Logo Zoom
Logo Zoom

Uma das escovas de cabelo mais famosas do mundo (sim, do mundo!), a Wet Detangler, da Tangle Teezer, é a "queridinha" dos usuários quando o assunto é pentear os fios durante e após o banho. Isso porque o acessório – que já ganhou prêmios e mais prêmios por aí – foi desenvolvido especialmente para desembaraçar as madeixas molhadas com facilidade e sem quebras.

Neste momento, é possível que você esteja se perguntando: "Como?, "Por que?", ou "Vale a pena investir na Wet Detangler?", principalmente por ela não ser a escova de cabelo mais barata do mercado. Neste Teste Sincero, eu conto as minhas percepções acerca da Tangle Teezer The Wet Detangler: os diferenciais, os benefícios e o custo-benefício. Será que o produto entrega o que a marca promete? Veja a seguir!

Ah, e eu ainda recebi a ajuda da hair designer Anna Dorneles (@hair.adorneles) para algumas dicas extras, viu?

Entenda se a Wet Detangler é mesmo uma escova de cabelo boa (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quais as diferenças entre as escovas Tangle Teezer?

As escovas Tangle Teezer podem ser diferenciadas de acordo com a funcionalidade: desembaraçar, modelar e finalizar. Além disso, o tipo de cabelo também é uma influência na hora da escolha. Aqui, antes de entrarmos nas caracterísicas da Wet Detangle, é importante trazer as particularidades de cada uma. Confira:

Para desembaraçar:

  • The Original: É a escova mais famosa da Tangle Teezer;
  • Compact Styler: É o modelo de bolsa da marca;
  • Thick & Curly: É a escova para desembaraçar cabelos espessos ou cacheados;
  • Salon Elite: É o modelo profissional;
  • The Wet Detangler: É a escova com cabo para desembaraçar os fios no chuveiro, piscina, praia, etc.; é o modelo deste artigo;
  • Men’s Groomer: É o modelo masculino da Tangle Teezer, que pode ser usado tanto no cabelo quanto na barba.

Para modelar:

  • Smoothing Tool: A escova ajuda a secar o cabelo, deixando-o mais volumoso, brilhante e com frizz reduzido;
  • Round Tool: O modelo auxilia na modelagem e secagem dos fios com o secador.

Para finalizar:

  • The Ultimate: Essa escova é ideal para criar penteados, dar volume e textura ao cabelo;
  • Back-Combing: Esse modelo é um pente de cabelo, feito para estilizar os fios.

The Wet Detangler é leve, ergonômica e fácil de usar

Com um design incomum, a Wet Detangler ganha pontos pela leveza. De fato, ela é uma escova de cabelo diferente de tudo o que eu já havia visto. Seu cabo ergonômico proporciona firmeza na pegada, além de tornar o manuseio ainda mais fácil – ao contrário da Original que, por não ter cabo, pode ser difícil de manipular se você costuma utilizar o acessório para espalhar condicionador, máscara ou creme.

"Ela surpreende no processo de desembaraçar. Suas cerdas longas e flexíveis desembaraçam, removendo emaranhados e reduzindo a quebra, enquanto as cerdas mais curtas suavizam a cutícula, para cabelos brilhantes e sem frizz. É ideal para cabelos de comprimento médio", comenta Anna.

Segundo a Tangle Teezer, são 325 cerdas flexíveis em duas camadas: as mais longas desembaraçam, removem os nós e reduzem a quebra, e as mais curtas prometem deixar os fios brilhantes, hidratados e com menos frizz. A marca promete um desembaraço seguro com a Wet Detangler, já que os fios ficam elásticos em contato com a água. Mas, será que é possível pentear as madeixas sem medo?

The Wet Detangler é uma escova de cabelo que desliza fácil (Imagem: Reprodução/Mosaico)

Testei nos fios secos, mas a Wet Detangler deve ser usada nos cabelos molhados

Vale começar alegando que a Wet Detangler não é recomenada para uso em cabelos secos – e isso a Tangle Teezer faz questão de ressaltar no próprio site. No entanto, como esse é um Teste Sincero, eu testei para ver como a escova se comportava nas madeixas totalmente secas. Já era o esperado por mim, mas ela não desliza fácil, chegando até a quebrar um pouco os fios. Na minha opinião, em cabelos secos, a Original ganha da Wet Detangler.

Em cabelos molhados, porém, eu consigo afirmar que a Wet Detangler é mesmo uma das melhores escovas que já usei. Ela é ótima para desembaraçar os fios durante o banho (sim, eu sei que não é o ideal, mas não consigo não pentear o cabelo após passar o condicionador), mas também pode ser utilizada para aplicar máscaras e cremes na praia ou piscina, por exemplo.

[Ah, e a marca não recomenda submergir a Wet Detangler em água, pois pode ser que entre líquido no corpo da escova. Se isso ocorrer, é só deixar a escova apoiada em pé para a água sair. E ela não é uma escova para ser usada com ferramentas térmicas, viu?]

The Wet Detangler é ideal para cabelos molhados (Imagem: Reprodução/Mosaico)

The Wet Detangler funciona em cabelos lisos, como o meu, mas em outros tipos também

A Wet Detangler deslizou facilmente no meu cabelo (lembrando: molhado), que é liso por fora, um pouco ondulado por dentro, grosso e volumoso. Ultimamente, por estar crescendo – e eu não ter tanta experiência com cabelos longos –, ele está rebelde, quebradiço e embaraçando rápido. Então, se você se identifica com algum desses traços, pode ser que [spoiler] você se apaixone pela escova da Tangle Teezer.

É claro que eu só posso falar sobre a minha experiência (e a respeito dos meus fios), mas, pesquisando pela internet, pude perceber que a escova também funciona para outros tipos e texturas de cabelo – das lisas às cacheadas. Como eu disse anteriormente, eu gosto de usá-la para espalhar o condicionador e desembaraçar as madeixas no banho. Também curto manusear a Wet Detangler após o banho, com o cabelo úmido.

The Wet Detangler vale o preço que custa? (Imagem: Reprodução/Mosaico)

The Wet Detangler acabou sendo, para mim, melhor do que uma escova comum

Vamos aos fatos: ela desembaraça bem. E, sim, ela diminuiu o meu tempo de pentear os fios. Agora, o custo-benefício vale a pena? Depende. A Wet Detangler talvez seja cara para uma escova de cabelo, custando entre R$ 120 e R$ 95. Eu costumava usar uma escova raquete bem baratinha, mas, para manusear no banho, entrava água e ela ficava mais pesada, o que não ocorre com a escova da Tangle Teezer.

E aí, então? Vale a pena comprar a Wet Detangler? Novamente, a minha resposta é: depende. Se você acredita que o seu cabelo quebra ao pentear, está fraco, opaco e precisando de um boost: sim, vale a pena. Eu sinto que ela realmente deixou os meus fios mais saudáveis, porque ela penetra no couro cabeludo de uma forma que até massageia, ativando a circulação e ajudando no crescimento. Só elogios, mesmo.

Fora que ela parece ser durável, porque eu já uso durante e após o banho há anos. Ou seja, 10/10.

Na opinião da hair designer: "Eu, como cabeleireira que trabalho realizando muitas transformações químicas, acho a escova fundamental no processo de desembaraçar os fios pós descoloração. Os cabelos ficam frágeis e ela me ajuda nesse alinhamento de maneira rápida e prática. Para o uso doméstico, é um investimento alto, mas se o seu cabelo costuma embaraçar com frequência, com certeza vale investir nessa escova, pois ela facilita todo esse processo sem dor e sem danos aos fios".

Veja mais sobre o universo de cabelos: