Mulher caucasiana aplicando hidratação de cabelo

Hidratação caseira para o cabelo: como fazer?

Como hidratar o cabelo em casa: veja o passo a passo e os melhores produtos para fazer hidratação caseira para o cabelo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A hidratação capilar é um dos cuidados mais básicos que devemos ter com os fios! Afinal, o cabelo perde umidade todos os dias, especialmente quando exposto ao sol, à poluição e ao calor do secador e de outras ferramentas. É justamente a umidade que mantém os fios macios, leves e soltos, com aquele aspecto saudável.

Mas sabemos que uma hidratação no salão pode sair bem cara, não é? Por isso, vamos te ensinar como fazer uma super hidratação para cabelo caseira. Assim você pode manter seus fios saudáveis, tratando com regularidade em casa. Também vamos sugerir alguns produtos com faixas de preço variadas, que dão resultados incríveis em vários tipos de cabelo. Trabalho completo!

Como hidratar o cabelo em casa?

O resultado da hidratação caseira para o cabelo não depende só dos produtos e da saúde dos seus fios: a forma como você lava o cabelo também influencia no resultado. E será que você está lavando seus cabelos corretamente? Aqui vai um passo a passo para tirar qualquer dúvida.

  1. Escolha um shampoo compatível com o seu tipo de cabelo (liso ou cacheado, ressecado ou oleoso) e que higienize os fios de forma suave.
  2. Use água fria ou morna para lavar os cabelos, evite ao máximo a água quente. Assim como os shampoos com componentes agressivos, a água quente retira excessivamente a oleosidade natural dos fios. Isso pode deixar seu cabelo ressecado ou provocar efeito rebote, quando o couro cabeludo produz ainda mais óleo para compensar o ressecamento.
  3. Aplique a quantidade equivalente a uma moeda de um real na raiz do cabelo e massageie suavemente - não precisa esfregar com força. Apenas espalhe o shampoo da raiz para o comprimento dos fios e enxágue. Aplique o shampoo uma segunda vez, se achar necessário.
  4. Enxágue sem deixar resíduos.
 Hidratação caseira para cabelo: mulher de costas lava os cabelos longos
Massageie a raiz dos cabelos suavemente e só espalhe o shampoo para o comprimento dos cabelos antes de enxaguar (Foto: Shutterstock)

Kit Shampoo e Condicionador Nutri-Enrich Wella

Kit Shampoo e Condicionador Expert Inforcer L'Óreal

Kit Shampoo e Condicionador Cachos Turbinados SOS Hidratação Salon Line

Kit Shampoo e Condicionador Liso Extremo SOS Hidratação Salon Line

Hidratação caseira: como fazer em casa

Depois que o cabelo estiver lavado, é hora da hidratação caseira. O primeiro passo é escolher um creme de hidratação compatível com o seu cabelo e com a sua rotina.

Se você tem pouco tempo para cuidar da beleza, há máscaras para hidratação caseira que são absorvidas em menos de 5 minutos. Cremes mais leves podem funcionar bem em cabelos finos, para que os fios não fiquem com aspecto grudado e pesado. Já cabelos cacheados podem se dar bem com cremes mais densos, já que a estrutura encaracolada do fio dificulta naturalmente a chegada dos óleos naturais às pontas, aumentando as chances de ressecamento.

  1. Retire o excesso de água do cabelo com uma toalha até que fique suavemente úmido.
  2. Separe o cabelo em sessões ou mechas e aplique o creme, massageando cada uma por alguns segundos. Aplique o produto apenas no comprimento e nas pontas.
  3. Você pode potencializar o efeito da máscara adicionando um pouco de óleo capilar. Esses produtos têm vitaminas e outros componentes concentrados que devolvem a saúde dos fios. Mas atenção à fórmula: escolha um óleo com ingredientes que tratam o fio de verdade, e não silicones que só vão deixar o cabelo mais alinhado, sem hidratar.
  4. Deixe a máscara agir no cabelo pelo tempo recomendado na embalagem do produto. Você pode deixar os cabelos livres, usar uma touca térmica ou uma touca difusora. O diferencial da touca difusora é que você pode potencializar a absorção do creme gerando calor com o secador - mas deixe a temperatura morna. E nada daquelas toucas elétricas que elevam demais a temperatura!
  5. Após o tempo de ação da máscara, enxágue o produto com água fria ou morna.
  6. Aplique um condicionador compatível com seu tipo de cabelo no comprimento e nas pontas. Passe longe da raiz! O acúmulo de produto no couro cabeludo pode causar caspa, oleosidade excessiva e até queda de cabelo.
  7. Enxágue o condicionador. Se quiser, finalize com um pouco de óleo capilar ou creme leave-in. Esses produtos ajudam a reter a umidade por mais tempo. Tem dúvidas sobre o que são produtos leave-in? Entenda aqui.
  8. Depois da hidratação caseira, você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou finalizar com secador. A touca difusora também funciona muito bem nessa etapa. Se for usar o secador, não esqueça do protetor térmico! Veja a nossa lista com os melhores protetores térmicos para cabelo.

Listamos alguns dos melhores produtos leave-in do mercado, confira. E se você quer saber mais sobre os óleos capilares, aqui estão 7 dos melhores óleos capilares com finalidades variadas.

Máscaras populares:

Pantene Hidratação Intensiva

Lola Cosmetics Dream Cream

Elseve Reparação Total 5

Máscaras profissionais:

Wella Oil Reflections

L'Óreal Expert Nutrifier

Revlon Uniq All In One Super Mask

A hidratação não é o único tratamento importante para manter o cabelo saudável. Nutrição e reconstrução também são importantes para garantir fios macios e fortes. Entenda por que você deve montar o seu cronograma capilar.

A queratina é uma proteína que compõe os cabelos: ela garante a resistência e a integridade dos fios. Veja as cinco melhores opções de produtos com queratina para os cabelos.