5 mulheres de cabelos e cores de pele diferentes, com camisas brancas, se abraçando e sorrindo em fundo bege

Curvaturas de cabelo: confira o guia com produtos mais indicados para cada

Quer conhecer melhor o seu cabelo? Conheça os tipos de curvaturas de cabelo e os produtos mais indicados!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

As diferentes curvaturas de cabelo demandam cuidados direcionados a cada tipo de fio. Em outras palavras, cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos precisam apostar em rituais específicos para que as madeixas permaneçam saudáveis. Isso porque, na prática, as curvaturas de cabelo têm características próprias, que variam em espessura e ondulações, por exemplo.

Essas particularidades fazem com que cada cabelo tenha necessidades diferentes. E é por isso que conhecer a sua própria estrutura capilar é tão essencial - só assim dá para descobrir qual é o melhor tratamento e produtos mais indicados para você. Quer entender melhor sobre? Elaboramos um guia com os tipos de curvaturas de cabelo e os produtos mais indicados para cada um deles - veja só abaixo!

Vai começar ou está passando pela transição capilar? Veja 9 produtos para te ajudar durante o processo

Quais são os tipos de curvaturas de cabelo?

Para facilitar a compreensão sobre os próprios fios, as curvaturas de cabelo foram categorizadas em quatro grupos. Eles são divididos de acordo com as curvas e, em cada um, há três subdivisões por espessura. A nomenclatura vai de 1 a 4, aumentando conforme o grau de curvatura. Já as letras A, B e C se referem a espessura e a abertura dos cachos. Confira:

Tipo 1: Cabelos lisos

Existem três tipos de cabelo liso, sabia? Confere só aqui embaixo! (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Existem três tipos de cabelo liso, sabia? Confere só aqui embaixo! (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Como nome diz, os cabelos lisos não apresentam curvaturas. Suas variações se concentram na espessura e na textura dos fios, e ele tende a ser oleoso na raiz. Modelar cachos nesse tipo de cabelo requer habilidade e ajuda dos finalizadores apropriados.

Cabelo 1A: Fino e leve, com aparência escorrida. É sem volume e tem tendência a formar nós.

Cabelo 1B: Tipo mais fácil de ser modelado, mescla fios finos e encorpados.

Cabelo 1C: Com textura mais grossa e pesado, é o mais difícil de se modelar. Sua aparência é brilhante.

Cronograma capilar é indispensável - e aqui a gente te explica porque (e como) você deve montar o seu!

Tipo 2: Cabelos ondulados

Os cabelos ondulados lembram os cacheados, mas com ondas mais abertas (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Os cabelos ondulados lembram os cacheados, mas com ondas mais abertas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Esse tipo de cabelo já começa a apresentar ondulações, embora ainda não cheguem a ser propriamente cacheados. A tendência é que esses fios sejam oleosos na raiz e secos na ponta. O tipo 2 é o mais maleável tanto para alisamento quanto para formar cachos, desde que com o acabamento apropriado.

Cabelo 2A: É facilmente confundido com o liso, já que tem textura fina e leve. Entretanto, tem ondas suaves no formato de "S". Também tem mais tendência à oleosidade.

Cabelo 2B: Tem a curvatura levemente mais fechada que o tipo 2A. Mais pesado, pode apresentar frizz.

Cabelo 2C: Também conhecido como "encaracolado", tem a textura grossa, volume e curvatura acentuada.

Tipo 3: Cabelos cacheados

O cabelo cacheado tem formato de espiral e apresenta características específicas (Foto: Reprodução/Shutterstock)
O cabelo cacheado tem formato de espiral e apresenta características específicas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Os cabelos cacheados tem o formato de uma espiral. Essa é uma das curvaturas de cabelo que apresentam mais frizz e volume, e as madeixas também podem ser opacas. O formato é semelhante a uma mola, o que dificulta que a oleosidade da raiz chegue às pontas, fazendo com que elas fiquem mais ressecadas. A hidratação e nutrição são essenciais para esses cachos.

Cabelo 3A: Os cachos são mais soltos e mais abertos em relação aos tipos 3B e 3C, então acabam mantendo bastante movimento.

Cabelo 3B: As ondulações começam já na raiz, criando volume para as madeixas. As ondulações começam a fechar de forma simétrica.

Cabelo 3C: Com cachos bem fechados, definidos e grudados, estes fios tendem a ser os mais finos do tipo 3.

Você é um homem de cabelo cacheado? A gente tem 3 dicas definitivas para o seu visual aqui!

