Logo Buscapé
Logo Buscapé

O SSD M.2 é uma ótima opção para aumentar a velocidade de um computador ou um notebook. De fato, a performance da máquina tende a ser muito maior devido a essa tecnologia de memória.

Há alguns anos, todos nós usávamos um HD como unidade de memória nos nossos computadores. O SSD é uma espécie de sucessor dos Hard Disks, com a diferença de não contar com nenhuma parte mecânica e apresentar um desempenho muito superior. Já o SSD M.2 é ainda mais moderno.

Se você ainda não conhece em detalhes essa tecnologia, não se preocupe, porque vamos nos aprofundar nessa explicação aqui embaixo.

Logo depois, vamos apresentar as melhores opções de compra de SSD M.2 para comprar em 2022. Vem com a gente!

Mais uma dica: pode ser mais fácil para você comprar um computador novinho que já venha com um SSD.

Então, veja a nossa lista de Notebook com SSD: 7 modelos para comprar!

O que é SSD M.2?

O SSD (ou Unidade de Estado Sólido) é uma tecnologia de armazenamento de dados criada para atender a computadores que exigem desempenho superior da unidade de memória.

Em primeiro lugar, foram criados os SSD mSATA e mais recentemente a geração SSD M.2, com tecnologia mais recente, chegou ao mercado.

Entenda o que é um SSD M.2 (Foto: Shutterstock)

Como funciona um HD SSD M.2?

O termo M.2 (também conhecido como NGFF, sigla de Next Generation Form Factor), é uma tecnologia para dispositivos internos, que emprega um maior número de especificações físicas em relação à tecnologia mSATA.

Com isso, essa tecnologia permite diferentes tamanhos e larguras de módulos.

Deu para entender? Não? Bom, então vamos traduzir!

O hardware do SSD M.2 oferece mais conexões, de modo que é possível o transporte de um maior número de dados a uma velocidade muito maior. Se os dados fossem carros que circulam por uma estrada, o M.2 seria um padrão de rodovia muito mais larga e com o asfalto muito melhor.

Tipos de SSD M.2

NVMe ou SATA?

Essa é uma questão muito importante para quem pergunta: como saber se minha placa-mãe suporta SSD M.2?

O primeiro passo para obter a resposta é conhecer os tipos de SSD M.2 e entender os padrões utilizados, que podem ser SATA, mais antigo, ou NVMe, mais moderno.

É comum encontrar o padrão SATA nas placas-mãe, uma vez que ele vem sendo usado há mais tempo. Se a sua máquina suporta apenas esse padrão, é possível instalar placas adaptadoras para o padrão NVMe, que já está presente nos computadores mais recentes.

Você pode conhecer mais sobre esse padrão acessando o nosso artigo SSD NVMe: o que é essa tecnologia e quais suas vantagens?

Entenda as diferenças entre SSD M.2 NVMe e SATA (Foto: Shutterstock)

Velocidade e armazenamento

O SSD M.2 possibilita velocidades muito maiores mesmo em relação aos SSDs mSATA (que já são cerca de dez vezes mais rápidos do que os HDs). É possível atingir 5.000 MB/s com as unidades mais modernas, baseadas no protocolo NVMe. O total de memória chega a 2TB.

PCIe ou não?

No campo da compatibilidade, há SSDs M.2 que suportam duas diferentes interfaces de armazenamento: SATA e PCI Express. A maioria das unidades SSD suporta apenas uma delas.

A interface SATA chega a um desempenho de 600MB/s, enquanto a PCIe pode chegar a até 2000MB/s. O melhor é escolher um SSD M.2 com essa segunda interface, mas fique atento porque o preço é maior.

Quer mais detalhes? Leia também o nosso artigo sobre como escolher o modelo certo de SSD para o seu computador.

SSD M.2: preço

Mesmo com um orçamento mais apertado, é possível turbinar o computador com um SSD M.2.

Os mais baratos têm um preço que passa pouco dos 300 reais. Já os modelos mais modernos chegam a custar mais de 2.500 reais.

Claro que, quanto mais moderno, com mais capacidade de memória e maior desempenho, maior também é o custo. No entanto, mesmo que você opte por um modelo mais barato de SSD M.2, já é possível notar um desempenho muito maior do que em um computador com HD.

Outra dica bacana: mesmo que você compre um SSD M.2 com menor capacidade de memória, você pode instalar nele o sistema operacional do computador e programas que você vai abrir com muita frequência

Enquanto isso, o HD fica responsável por guardar vídeos, fotos, ou qualquer arquivo mais pesado.

