Mulher ruiva segurando vários produtos de tratamento capilar

Tratamento capilar: qual é melhor? Conheça 8 tipos para fazer em casa

O tratamento capilar feito em casa permite comodidade, facilidade e ainda o prazer de cuidar dos fios. Basta escolher os produtos certos e arrasar!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

O tratamento capilar é sempre uma boa pedida quando se trata de manter a saúde dos fios e do couro cabeludo, sabia? São muitos benefícios envolvidos, mas isso também envolve uma série de alternativas. Em outras palavras, é importante entender quais os caminhos mais eficientes para cada pessoa.

Como resultado, é preciso identificar o que pode ser interessante para sua rotina de cuidados. Além disso, conhecer de pertinho as terapias pode facilitar na hora de montar seu cronograma capilar. Outro ponto importante é que você nem mesmo precisa obrigatoriamente sair de casa para manter as madeixas devidamente tratadas. Vamos lá?

Quais os tipos de tratamento capilar?

Mais de um produto para tratamento capilar em destaque
O tratamento capilar conta com uma extensa gama de produtos e possibilidades (Foto: Shutterstock)

Como já adiantamos, são muitos possíveis caminhos e, claro, benefícios possíveis. Com os produtos certos, é possível manter a terapia capilar em dia, considerando diversas etapas como, por exemplo, a hidratação, nutrição, reconstrução, matização e outros.

Outras linhas de tratamento capilar podem ser associadas aqui, incluindo produtos voltados para a selagem dos fios, cauterização, botox capilar e até mesmo a bioplastia. Quer saber quais as necessidades dos seus fios e escolher os produtos certos? A gente preparou um guia bem legal sobre o tema e ainda destacou alguns produtinhos bem avaliados no mercado. Olha só!

Hidratação

Mulher fazendo tratamento capilar nos cabelos em casa
A hidratação é etapa fundamental no tratamento capilar (Foto: Shutterstock)

O tratamento capilar feito em casa envolve uma boa gama de etapas e finalidades e, entre eles, a hidratação é realmente uma das mais importantes! Ela pode ser feita com facilidade e, preferencialmente semanalmente ou a cada 15 dias – isso pode variar conforme as necessidades e também textura dos fios.

A hidratação ajuda a minimizar os fios ressecados, além de recuperar o brilho e a vida. Para isso, a aposta é usar máscaras de hidratação, de forma a recuperar a água natural dos cabelos. O resultado são fios mais maleáveis, resistentes e, claro, brilhantes!

  • Dica: Antigamente, era comum deixarmos as máscaras agirem por longas horas dos fios, mas a tecnologia dos produtos de beleza veio para dar aquela ajudinha e praticidade. Atente-se ao tempo de ação do produto, até porque boa parte deles atualmente promete uma ação rápida, como em cinco minutos, por exemplo. Superar o tempo recomendado pode deixar os fios pesados e inibir o efeito desejado Sabe quando a gente aplica aquela máscara, e parece que o cabelo fica áspero? Pode ser justamente por esse motivo!

Máscara Kérastase Chronologiste Masque Intense Régénérant

Esse é um bom exemplo de máscara “mara”! A Kérastase Chronologiste Masque Intense Régénérant é uma aliada na terapia capilar, principalmente por apresentar fórmula enriquecida com ácido hialurônico e vitamina E. Ela tem uma textura em creme que ajuda a hidratar e nutrir os fios e ainda ameniza o frizz.

Características:

  • Pode ser aplicada no comprimento e na raiz
  • Ação rápida, em apenas 5 minutos
  • Indicada para todos os tipos de cabelos

Máscara Lola Cosmetics Be(M)dita Ghee Hidratação

Essa máscara possui uma textura bem espessa, o que permite um ótimo rendimento, além de ser totalmente livre de crueldade animal, parabenos, sulfato e sal. Os cabelos ficam realmente hidratados e ela também tem ação em apenas 5 minutos. Por isso, é uma ótima pedida para quem quer manter o cronograma capilar e não quer gastar muito tempo no dia a dia.