Tipo 4: Cabelos crespos

O cabelo crespo não chega a formar espirais e é bem fino (Foto: Reprodução/Shutterstock)
O cabelo crespo não chega a formar espirais e é bem fino (Foto: Reprodução/Shutterstock)

É importante enfatizar que cabelos crespos são diferentes dos cabelos cacheados. Os crespos formam curvaturas bem fechadas, mas não chegam a formar espirais como os cachos. Este é o tipo de curvatura de cabelo mais frágil, seco e quebradiço - portanto, requer atenção especial para suas necessidades.

Cabelo 4A: Bem semelhante ao tipo 3C, este tende a manter os cachos mesmo quando está molhado (enquanto o 3C costuma ficar mais ondulado). Outra diferença é que geralmente a curvatura começa desde a raiz e tem ainda mais volume.

Cabelo 4B: Espessura mais fina, com alta densidade e mais volume. Os cachos são pequenos, mas podem não ser naturalmente definidos.

Cabelo 4C: É ainda mais fino e mais frágil que os tipos anteriores. Os cachos são em formato de “zigue-zague” e quase não tem definição. É o mais volumoso.

Quais são os produtos mais indicados para cada tipo de cabelo?

Conseguiu identificar qual é o seu tipo de cabelo? Então agora vamos te apresentar os produtos mais indicados para você! Lembrando que a lista a seguir foi feita por especialistas, sempre considerando o custo-benefício dos produtos e com base na avaliação feita por nós e pelos usuários. Confere só!

Tratamento capilar: qual é melhor? Conheça 8 tipos para fazer em casa

Para cabelos lisos

A oferta de produtos para cabelos lisos é ampla, com produtos que promovem o controle da oleosidade na raiz sem prejudicar a hidratação nas pontas. Além disso, eles costumam prezar pelo alinhamento dos fios, combate à oleosidade excessiva e ao frizz.

1. Shampoo L'Oréal Professionnel Pro Longer

Se você tem o cabelo liso, é normal que as pontas fiquem bastante em evidência, certo? E para garantir que elas estejam sempre bem preenchidas e saudáveis, o Shampoo Pro Longer, da L'Oréal Professionnel, é pedida certa! Por sinal, vale apostar na linha completa, viu? Com destaque para a máscara de tratamento que nutre e reconstrói as pontinhas.

Ele é o 1º tratamento profissional preenchedor de pontas para um cabelo mais longo, denso e com brilho. Tudo isso porque a linha conta com a tecnologia de preenchimento Filler-A100. Legal, né? Se você estiver apostando no projeto Rapunzel, ele vai ser ainda melhor!

2. Shampoo e Condicionador Lowell Extrato de Mirtilo

Por outro lado, se você lida com excesso de oleosidade nos fios, o Kit Shampoo e Condicionador Lowell Extrato de Mirtilo pode ajudar. Como fios lisos são retos, é comum que sejam mais oleosos - isso acontece porque o óleo natural produzido no couro cabeludo escorre mais facilmente pelo comprimento.

O mirtilo, presente na fórmula desses produtos, vai ajudar a equilibrar a oleosidade, promovendo limpeza efetiva, mas sem ressecar. Além disso, esse kit ainda oferece ação prebiótica anticaspa, brilho imediato de longa duração e proteção contra a poluição.

3. Óleo capilar Wella Oil Reflections

E para deixar o liso com brilho e aspecto perfeito, o óleo finalizador Oil Reflections, da Wella, é um ótimo aliado. Isso porque sua fórmula é bem leve e não pesa nos fios, garantindo fios soltinhos após a aplicação. Sendo assim, ele pode ser usado como pré-shampoo, tratamento noturno, leave-in, proteção térmica contra secador e extra brilho.

A fórmula conta com Óleo de Abacate e Macadâmia (responsáveis pela nutrição instantânea e proteção dos fios) e entrega uma fragrância super agradável aos cabelos. Vale testar!

Para cabelos ondulados e cacheados

A estrutura semelhante dos fios tipos 2 e 3 fez com que marcas investissem em produtos únicos direcionados para as ondas e para os cachos. Esta é uma facilidade para quem ainda está na dúvida se o cabelo é do tipo 2C ou 3A, por exemplo.

1. Kit Shampoo e Condicionador Truss Curly

Precisa de um shampoo e condicionador para uso diário? A linha Truss Curly ajuda demais a deixar os cachos mais definidos, macios, sedosos e flexíveis. Na prática, os resultados só são possíveis por conta de ativos como Quaterphyl (agente antifrizz), queratina, avocado oil, panthenol e outros ingredientes condicionantes, nutritivos e poderosos.

Destaque inclusive para o Polar Rose Elixir presente na fórmula. Derivado de uma rosa exótica originária da Rússia e da Sibéria, o ativo é depositado no fio em forma de microcápsulas. Assim, até um dia após o uso, ele liberam uma ação hidratante e antioxidante de forma gradual nos cabelos. Legal, né?