Aliás, se você quer saber mais sobre esse tipo de armazenamento híbrido, leia também o artigo HD x SSD: qual o melhor armazenamento de dados?.

Melhores SSDs M.2 para comprar em 2022

Conheça abaixo os modelos que selecionamos para você em sua busca um SSD M.2!

SSD Adata XPG SX6000

Começando a nossa lista, o SSD SX6000 tem ótimo custo-benefício para quem quer mais velocidade para o computador ou notebook sem gastar muito.

Ele tem capacidade de armazenamento de 256GB e velocidades de leitura e gravação que podem chegar até 1.800MB/s e 1.200MB/s, respectivamente.

Outras tecnologias presentes no HD SSD M.2 são o HMB (Host Memory Buffer) e o SLC Caching, que garantem um trabalho rápido da unidade. Seja na hora dos jogos ou de transferência de grandes arquivos.

Por que esse SSD Adata XPG SX6000 Lite vale a pena?

  • 1.800MB/s para leitura e 1.200MB/s para gravação
  • 256GB para armazenamento
  • Alto custo-benefício

SSD Kingston A2000

A Kingston é uma das referências quando o assunto é unidades de memória e tem o seu espaço aqui na nossa lista de melhores SSDs M.2 com o A2000, que tem velocidades de 2.200MB/s para leitura e 2.000MB/s para gravação. A capacidade de armazenamento é de 250GB.

Outro detalhe é que, segundo a fabricante, ele tem um consumo mais baixo de energia, o que diminui o gasto de energia e a geração de calor. Menos calor significa a garantia de desempenho máximo por mais tempo.

Por que esse SSD M.2 da Kingston vale a pena?

  • 2.000MB/s para leitura e 1.100MB/s para gravação.
  • 250GB para armazenamento
  • Alto custo-benefício

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro

Que tal turbinar o computador com mais estilo? O Adata XPG Gammix S11 Pro traz os benefícios de um bom SSD M.2 e ainda têm luzes de LED customizadas.

As velocidades de leitura e gravação podem chegar até 3.500MB/s a 1.200MB/s. A capacidade de armazenamento é de 256GB.

Segurança nunca é demais e esse modelo conta com criptografia AES de 256bits para garantir a integridade de todos os dados processados.

Por que esse SSD Adata XPG Gammix S11 Pro é bom?

  • 3.500MB/s para leitura e 1,200MB/s para gravação.
  • 256GB para armazenamento
  • Alto custo-benefício
  • Iluminação LED

SSD M2 Crucial P1

O SSD M2 Crucial P1 é mais um exemplo de uma boa relação entre custo e benefício. Ele conta com o desempenho acelerado pela tecnologia NVMe, o que garante velocidades de 2.000MB/s para leitura e de 1.700MB/s para gravação.

Sua capacidade de armazenamento é de 1TB, quatro vezes mais que os modelos anteriores.

Por que esse SSD M2 Crucial P1 é bom?

  • 2.000MB/s para leitura e 1.700MB/s para gravação.
  • 1TB de armazenamento
  • Alto custo-benefício

SSD WD Blue SN550

O SSD WD Blue SN550 é um SSD NVMe de excelente custo-benefício (Divulgação/ WD)

Outro SSD M.2 campeão de custo-benefício e com ainda mais memória, o SSD WD Blue SN550 oferece mais 500GB para armazenamento de dados e velocidade até quatro vezes maior do que os melhores SSDs SATA, segundo o fabricante. A taxa para a leitura é de 2.400MB/s e para gravação de 1.750MB/s.

Além disso, ele conta com o Western Digital SSD Dashboard, que monitora constantemente a integridade do SSD NVMe e aponta possíveis falhas em tempo real.

Por que esse SSD M.2 500GB da WD é bom?

  • 2.400MB/s para leitura e 1.750MB/s para gravação.
  • 500GB para armazenamento
  • Alto custo-benefício
  • SSD NVMe

SSD SAMSUNG 970 EVO PLUS

O SSD Samsung Evo Plus tem protetor térmico dinâmico para otimizar o desempenho (Divulgação/ Samsung)

O SSD M.2 entrega muito desempenho com a interface NVMe, capacidade de 500GB para armazenamento de dados e velocidades de leitura e gravação de 3.500MB/s e 3.300MB/s, respectivamente.

