Melhor SSD 240GB: 9 opções de várias marcas

Confira qual é o melhor SSD 240GB que você pode comprar em 2021 e turbine o desempenho do seu computador ou notebook.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Um SSD 240GB tem tudo para transformar a sua experiência com o computador ou com o notebook. Essa unidade de memória é bem mais rápida e silenciosa do que um HD, e isso você vai notar logo, pois a velocidade para ligar ou sistema e abrir programas é bem maior.

Aliás, SSD significa Solid State Drive, ou, em bom português, Unidade de Estado Sólido. Se você ainda não conhece muito bem, vale a leitura do nosso artigo O que é um SSD e para que serve?.

Atenção! Se você quer dar uma turbinada na sua máquina, verifique as especificações do seu computador ou notebook. Existem diferentes modelos de SSD de 240GB no mercado, e a falta de atenção pode fazer com que o usuário compre uma peça que seja incompatível com o aparelho.

Caso a sua opção seja por um SSD SATA, com certeza a placa mãe do seu notebook ou computador será compatível com ele. Isso ocorre pois ele utiliza a porta ou barramento SATA, que alcança uma velocidade de 6GB/s. Essas portas são como um caminho virtual que os dados fazem no PC. Assim, o barramento SATA é mais comum entre os modelos disponíveis no mercado.

Porém, no caso dos SSD NVMe, nem toda placa mãe será compatível, então é preciso verificar antes essa compatibilidade. Além disso, o SSD NVMe ainda vai ocupar uma porta PCI-e do seu notebook.

Existem ainda o SSD NMMe, que utiliza o barramento PCIe, mais moderno e que chega a uma velocidade de 32 GB/s. Porém, esse tipo de barramento, além de ser incompatível com o SATA, não é compatível com algumas placas mãe, portanto fique muito atento se essa for a sua opção.

Quer mais detalhes? Leia também o nosso artigo sobre Como escolher o modelo certo de SSD para o seu computador.

SSD 240GB: preço no Brasil

O SSD ainda é uma tecnologia relativamente nova e que tem o preço cada vez mais baixo. Na verdade, em termos de custo-benefício, já é um recurso que vale bastante, mesmo para quem está com o orçamento um pouco mais apertado.

Algumas versões do SSD 240GB no mês de junho de 2021 são encontradas por menos de 300 reais. Já as versões mais elaboradas, com tecnologia mais moderna, têm preços abaixo dos 800 reais. Pode ter certeza de que vale o investimento!

Melhores SSDs 240GB para comprar em 2021

Confira abaixo quais são as características de cada, entenda melhor essa relação SSD 240GB preço, e escolha o modelo perfeito para você.

SSD Kingston A400

undefined
O SSD 240GB da Kingston tem preço baixo e muitos benefícios (Divulgação/ Kingston)

Mesmo um modelo mais barato de SSD 240GB já apresenta uma grande vantagem em relação aos HDDs: a velocidade. O SSD Kingston A400, por exemplo, tem velocidades de 500Mb/s para leitura e 350Mb/s para gravação.

Um HD normalmente tem velocidades que vão de 50Mb/s para escrita e até 120Mb/s para leitura. Ou seja, o SSD tem um grande benefício por um custo que cabe no bolso.

E se você quer pesquisar outros SSDs, vale a pena dar uma olhada no nosso artigo Os 9 Melhores SSDs para PC e Notebook em 2021.

Por que esse SSD 240GB da Kingston vale a pena?

  • 500Mb/s para leitura e 350Mb/s para gravação.
  • Alto custo-benefício
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)

SSD Wd Green 2.5´

undefined
O SSD 240GB WD Green 2.5´tem velocidade de leitura que chega a 545 Mb/s (Divulgação/ WD Green)

O SSD WD Green 2.5´ é ainda um pouco mais rápido, com velocidade de leitura que chega até 545Mb/s sem que o preço seja muito mais alto do que o do modelo anterior.

Outro ponto importante a ser observado é a interface SATA IIi 6B/s, que mesmo não sendo o padrão mais moderno do mercado, ainda merece respeito e garante um desempenho que pode ser considerado muito bom.

Por que indicamos esse produto?

  • Alto custo-benefício
  • 545Mb/s para leitura
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)

SSD Crucial BX500

undefined
O SSD 240GB da Crucial tem monitoramento térmico e sistema de aceleração de gravação (Divulgação/ Crucial)

O SSD 240GB da Crucial tem monitoramento térmico e sistema de aceleração de gravação (Divulgação/ Crucial)

Mais um modelo SSD Sata 240GB (6Gb/s), o Crucial BX500 também se destaca por um preço bem em conta e por altas velocidades: 540Mb/s para leitura e 500Mb/s para gravação, graças ao sistema de aceleração de gravação SLC.

O modelo conta também com monitoramento térmico, um recurso que desacelera a velocidade do HD SSD 240GB em caso de superaquecimento. De acordo com o fabricante, a expectativa de vida do produto é de 1.5 milhões de horas.

E se você quer comprar um notebook que já venha com o SSD instalado, conheça a nossa lista Notebook com SSD: 7 modelos para comprar em 2021.

