Logo Zoom
Logo Zoom

Já ouviu falar em esfoliante capilar? Assim como a pele do rosto e do corpo, o couro cabeludo também pode se beneficiar da esfoliação para remover as células mortas e promover a renovação do tecido capilar. Mas, se você está estranhando a ideia usar um produto abrasivo no couro cabeludo, ou pensando que isso vai prejudicar os fios, não se preocupe. Usando o esfoliante capilar da forma certa, ele será o aliado perfeito para higienização e até para acelerar o crescimento dos fios!

E para garantir que todos os benefícios da esfoliação do couro cabeludo sejam aproveitados, reunimos aqui embaixo tudo que você precisa saber sobre o produto. Continue lendo o artigo para saber o que é o esfoliante capilar, para que serve e como usá-lo na rotina de cuidados capilares. Veja só!

Aproveite para conferir a nossa lista com os melhores esfoliantes corporais do ano!

O que é esfoliante capilar? Veja para que serve o produto

Saiba tudo sobre esfoliante capilar: o que é, para que serve e quais os benefícios (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O esfoliante capilar é um produto abrasivo e, por isso, tem a função de remover as células mortas e promover a renovação da pele do couro cabeludo. Na prática, ele ajuda na higienização e estimula o nascimento de fios mais fortes e saudáveis. Isso porque um couro cabeludo limpo, sem descamação ou oleosidade excessiva, é um ambiente propício para o crescimento do cabelo.

No entanto, dependendo da composição, o esfoliante capilar também pode ser hidratante, controlar a oleosidade, ajudar a tratar alergias e ter outras inúmeras funções. Se você sofre com algum problema específico no couro cabeludo, consulte um dermatologista. Ele saberá indicar o produto certo para a sua necessidade.

Quais são os benefícios do esfoliante capilar para a saúde dos fios?

O esfoliante capilar ajuda a deixar os cabelos mais fortes e macios (Foto: Shutterstock)

Se você sofre com afinamento, queda capilar, fios fracos e quebradiços, ou cabelo perdendo volume e viço, o esfoliante capilar pode ser um grande aliado. A explicação é simples: a função abrasiva desse produto ajuda a remover o acúmulo de silicones, petrolatos e óleos mineirais do couro cabeludo - componentes são resíduos de shampoos, condicionadores e séruns que você pode estar usando no seu dia a dia. Como eles bloqueiam e "sufocam" a fibra capilar, isso impede que ela receba os nutrientes das máscaras de tratamento, por exemplo.

Além disso, como mencionamos anteriormente, outro benefício do esfoliante capilar é remover as células mortas e renovar a pele do couro cabeludo. Essa é uma forma de estimular o crescimento de fios mais fortes e saudáveis. Ah, e uma dica: seus cabelos vão se beneficiar ainda mais se você realizar o tratamento de esfoliação aliado ao cronograma capilar! Ele nada mais é do que uma rotina de cuidados para repor todos os nutrientes que o fio necessita periodicamente.

Para saber mais, vale clicar aqui e entender por que você deve montar o seu cronograma capilar.

Como usar o esfoliante capilar? Passo a passo e dicas para esfoliação em casa

O passo a passo para usar um esfoliante capilar é parecido com a aplicação de um shampoo. Aqui, a diferença está na forma como você deve massagear o produto no couro cabeludo, estimulando a região. Talvez possa parecer desconfortável usar uma fórmula abrasiva no couro cabeludo, mas garantimos que usar o esfoliante capilar é muito menos estranho do que parece, viu? Embora o passo a passo varie dependendo do produto, ele costuma ser mais ou menos assim:

1º passo: molhe os cabelos e retire o excesso de umidade dos fios;

2º passo: depois, coloque uma quantidade de produto equivalente a uma moeda de um real na palma da mão;

3º passo: aplique o esfoliante capilar nos fios e massageie suavemente o couro cabeludo até que forme uma espuma homogênea ou até que você sinta que espalhou o produto por toda a cabeça;

4º passo: enxágue normalmente até que não haja resíduo do produto na cabeça e nos fios.

Além disso, também é importante usar o produto na frequência certa, ok? O máximo indicado é aplicar o esfoliante capilar de 2 a 3 vezes na semana - ou conforme orientação do seu dermatologista.

3 indicações de esfoliante capilar para testar

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como usar o esfoliante capilar, que tal testar algumas opções? Atualmente, existem várias opções desse produto no mercado - mas separamos pelo menos 3 opções que vale a pena experimentar. Confere só!

1. Esfoliante Capilar Anticaspa Scalp Alfaparf

Se você sofre com caspa, esse esfoliante capilar Alfaparf é uma ótima opção. Ele é suave, purifica o couro cabeludo e ajuda a estabelecer o equilíbrio da oleosidade - por isso, é perfeito para cabelos oleosos ou com caspa. Dá para usar sem medo, afinal, ele conta uma fórmula bem delicada, que ajuda fazer uma limpeza profunda sem agredir a pele.

Por sinal, para quem não conhece, a Alfaparf é uma marca italiana com grande experiência em tratamento de cabelos, viu? Bem popular na Europa, ela conta com laboratórios internacionais de pesquisa, um alto padrão de formulações e tecnologia de ponta - não à toa, já exporta para mais de 80 países!

2. Esfoliante Capilar So Pure Exfoliating Treatment Keune

Esse esfoliante capilar da Keune, uma das maiores marcas de cuidados capilares aqui no país, é um tratamento eficaz contra caspa, descamação e alergias. Isso porque o esfoliante capilar So Pure alivia a irritação e a coceira enquanto nutre e hidrata os fios.

Aqui, vale um destaque especial para a fórmula livre de parabenos e com vários ingredientes orgânicos - entre eles, o óleo de melaleuca, um poderoso agente com propriedades curativas e cicatrizantes.

3. Esfoliante Capilar Monange Boost de Crescimento

Por fim, a dica é o esfoliante capilar da Monange - que, segundo a marca, deve ser utilizado antes do shampoo. Isso porque ele tem a função de preparar o couro cabeludo para receber os outros tratamentos e absorvê-los mais profundamente. A fórmula desse esfoliante capilar conta com ingredientes como a jojoba, que limpa o couro cabelo e ajudam no crescimento saudável dos fios.

A argila verde, o alecrim e a babosa, também presentes na composição, são ingredientes que tem um alto poder de nutrição, sabia? Eles alcançam até a segunda camada da fibra do cabelo, contribuindo para o fortalecimento dos fios e prevenindo a queda. Além da composição repleta de ingredientes naturais, o produto é livre parabenos, sal, petrolatos e óleo mineral.

Confira aqui as ofertas do esfoliante capilar Monange e encontre os melhores preços!