Além disso, ele tem também compatibilidade PCIe e protetor térmico dinâmico, que monitora automaticamente e mantém temperaturas de funcionamento. Esse tipo de controle minimiza possíveis quedas de desempenho.

Por que esse SSD Samsung 970 Evo Plus é bom?

  • 3.500MB/s para leitura e 3.300MB/s para gravação.
  • 512GB para armazenamento
  • Interface NVMe
  • Compatibilidade PCIe
  • Protetor térmico dinâmico

SSD Seagate Firecuda 510

O SSD Seagate Firecuda 510 tem uma vida útil de cerca de 1,8 milhão de horas (Divulgação/ Seagate)

Procure ótimas ofertas do SSD Seagate Firecuda 510

O SSD Seagate Firecuda 510 tem uma vida útil de até 1,8 milhão de horas. Bastante durabilidade somada a capacidade de 500GB de e velocidade de 3.450MB/s para leitura fazem desse modelo uma excelente opção de compra.

De acordo com a Seagate, esse SSD M.2 garante uma melhoria na experiência com jogos, em especial com um tempo menor para o carregando níveis e mapas e mapas. Boa pedida para os gamers.

Por que esse SSD M.2 Seagate é bom?

  • 3.450MB/s para leitura
  • 500GB para armazenamento
  • Interface NVMe
  • Compatibilidade PCIe

Corsair SSD M.2 Force Gen.4

O Corsair SSD M.2 Force Gen.4 é até 50 vezes maiores veloz do que alguns HDDs (Divulgação/ Corsair)

O SSD M.2 Force de quarta geração oferece velocidades de leitura e gravação até 10 vezes maiores do que alguns SSDs SATA e até 50 vezes maiores do que em alguns HDDs tradicionais, de acordo com a Corsair.

Em números absolutos, são 4.950GB/s para leitura e 4.250GB/s para gravação. Velocidade para turbinar o desempenho de qualquer computador ou notebook, além de 500GB de capacidade de armazenamento de dados.

Por que esse SSD M.2 da Corsair é bom?

  • 4.950MB/s para leitura e 4.250MB/s para gravação
  • 500GB para armazenamento
  • Interface NVMe
  • Compatibilidade PCIe

SSD SAMSUNG 980 PRO M.2

O SSD Samsung 980 PRO M.2 tem impressionantes 7.000 MB/s para leitura e 5.000 MB/s para gravação (Divulgação/ Samsung)

Chegamos ao nível top de linha dos SSDs M.2, e o que não falta nessa “prateleira” é qualidade e tecnologia. O SSD Samsung 980 PRO M.2, por exemplo, tem 1TB de armazenamento, interface NVMe e compatibilidade PCIe.

As velocidades chegam a impressionantes 7.000 MB/s para leitura e 5.000 MB/s para gravação. O preço, é claro, é maior, mas, se você pode investir um pouco mais, vale a pena.

Por que esse SSD M2 Samsung 980 Pro M.2 é bom?

  • 7.000MB/s para leitura e 5.000MB/s para gravação.
  • 1TB para armazenamento
  • Interface NVMe
  • Compatibilidade PCIe

SSD para jogos WD_Black SN850

Se você já ficou impressionado com as especificações do modelo anterior, prepare-se porque o SSD para jogos WD_Black é ainda mais rápido, com velocidades de 7.000 MB/s para leitura e 5.300 MB/s para gravação.

Claro, o SSD M2.0 tem interface NVMe, compatibilidade PCIe e tudo de mais moderno para quem está disposto a gastar mais no seu computador.

Antes de terminar a sua pesquisa, veja também a lista com os 9 melhores SSDs para PC e notebook. Pode ser que o seu modelo ideal esteja lá!

Por que esse SSD para jogos WD_Black é bom?

  • 7.000MB/s para leitura e 5.300MB/s para gravação.
  • 1TB para armazenamento
  • Interface NVMe
  • Compatibilidade PCIe

Faça economia de verdade na compra do seu SSD M.2!

Quer saber como fazer economia de verdade, melhorando as condições na compra do seu SSD M.2? Então você precisa conhecer nossos cupons de desconto e cashback!

Nos Cupons de Desconto Buscapé, você pode melhorar o preço de um produto aplicando um cupom disponibilizado em nossa página especial.

E com o Cashback Buscapé, você pode estar elegível a receber uma porcentagem do que gastou de volta em suas compras aqui no site. Saiba mais em nossa página especial do Cashback Buscapé e no vídeo a seguir!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!