitando o superaquecimento.

Outra vantagem desse SSD externo é a velocidade. Isso porque ele apresenta uma velocidade de leitura de 440MB/s. Com isso, é possível manusear e acessar arquivos grandes e pesados com mais facilidade.

Além disso, ele é compatível com o padrão USB 3.1 e, por isso, possui velocidades de transferência muito rápidas. Nesse sentido, o Adata ASD600Q é um SSD externo de alta qualidade, mas é importante lembrar que o produto oferece uma capacidade de armazenamento de 240GB - sendo ideal para arquivos grandes, mas não gigantes.

Descubra os melhores preços para o SSD Externo Adata SD600Q!

Prós desse SSD externo:

  • Leve e compacto
  • Custo-benefício
  • Alta resistência e durabilidade
  • Impede o superaquecimento
  • Compatibilidade com longa lista de dispositivos, incluindo Windows, Mac e Android

Contras desse SSD externo:

  • Disponibiliza apenas 240GB de armazenamento

SSD Externo Extreme Portable 500GB SanDisk

O modelo da SanDisk é uma boa alternativa para quem procura um SSD externo portátil. Seu tamanho pequeno, de apenas 2,07 x 3,97 polegadas, aliado aos 500GB de armazenamento, o tornam ideal para quem precisa de praticidade e velocidade. Outro diferencial do seu design é a abertura no topo, que permite ao usuário prendê-lo em chaveiros ou até mesmo no bolso de mochilas.

Quanto à sua velocidade, a fabricante assegura transferências de alta velocidade de leitura de até 550MB/s. Isso significa que esse SSD externo é perfeito para guardar, editar e reproduzir fotos, vídeos e outros arquivos de alta resolução. Com uma classificação IP55, ele também é resistente a chuva, pingos, derramamentos e poeira.

Prós desse SSD externo:

  • Design compacto, moderno e leve
  • Alta compatibilidade
  • Excelente velocidade de transmissão de acordo com seu custo
  • Alta resistência e durabilidade
  • Ampla compatibilidade

Contras desse SSD externo:

  • Segundo a nossa análise, não possui contras

SSD Externo Seagate Expansion

Precisa de bastante espaço para guardar seus arquivos, mas não quer gastar muito? Esse SSD externo da marca Seagate, pode ser a solução. Com um dos preços mais acessíveis do mercado, o modelo oferece 500GB de capacidade de armazenamento. Por ter uma velocidade de até 400MB/s, ele é bastante recomendado para rodar arquivos pesados, como vídeos e fotos em 4K.

Outro diferencial desse SSD externo é a função "arrasta e solta" que permite fazer upload de PCs e notebooks com Windows e macOS. Com isso, é possível realizar a tarefa sem a necessidade de um software. Quanto ao seu manuseio, é preciso ter um cuidado redobrado, já que o dispositivo é extremamente pequeno e pode ser perdido com facilidade. Além disso, é importante lembrar que adquirir um cabo USB-C separadamente pode ser necessário para utilizá-lo em PCs e notebooks com essa conexão.

Prós desse SSD externo:

  • Design compacto, moderno e leve
  • Resistente a quedas e impactos
  • Sistema arrasta e solta com plug & play
  • Bom custo-benefício
  • Capacidade de armazenamento de 500GB

Contras desse SSD externo:

  • Velocidade poderia ser maior
  • Exige a aquisição de cabos específicos para a conexão com alguns dispositivos

SDD Externo Samsung T7 Touch

SSD Externo da marca Samsung
O SDD externo Samsung T7 Touch é um dos maiores destaques da categoria (Foto: Reprodução/Samsung) 

O último SDD externo da nossa lista é o modelo mais seguro e potente da categoria. Embora seja extremamente leve e compacto, com apenas 100g, ele não deixa a desejar no quesito velocidade e segurança na transmissão de dados. A sua transferência e leitura pode ser feita em até 1.050MB/s, permitindo transferir arquivos nove vezes mais rápido do que com discos rígidos tradicionais.

Outra funcionalidade importante para os usuários é o uso de senha e do leitor de impressão digital. Com elas, é possível garantir que apenas você será capaz de acessar o seu conteúdo. Em relação à compatibilidade, o modelo funciona em diversos dispositivos, incluindo PC, Mac, Android e iOS.

Procure os melhores preços para o SSD externo Samsung T7 Touch!

Prós desse SSD externo:

  • Design compacto, moderno e leve
  • Boas opções de armazenamento, como 500GB e 2TB
  • Velocidade de transmissão nove vezes mais rápida
  • Segurança com senha e impressão digital
  • Capacidade de armazenamento de 500GB

Contras desse SSD externo:

  • Apresenta um valor mais elevado