Características:

  • Ação em apenas 5 minutos
  • Ótima textura e com bom rendimento
  • Contém Aloe Vera, Banana, Óleo de Jojoba, Algas e Água de Coco
  • Liberada para Low e No Poo

Reconstrução

Uma mulher passando creme nos cabelos no tratamento capilar
Os cremes de reconstrução devem ser considerados no cronograma de tratamento capilar (Foto: Shutterstock)

Seguindo a mesma ideia da etapa anterior da terapia capilar, temos a reconstrução, que tem como principal função repor todas as proteínas e a queratina que nosso cabelo precisa. Isso é importante porque a fibra capilar tende a perder esses elementos com o passar dos anos, evidenciando uma maior porosidade – e, é aí que os produtos voltados para essa finalidade são fundamentais no cronograma.

  • Dica: Se você não tem muita certeza se o seu cabelo está carente dessa etapa do cronograma, aí vai uma dica do tempo da vovó! Você pode dispensar um fio dentro de um copo de água e aguardar alguns minutos. Isso ajudará a entender a porosidade do seu cabelo. Se o fio boiar, pode manter apenas a etapa de hidratação; se ele ficar no meio termo, inclua a nutrição (que a gente vai falar mais adiante); agora, se ele afundar, reconstrução nele!

Máscara L'Oréal Professionnel Absolut Repair Gold Quinoa

A linha Absolut Repair da L’Oréal é puro amor! Embora ela não seja liberada para Low e No Pow, ela proporciona um resultado incrível para os fios, principalmente se eles estiverem quebradiços, grossos ou danificados. Se você tem os cabelos ondulados, com curvatura entre 2A, 2B e 2C, entende como esse problema é comum!

Essa máscara promove uma reparação mediana e deixa as madeixas com um brilho bem legal. Além disso, ela não pesa nos cabelos, tem ótimo rendimento e fórmula rica em quinoa dourada, que promete excelente ação antioxidante!

Características:

  • Pode ser aplicada no comprimento (evite a raiz)
  • Ação rápida, entre 3 e 5 minutos
  • Indicada para todos os tipos de cabelos

Nutrição

Mulher fazendo tratamento em casa com creme de nutrição
Outra etapa que não pode falta no cronograma de tratamento capilar é a nutrição (Foto: Shutterstock)

Eis a etapa que fecha o trio dos sonhos de qualquer cronograma da terapia capilar: a nutrição. A nutrição é aquele meio termo entre a hidratação e a reconstrução e, particularmente, é com ela que os cabelos ondulados, que amam óleos, manteigas e afins, ficam felizes.

E, como já fica implícito, essa etapa recorre ao uso das famosas máscaras nutritivas. Seu uso ajuda a fazer a reposição lipídica dos fios, ou seja, podemos dizer que é o que “alimenta” seus cabelos.

  • Dica: Você já deve ter percebido que a quantidade de máscaras para essa etapa tem uma lista enorme, né? Para saber se uma máscara desse tipo irá entregar o que os seus fios precisam, vale investir um tempo para ler os rótulos. É nele que você irá encontrar os componentes que ajudam a cumprir essa etapa, sendo eles: óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de coco, argan e outros), manteigas vegetais (karité, muru muru, abacate e outros) e tutano.

Máscara Wella Oil Reflections

Essa máscara nutritiva conta com componentes que fazem toda a diferença, como é o caso do óleo de camélia, macadâmia e abacate. Além disso, a vitamina E o chá brancos são grandes aliados para a selagem dos fios. Portanto, pontinhos para a Máscara Wella Oil Reflections.

Sua textura lembra bastante uma manteiga e isso é um facilitador na hora de desembaraçar os fios – você vai perceber que conseguirá passar os dedos sem dificuldades entre as mechas.

Características:

  • Indicada para todos os tipos de cabelos
  • Ação entre 15 e 20 minutos (é importante aplicar em abundância, até sentir que os fios estão enluvados de forma uniforme)

Máscara inoar Argan Oil System

Amar essa máscara é realmente fácil (promessa). Como mencionado anteriormente sobre esse tratamento capilar, a etapa de nutrição deve contar com importantes componentes, como é o caso dos óleos vegetais – e aqui ele é um grande protagonista! O óleo de argan tem ação profunda na fibra capilar, promovendo fios macios, brilhantes e sedosos.

Apenas 20 minutos são suficientes para que ela entregue tudo! Além disso, é preciso destacar que o perfume de todos os produtos dessa linha é incrível. Tudo isso e ainda o fato dela ser totalmente liberada para Co Wash, No e Low Poo. Portanto, se você é adepta dessas técnicas, pode usar sem medo de ser feliz.

