Logo Zoom
Logo Zoom

Você sabe o que é o ácido glicólico? É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre ele, sabia? Esse é um ativo presente em vários produtos dermatológicos, com benefícios que vão desde ação antienvelhecimento até controle da acne. Por isso, não é à toa que ele está ganhando cada vez mais espaço na rotina de skincare de pessoas de todas as idades.

Agora, se você se interessou por esse ativo e quer descobrir mais detalhes sobre para que serve e como usar o ácido glicólico, é só conferir as nossas dicas abaixo! Para te ajudar ainda mais, conversamos com a dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) e tiramos as principais dúvidas sobre o ativo. Além disso, separamos também uma lista com cinco produtos com ácido glicólico para você conhecer e testar.

Só não se esqueça de consultar o médico dermatologista antes, combinado?

As estrias de incomodam? Creme para estrias: 6 opções em que vale a pena apostar!

Entenda o que é, para que serve e quais os benefícios do ácido glicólico! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O que é o ácido glicólico?

O ácido glicólico é um tipo de ácido da família dos alfa-hidróxi-ácidos, dermatologicamente usado para aceleração da renovação celular devido ao seu alto poder de absorção.

Por ter o poder de eliminar células mortas, o ácido glicólico costuma estar presente em produtos de esfoliação ou procedimentos estéticos de peeling. Ele leva esse nome por ser produzido a partir da cana-de-açúcar.

Para que serve o ácido glicólico?

O ácido glicólico serve para promover a renovação celular da pele. Ele tem propriedades capazes de fazer uma esfoliação química, acelerando a formação de uma camada de pele renovada.

"Ele é utilizado de uma forma geral para fazer renovação celular, ou seja, é capaz de fazer  uma leve esfoliação na pele, removendo as células mortas. Além disso, ele tem poder antienvelhecimento porque tem ação sobre o colágeno, estimulando e  reduzindo rugas finas", explica Betina.

Com isso, o ácido glicólico acaba sendo considerado um ativo muito versátil, que previne e trata sinais de envelhecimento, além de proporcionar uma pele mais viçosa.

Você sabe para que serve a niacinamida? Conheça os 6 melhores produtos com o composto!

Mas, afinal de contas, o ácido glicólico é melhor que os outros ácidos?

Existe uma infinidade de ácidos, de diferentes tipos e potências, que servem para diversos propósitos – isso você já deve ter percebido, né? No entanto, as funções se sobrepõem muitas vezes. Por isso, a dermatologista explica que não dá pra dizer que um ácido é necessariamente melhor que outro.

"Por exemplo, o ácido mandélico pode ser 'inferior' ao glicólico quando utilizamos para clareamento, mas é muito 'superior' quando transpomos isso para a pele negra. Na prática, o ácido mandélico é superior a outros ácidos atuando na pele negra", detalha a especialista.

Quer incluir o ácido kójico em sua skincare? Saiba mais sobre o ativo e confira as melhores opções para o uso diário.

O ácido glicólico pode ser usado por todos os tipos de pele?

A princípio, com cautela, a dermatologista afirma que o ácido glicólico pode ser usado por todos os tipos de pele. Mas, é preciso ter um cuidado extra no uso se você tem pele sensível, ok?

"Devemos ter um cuidado extra nesses pacientes, pois existe uma baixa tolerância a ácidos de uma maneira geral. Pacientes com pele seca, por exemplo, ficarão com pele mais seca. Minha dica nesses casos é já utilizar o calmante da pele ou hidratante na hora da aplicação do ácido – assim já prevenimos o desconforto", indica Betina.

Redobre os cuidados com a pele e aprenda como escolher tônico facial. Mas, se preferir, veja as melhores opções de gel de limpeza.

Veja a nossa seleção com os melhores produtos com ácido glicólico! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como usar o ácido glicólico?

Como usar ácido glicólico vai depender de cada produto escolhido e da recomendação de uma dermatologista. No entanto, Betina destaca é que o glicólico é um ácido melhor tolerado pelos pacientes do que o ácido retinóico, por exemplo, pois não causa descamação tão intensa.

Assim, na prática, é possível fazer um peeling com o ácido glicólico no consultório, com concentrações maiores do produto; usar na etapa de limpeza, quando o ativo está presente no sabonete ou gel de limpeza; ou até na hidratação da pele, usando um creme ou sérum com o ingrediente que promove a renovação celular.

Geralmente, não há problemas em usar esses produtos durante o dia, mas fique atento caso haja recomendação para evitar exposição ao sol. Se houver, o uso do protetor solar é indispensável, lembrando sempre de retocar o produto ao longo do dia.

"Eu gosto de utilizá-lo a noite e gosto mais ainda de associar com outros produtos clareadores, pois eles têm uma sinergia muito boa", observa a dermatologista.

Quais são os benefícios do ácido glicólico?

A renovação celular promovida pelo ácido glicólico traz vários benefícios. Um deles é minimizar linhas de expressão, já que ele promove a produção de colágeno.