Por que esse produto é bom?

  • 540 Mb/s para leitura e 500 Mb/s para gravação
  • Vida do produto de 1,5 milhão de horas
  • Monitoramento térmico

SSD Sandisk Plus

undefined
O SSD 240GB da Sandisk tem velocidades são de 530Mb/s para leitura e de 440Mb/s para gravação (Divulgação/ Sandisk)

A Sandisk é mais uma marca muito respeitada quando o assunto é armazenamento de dados, e é claro que ela tem presença marcante no mercado de SSD 240GB. Esse modelo, inclusive, é resistente a choques caso você derrube o seu computador

As velocidades são de 530Mb/s para leitura e de 440Mb/s para gravação, e a interface é Sata Rev. 3.0 (6Gb/s). O preço também é bem competitivo, fazendo dessa uma das melhores opções em 2021.

Características desse SSD 240GB:

  • 530Mb/s para leitura e de 440Mb/s para gravação
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)
  • Alto custo-benefício

SSD Seagate Barracuda Q1

undefined
O SSD 240GB Seagate Barracuda Q1 promete durabilidade de 1,8 milhão de horas (Divulgação/ Seagate)

Durabilidade também é a palavra de ordem para o 240GB SSD Seagate Barracuda Q1, que tem uma vida útil de 1,8 milhões de horas de uso. Além disso, o modelo tem garantia de três anos do fabricante.

A interface, assim como nos modelos anteriores, é a Sata e as velocidades são de 550Mb/s para leitura e de 500Mb/s para gravação.

Maiores vantagens da unidade de memória

  • 550Mb/s para leitura e de 500Mb/s para gravação
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)
  • Alto custo-benefício

SSD Lexar NQ100

undefined
O SSD 240GB SSD Lexar NQ100 é mais uma boa opção com a interface Sata III (Divulgação/ Lexar)

Mais uma boa opção com a interface Sata III, o SSD 240GB NQ100 da Lexar tem velocidades de até 550 MB/s para leitura e de até 445MB/s para escrita. A vida útil é de 1,5 milhão de horas.

Uma dica bacana para quem acha que 240GB é pouca memória é usar o SSD junto com um HD de, por exemplo 1TB. Dessa forma, o SSD pode ser usado para instalar o sistema operacional e programas que você vai abrir com muita frequência, enquanto o HDD fica responsável por guardar vídeos, fotos, ou qualquer arquivo mais pesado.

Por que o SSD 240GB vale a pena?

  • 550 MB/s para leitura e de até 445MB/s para gravação
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)
  • Alto custo-benefício

SSD Corsair Force Series MP510

undefined
O SSD 240GB da Corsair usa a interface NVMe, o que garante muito mais velocidade. (Divulgação/ Corsair)

É hora de um salto de tecnologia! O SSD Corsair Force Series MP510 usa a interface NVMe, diferente da Sata apresentada nos itens anteriores dessa lista. O que isso significa? Muito mais velocidade.

O SSD NVME 240GB da Corsair chega a 3.480MB/s para leitura e 3.000 MB/s para gravação. Isso acontece porque um SSD M2 NVMe pode ser quase sete vezes mais rápido que um SSD Sata III.

Para saber mais sobre essa tecnologia, confira o nosso artigo SSD NVMe: o que é essa tecnologia e quais suas vantagens?.

Pontos altos desse SSD M2 240GB:

  • SSD MNVMe
  • 3.480MB/s para leitura e 3.000MB/s para gravação
  • M.2 2280 compacta que pode ser conectada diretamente no notebook ou na placa-mãe

SSD HP S600

undefined
O SSD 240GB usa a tecnologia Flash NAND (Divulgação/ HP)

A HP é uma das marcas mais conhecidas do mercado e tem produtos de alta qualidade, como é o caso do SSD 240GB HP S600, que tem garantia de um ano.

Esse modelo tem a interface SATA III, que garante velocidades de 520 MB/s para leitura e de 500 MB/s para gravação. Outro detalhe é a presença da tecnologia Flash NAND, que “empilha” chips de silício dentro da unidade de memória, melhorando o desempenho.

Vantagens para o usuário

  • 520MB/s para leitura e de até 445MB/s para gravação
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)
  • Alto custo-benefício

SSD Gamer Kingston Hyperx Fury

undefined
O SSD 240GB SSD Gamer Kingston Hyperx Fury tem desempenho otimizado para jogos (Divulgação/ Kingston)

Finalizando a nossa lista, o SSD M2 240GB Gamer Kingston Hyperx Fury foi projetado para quem curte um bom game no computador ou no notebook. De acordo com o fabricante, ele proporciona tempo de carregamento mais rápido dos mapas e das fases dos jogos.

O modelo conta com o controlador SandForce SF-2281, que além de melhorar o desempenho do SSD 240GB, ainda aumenta a durabilidade.

Por que o SSD finaliza a nossa lista?

  • Desempenho otimizado para gamers
  • Interface Sata Rev. 3.0 (6Gb/s)
  • Controlador SandForce SF-2281