Mulher aplicando leave-in nos cabelos crespos

O que é leave-in e como usar o produto nos cabelos?

Entenda o que é leave-in e como ele pode te ajudar nos cuidados diários com o seu cabelo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter cabelos bonitos e saudáveis exige cuidados diários. Além de usar os produtos certos para lavar e hidratar os fios, é preciso também finalizar as madeixas da maneira certa para o resultado ficar perfeito. E existe um produto indispensável para quem quer manter cabelos hidratados, brilhantes, sedosos e sem frizz. Você já sabe o que é leave-in?

Ele é um dos produtos mais queridinhos, pois normalmente possui vários benefícios em uma embalagem só, por exemplo, funcionando como protetor térmico também. Além disso, é sempre recomendado ter a versão spray na bolsa para quando for necessário retocar os efeitos do leave-in nos fios.

Com a ajuda da especialista Anna Dornelles (@hair.adorneles), que é cabeleireira, te contamos o que é leave-in, para que serve, quais são seus benefícios e como escolher o melhor produto para o seu tipo de cabelo.

Procura por um protetor térmico para o seu cabelo? Veja aqui uma lista com as 7 melhores opções para comprar

O que é leave-in?

O leave-in é um creme sem enxágue que deve ser usado como um dos produtos de finalização do cabelo. Na prática, suas funções se diferem do creme de pentear e, por isso, é interessante associar os dois para ter um resultado melhor.

"Leave-in significa 'deixar ficar' em inglês. Por isso, trata-se de um creme sem enxágue que deve ser usado depois que os cabelos forem lavados e condicionados", explica Anna.

No caso do leave-in, a especialista indica que ele deve ser usado após o banho, depois que os cabelos forem lavados e condicionados. "Algumas opções de leave-in até podem ser usadas mesmo com o cabelo não lavado, somente para alinhar e reduzir o frizz. Essas são perfeitas para o chamado Day after, mantendo os fios bonitos e disciplinados mesmo que não estejam limpos", completa.

Para que serve leave-in e quais são os benefícios?

O leave-in é um finalizador que pode ter várias texturas: creme, spray e mousse. Ele ajuda a hidratar o cabelo, deixando os fios mais definidos, brilhantes e diminuindo o frizz. E esses são só alguns dos efeitos do produto nas madeixas.

"Além de controlar o frizz, ele também ajuda a reduzir porosidade dos fios, controlar volume, garantir proteção térmica e solar e ainda tem efeito condicionante, proporcionando maciez", destaca a cabeleireira.

Já o creme de pentear só tem uma textura e suas principais funções são desembaraçar os fios e auxiliar na definição, principalmente de cabelos ondulados, cacheados ou crespos.

Como entra na categoria de finalizadores protetores, a maioria dos leave-ins também funciona como protetor térmico. Isto evita que os fios sejam danificados pelo calor de chapinhas ou pranchas, secadores e do sol.

Como aplicar o leave-in?

Por ser um produto finalizador, o leave-in deve ser usado depois de lavar os cabelos. Veja o passo a passo.

Fios de cabelo sendo massageado com creme capilar
Sinta a diferença da hidratação de seus cabelos com o uso do Leave-In (Imagem: Reprodução/ Shutterstock)

1º passo

Lave os cabelos com o shampoo de sua preferência. Se for o dia de hidratação, use a máscara nos fios, deixe agir e enxágue. Finalize a lavagem com o condicionador. Aproveite este momento para desembaraçar os fios. Enxágue após o tempo de ação recomendado pelo produto.

2º passo

Após o banho, tire o excesso de água dos fios com uma toalha, apertando o pano contra as mechas, mas sem esfregar para evitar quebras.

Mulher negra secando cabelo no banheiro
Conquiste uma maior saúde de seus cabelos com o uso do Leave-In (Imagem: Reprodução/ Shutterstock)

3º passo

Aplique o leave-in nas mechas do cabelo, pouca quantidade em cada uma para evitar o aspecto de pesado e sem movimento após secar. Concentre o produto no comprimento e ponta dos fios, evitando o excesso no topo dos cabelos para não causar oleosidade. A dica é de dar um espaço de pelo menos três dedos de distância da raiz na aplicação. Depois, penteie o cabelo com um pente ou escova raquete para ajudar a espalhar melhor o produto.

4º passo

Se você quiser dar mais definição aos fios, principalmente os ondulados, cacheados e crespos, este é o momento de passar o creme de pentear. Você pode secar o cabelo com um secador ou deixá-lo secando naturalmente.

Como escolher o leave-in ideal?

Cada tipo de leave-in é indicado para um tipo de fio. O leave--in spray é mais indicado para cabelos mais finos. Já o leave in em mousse é recomendado para cabelos cacheados e crespos, pois ajuda no ressecamento das pontas. O leave in em creme pode ser usado por pessoas com todos os tipos de fios, mas é preciso ficar atento à quantidade usada para não deixar os fios muito pesados e sem mobilidade.

Qual leave in comprar?

Agora que você já sabe o que é leave-in, seus principais benefícios e como usar, veja alguns dos principais produtos do mercado.

Leave-in Loreal Elseve Cicatri Renov

Creme Elseve na frente de fundo branco
Leave In Elseve Cicatri Remov (Imagem: Reprodução/ Elseve)

Veja aqui as melhores ofertas do leave-in Loreal Elseve Cicatri Renovrece mais brilho e maciez, ajuda a desembaraçar, evita a formação de frizz durante o dia e ainda é protetor térmico. É o tipo de produto que vale ter na bolsa. Para melhorar, é bem baratinho, custando por volta de R$15.

Veja aqui as melhores ofertas do leave in Loreal Elseve Cicatri Renov

Leave-in Truss Finish Hair Protector

Leave In na frente de fundo branco
Leave In Truss Finish (Imagem: Reprodução/ Truss)

O leave-in Truss Finish Hair Protector possui a tecnologia Glow System, que dá aos fios um efeito gloss de brilho em 3D enquanto nutre e cria uma película de proteção. Ele funciona também como protetor térmico e auxilia na recuperação da estrutura natural dos fios.

Confira aqui as melhores ofertas do leave-in Truss Finish Hair Protector

Leave-in Revlon Professional Uniq One

Leave In em fundo branco
Leave-In Revlon Professional Uniq One (Imagem: Reprodução/ Revlon)

O leave-in Revlon Professional Uniq One é outro produto que promete ser 10 em 1. Enquanto hidrata os fios, ele também protege contra o calor e os raios solares. Além disso, repara os fios ressecados e danificados e controla o frizz. Por ser em formato spray, é mais fácil de aplicar, sendo indicado inclusive para cabelos secos.

Veja aqui as melhores ofertas do leave-in Revlon Professional Uniq One