O ácido glicólico também ajuda a controlar a oleosidade, o que é ótimo para quem tem acne, e o ativo ainda consegue clarear manchas e suavizar a aparência de cicatrizes na pele.

Qual o melhor ácido glicólico?

Sem mais delongas, é hora de escolher. Veja os principais benefícios e aplicações dos produtos que selecionamos para a nossa lista!

Como selecionamos os melhores produtos com ácido glicólico?

Como explicamos acima, existem várias formas de aplicar o ácido glicólico, e tudo vai depender do tipo de produto e da concentração que você escolher. Nessa lista, os produtos foram escolhidos aliando a opinião dos nossos especialistas às avaliações dos consumidores. A seleção é organizada por qualidade e preço. Mas, isso não significa que os primeiros produtos são ruins. Pelo contrário! Aqui, colocamos apenas os produtos com melhor desempenho e avaliação. Vamos lá?

1. Gel Antidade Neostrata Oily Skin Gel Plus

O gel antidade Neostrata Oily Skin Gel Plus é um produto com ácido glicólico que minimiza sinais de envelhecimento e cuida das peles oleosas. Ele consegue uniformizar o tom da pele, suavizar poros, dar firmeza e ainda corrigir rugas e linhas de expressão. Deve ser usado após a etapa de limpeza da pele, até duas vezes ao dia.

Características do Gel Antidade Neostrata Oily Skin Gel Plus:

  • Minimiza sinais de envelhecimento e marcas de expressão
  • Ação antioleosidade
  • Uniformiza a pele

2. Sérum Antidade Vichy Liftactiv Peptide-AHA

O sérum Vichy Liftactiv Peptide-AHA  é um produto com ácido glicólico que previne sinais de envelhecimento, mas também controla a oleosidade do rosto. Ele tem uma alta concentração de colágeno e pode ser usado pela manhã ou à noite. Com uma textura leve, renova a aparência da pele, reduzindo linhas finas e poros.

Características do Sérum Antidade Vichy Liftactiv Peptide-AHA:

  • Previne sinais de envelhecimento
  • Ação antioleosidade
  • Textura leve
  • Pode ser usado de dia ou à noite

3. Solução Neostrata Resurface

Essa opção de produto com ácido glicólico é uma ótima opção para peles secas, normais e oleosas. A solução Neostrata Resurface promove renovação celular de alta potência na pele, diminuindo marcas profundas de rugas e também as linhas finas. Com isso, é possível perceber uma melhora na textura e firmeza no rosto. Ela é formulada com Vitamina E e Ácido Glicólico a 15% em liberação gradual.

Características da Solução Neostrata Resurface:

  • Indicado para todos os tipos de pele
  • Diminui marcas e rugas
  • Contém Vitamina E

4. Sérum Antidade Mantecorp Glycare

O sérum antiidade Glycare, da NEostrata, tem ácido glicólico associado à nicotinamida, que tem ação calmante – por isso, acaba sendo um produto melhor tolerado pelas peles mais sensíveis. Na prática, ele ajuda a reduzir os primeiros sinais de envelhecimento da pele do rosto, pescoço e colo. E um diferencial importante: o ácido glicólico é entregue em três formas na fórmula: Livre, Matriz Nano 3D e Nanoencapsulado. Dessa forma, ele entrega ainda mais eficiência na melhora da textura, uniformização da pele e demais benefícios.

Características do Sérum Antidade Mantecorp Glycare:

  • Contém nicotinamida
  • Fórmula com três formas de ácido glicólico
  • Melhora a textura e a uniformiza a pele

5. Sérum Antirrugas La Roche-Posay Glycolic HA

A La Roche-Posay é uma marca queridinha quando o assunto é cuidado com a pele, e o sérum antirrugas Glycolic HA não fica de fora. O ponto forte desse produto com ácido glicólico é a sensação não oleosa na pele, aliada aos resultados rápidos. Usuários afirmam já sentirem mudanças na maciez, textura e viço nos primeiros usos. Além do ácido glicólico, o produto contém ácido salicílico, que auxilia no controle da oleosidade e diminuição da acne, LHA, que uniformiza a pele e reduz os poros, e niacinamida, que tem efeito calmante.

Características do Sérum Antirrugas La Roche-Posay Glycolic HA:

  • Contém nicotinamida, ácido salicílico e LHA
  • Toque seco
  • Deixa a pele macia
  • Uniformiza a textura da pele
  • Ação anti-oleosidade
  • Reduz poros e diminui as espinhas

Quer economizar e acertar na compra? Use o Zoom!

Nada como entender o que você quer comprar para escolher sem erro. E, aqui no Zoom, a gente vai além: estamos aqui para te ajudar a economizar também. O Alerta de Preços é uma ferramenta  simples, que você pode personalizar para receber uma notificação quando o item que que você quer entrar em oferta. Aprenda como usar e compre mais barato o seu produto com ácido glicólico:

Quer entender como aproveitar todas as vantagens do Zoom? Preparamos um guia com tudo que você precisa saber!