Características:

  • Totalmente liberada (Co Wash, No Poo e Low Poo)
  • Ação em 20 minutos
  • Indicada para todos os tipos de cabelo
  • Alta concentração de óleo de Argan

Selagem térmica

Modelo fazendo uso de produto térmico no tratamento capilar
O tratamento capilar envolve proteger os fios da exposição ao calor (Foto: Shutterstock)

A selagem térmica, por sua vez, é um tratamento capilar que permite reduzir o volume, amenizar o frizz e deixar os cabelos com um aspecto mais liso. Tudo isso sem danificar em nada a fibra capilar. Os produtos aqui têm característica reconstrutora, além de fortalecerem e devolverem nutrientes para a saúde das madeixas.

Truss High Liss Selamento Térmico

Os produtos da Truss estão entre os queridinhos para quem gosta de cuidar dos cabelos em casa e, por isso, faz todo sentido falar um pouco sobre o High Liss Selamento Térmico. Ele pode ser usado em cabelos com ou sem química e ainda conta com tecnologias exclusivas que permite resultar em fios mais alinhados e recuperados.

O tempo de ação pode variar conforme a espessura dos fios e se ele possui ou não alguma química, por isso, vale dar uma boa lida nas instruções da marca, combinado? Os passos para seu uso são: lavar, secar, aplicar o produto sem encostar na raiz, enxaguar, secar novamente (recomenda-se fazer uma escova lisa) e pranchar (mechas finas). O enxague seguinte é opcional.

Características:

  • Esse é um procedimento químico e é importante respeitar o intervalo para realizar qualquer outro posteriormente.
  • Importante usar luvas descartáveis durante o uso
  • Tempo de ação pode variar conforme a espessura dos fios (seguir as recomendações da marca).

Botox capilar

Mulher de costas após fazer tratamento capilar com botox
O tratamento capilar Botox hidrata de forma intensiva e ainda ajuda a preencher os fios (Foto: Shutterstock)

E o botox capilar? Que tratamento capilar é esse, afinal? De forma mais resumida esse é um tratamento mais intensivo. No geral, ele ajuda a hidratar, promover brilho e preencher os fios. Além disso, ele é um aliado para quem está em guerra com o frizz, bem como o excesso de pontas duplas. O resultado é um cabelo mais liso, portanto, se essa não a sua praia, tais produtos não são indicados para sua rotina de cuidados.

  • Dica: Quem já passou por algum procedimento químico poderá se beneficiar do botox capilar, principalmente se a ideia é diminuir o ressecamento ou os fios danificados. Dependendo da sua linha de tratamento, vale conversar com o seu cabelereiro de confiança para entender como incluir tais produtos no seu cronograma.

Felps Ômega Zero Xbtx Organic

Um produto de tratamento capilar botox da marca Felps
O Botox Capilar Felps é indicado para tratamento capilar Bioplastia (Foto: Reprodução/Felps)

O Felps Ômega Zero Xbtx Organic permite reduzir o frizz, além de proporcionar cabelos mais soltos, leves e com um aspecto bem natural. Sua fórmula é a base de ácido Tanino, que contribui para um efeito liso e reestrutura os fios. Esse componente também é responsável por devolver a água natural para a fibra capilar, mantendo as cutículas seladas.

Seu uso envolve algumas etapas, como: lavar, aplicação do produto (pausa de 20 a 50 minutos conforme a condição do cabelo), secar e escovar, pranchar e finalizar.

Gostou da ideia de deixar os cabelos mais lisos e alinhados? Veja algumas ofertas do Botox Capilar Felps Ômega Zero Xbtx Organic!

Características:

  • Reduz o frizz
  • Devolve a água natural para os fios
  • Fórmula a base de ácido Tanino

Cauterização

Modelo com cabelos tingidos após fazer tratamento capilar
O tratamento capilar com cauterização é um aliado para cabelos com química, reforçando sua estrutura (Foto: Shutterstock)

Outro tratamento capilar que faz sucesso é a cauterização, que seguindo a mesma linha dos anteriores pode ser uma boa pedida para cabelos quimicamente tratados. Ele tem a finalidade de reforçar a estrutura dos fios, reparar os danos causados pela química e ainda recuperar a densidade da fibra.

Kit Cauterização Trivit de Hidratação Intensiva e Fluido para Escova

A linha de produtos da Trivit, especialmente a cauterização que vem nesse kit entrega bons benefícios. Um deles é prevenir o frizz, promover um brilho intenso e também toque macio. O produto cria uma espécie de filme protetor, deixando o cabelo encorpado.