2. Máscara Kérastase Discipline Maskeratine

Agora, se o objetivo é controlar melhor o volume das madeixas, uma boa opção é a máscara Discipline Maskeratine da Kérastase. Ela garante uma nutrição extra que ajuda a disciplinar cabelos volumosos trazendo flexibilidade e movimento aos fios.

Tudo porque carrega uma alta concentração de agentes lipídicos e nutritivos para extra reparação e nutrição. Ou seja, se você precisa domar melhor o frizz (característico as curvaturas de cabelo onduladas e cacheadas), essa máscara é uma boa aliada!

3. Kit Widi Care

Quer resolver a rotina capilar dos fios cacheados com um kit só? Então, dê uma chance a esse combo da Widi Care! Ele é mais indicado para curvaturas de cabelo cacheadas - mas dá um ar incrível para madeixas onduladas também viu?

Com o shampoo Higienizando a Juba você já sente a limpeza e hidratação de cara. Já com o Encaracolando a Juba, creme de pentear do kit, o cabelo começa a ganhar definição e volume. Depois, usando o Modelando a Juba, uma geleia de alta definição, o visual ganha cachos mega comportados. Por fim, o Revitalizando a Juba vai te garantir o day after perfeito, desamassando e dando um ar novo aos cachos nos dias seguintes à lavagem.

Para cabelos crespos

Os crespos têm características bem definidas e exigem cuidados direcionados para eles, com uma dose extra de hidratação e compostos que atuam no fortalecimento.

1. Combo Soul Power

A marca Soul Power é uma das queridinhas das crespas - e não à toa, viu? Os produtos são perfeitos para esse tipo de curvatura de cabelo e as fórmulas são do jeitinho que o público encaracolado gosta! No Combo Soul Power, por exemplo, você consegue 5 itens perfeitos para a rotina.

O Shampoo Magic Wash é sem sulfato e composto por ativos naturais para limpar e hidratar os fios. Já o condicionador anti-ressecamento conta com manteiga de karité e D-Pantenol para um toque sedoso no crespo.Junto a eles no combo estão o Curly Cream estimulador de cachos, o Modeling Curl seiva modeladora e a Power Butter Mask, a máscara de tratamento ideal para reparar cabelos ressecados e danificados.

2. Máscara Wella Professionals Nutricurls

Não tem jeito, o cabelo crespo é uma das curvaturas de cabelo que mais exige cuidados de nutrição, sabia? Para garantir que o fio (que é bem fino e frágil) se mantenha mais forte e bonito, a máscara Wella Professionals Nutricurls pode ajudar. Ela nutre intensamente, reduz o frizz e traz maciez para os cachos, garantindo aquele efeito de salão em casa.

Dá para confiar no resultado final porque esse produto (assim como toda a linha) têm tecnologia Nourish-in. Ela foi desenvolvida com extrato de trigo e óleo de jojoba, que ajudam a dar definição, efeito antifrizz e aspecto macio aos cabelos.

3. Gel em Creme Kérastase Curl Manifesto

Gel em creme Kérastase Curl Manifesto
O gel em creme de linha Curl Manifesto de Kérastase é ideal para finalizar cabelos crespos e cacheados

Definição é um dos benefícios mais buscados por quem tem cabelo crespo - e, nessa tarefa, o Gel em Creme Curl Manifesto, de Kérastase, é um melhor amigo. Ele combina as propriedades hidratantes de um creme com a fixação de um gel - o que resultado num produto perfeito para controle do frizz durante 24h, fios os mais nutridos com brilho intenso e definição.

A composição do produto conta com Mel de Manuka, um poderoso hidratante natural, além de Ceramida, que melhora a capacidade dos cabelos de reter a umidade. Legal, né? Se deu vontade de experimentar o Gel em Crem Curl Manifesto na rotina, é só clicar aqui para achar os menores preços (com cashback!) e garantir o seu.

Sempre que for comprar, o Buscapé pode te ajudar!

Se você decidiu experimentar um (ou mais) produtos acima, mas não quer estourar o orçamento, aproveite: o Buscapé te ajuda a economizar de verdade! Aqui, é possível encontrar ofertas com menor preço e cashback - ou seja, você paga um valor camarada e, ainda por cima, garante um dinheiro de volta no bolso para usar onde, como e quando quiser.

É ou não é incrível? Para entender como funciona nosso cashback, é só ver o vídeo aqui embaixo:

Aproveitando, a gente tem muito mais vantagens pra você, viu? Como um assistente de compras inteligentes, oferecemos cupons de desconto, comparativo de preços, alerta para comprar pelo menor valor, lives informativas... para saber tudo, é só clicar aqui e conferir! Vai comprar? O Buscapé te ajuda!