Entre seus ativos, vale mencionar o óleo de coco, a queratina, e o óleo de camélia dourada, ou seja, alto poder hidratante e nutritivo para os fios. O kit ainda acompanha uma máscara de hidratação intensiva e um fluído de escova, que ajuda a acelerar a secagem e também evita a formação de pontas duplas.

Características:

  • Kit composto por três produtos
  • Ingredientes altamente nutritivos e hidratantes

Matização

Mulher no banho fazendo tratamento capilar com matizador
A matização é um tratamento capilar para fios coloridos e até mesmo loiras de berço (Foto: Shutterstock)

Por sua vez, temos os matizadores, ou seja, os grandes responsáveis por neutralizar a cor, remover pigmentos indesejados e ainda somar mais de um tratamento capilar em sua fórmula! Muitos produtos também permitem hidratar os cabelos, bem como entregar importantes nutrientes.

Esses produtos são grandes aliados para quem pinta os cabelos, bem como as loiras de berço e grisalhas. Sabe aquele aspecto alaranjado ou amarelado esquisito? É contra essas forças do mal que os matizadores lutam!

Máscara L'Oréal Professionnel Blondifier Cool

Quem tem cabelos loiros ou descoloridos, vem cá! É hora de conhecer a Blondifier Cool, da L'Oréal, e seu efeito neutralizante dos loiros ou dos fios descoloridos. O principal componente da sua fórmula é o Açaí Polyphenols, que é um importante antioxidante. Ele ajuda a prevenir o processo de oxidação dos loiros, que costumam ser bem sensíveis à exposição de diversos fatores externos como, por exemplo, o sol, a poluição e outros.

As loiras de berço também podem se beneficiar desse tipo de tratamento capilar. Com o passar dos anos, o tom do cabelo costuma mudar (justamente pela exposição ao sol, poluição e outros fatores). E, realmente, essa máscara ajuda a recuperar o brilho e deixar o tom mais bonito.

Características:

  • Tempo de ação entre 3 e 5 minutos
  • Fórmula que previne a oxidação dos fios
  • Indicado para cabelos coloridos, com mechas, descoloridos e loiros naturais

Máscara Lola Cosmetics Loira de Farmácia

Se você gosta de matizar os cabelos loiros e prefere produtos mais leves e naturais, a Loira de Farmácia, da Lola Cosmetics, é uma máscara matizadora bem legal. Ela não tem um resultado tão evidente como outras máscaras, mas cumpre o que promete no geral. A aparência é bem pigmentada, então pode ter certeza que o box do seu banheiro ficará levemente roxo – mas, nada que não saia tranquilamente com água.

O efeito é sútil, justamente porque é uma fórmula vegana e livre de parabenos (além de ser liberada). Por isso, é interessante usar a cada 15 dias, pois os resultados são graduais. Além disso, ela é uma alternativa para quem quer uma máscara matizadora boa e prioriza o custo-benefício. Em comparação com a da L'Oréal, ela é bem mais barata – mas, não é justo comparar os resultados de ambas, já que elas tem propostas e componentes bem diferentes.

Características:

  • Sem parabeno, sulfato e sal
  • Indicado para loiros ou cabelos descoloridos

Bioplastia capilar

Mulher no espelho após fazer tratamento capilar bioplastia
A bioplastia é um tratamento capilar semelhante ao botox e permite conservar as fibras de colágeno (Foto: Shutterstock)

O último tratamento capilar que vamos abordar aqui é a bioplastia. Esse procedimento é bem semelhante ao botox ou a selagem. Os produtos apostam em componentes chaves, como é o caso do ácido hialurônico, uma vez que ele é capaz de conservar as fibras de colágeno, promovendo maior elasticidade e força para os fios.

Lowell BioPlastia Capilar Kit Home Care

Esse kit da Lowel tem ótimas avaliações, o que por si só já é um diferencial. Ele é composto por três produtos: shampoo, condicionador reconstrutor e, também, o creme.

O resultado prometido pela linha é devolver a maleabilidade dos fios, a elasticidade e o brilho. A fórmula tem alto poder reconstrutor, repondo a massa dos fios e ainda selando as cutículas.

Características:

  • Pode ser usado antes ou depois de qualquer tratamento químico
  • Kit composto por três itens: shampoo, condicionar e creme
  • Produtos com selo Cruelty Free