Mulher asiática faz cara de estressada enquando observa as espinhas em seu rosto

Acne fúngica: o que é e como tratar? Conheça 4 produtos aliados

Descubra tudo o que você precisa saber sobre acne fúngica

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabia que existe um tipo de acne chamada acne fúngica? Pois, bem! Frequentemente vemos conteúdos com dicas sobre como tratar a pele acneica, geralmente associados à acne vulgar, que é a mais comum.

Mas, a acne fúngica possui uma causa distinta, e precisa de cuidados específicos diferentes do que costumamos ver.

Para falar disso, nós convidamos a dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) para colaborar com a matéria, tirando as principais dúvidas sobre a acne fúngica. Confira a seguir!

Aproveite para conhecer um pouco mais uma rotina de skincare para pele acneica!

O que é a acne fúngica?

Assim como o próprio nome diz, a acne fúngica é causada por um fungo. Segundo Betina, "é um tipo de acne semelhante à acne comum, mas que, ao invés de ter associação com a bactéria infectando os folículos pilosos, é causada por um fungo que, na maioria das vezes, é o Malassezia".

O Malassezia está presente na pele de cerca de 90% da população, e geralmente só começa a causar problemas devido ao excesso de sebo que aumenta a proliferação do fungo. Fora isso, outros fatores para sua aparição são a predisposição genética ou o uso de alguns produtos específicos.

As diferenças entre a acne vulgar e a acne fúngica

Ao contrário da acne fúngica, a acne comum é causada por bactérias que aparecem devido a lesões, como comedões, cravos, pápulas, pústulas, nódulos, etc. Normalmente, a acne vulgar também se manifesta com características externas de uma lesão mais inflamada. Já a acne fúngica se apresenta apenas como pápulas (bolinhas vermelhas semelhantes a cravos).

"Diferentemente da acne comum, a acne fúngica apresenta-se normalmente sem comedões abertos (sem cravos) e sem pústulas (sem pus). Apenas as pápulas estão presentes", reforça a dermatologista.

Sua pele produz muito sebo? Veja o passo a passo completo de uma rotina de skincare para pele oleosa!

Como identificar a acne fúngica?

Para saber se o que você tem é acne fúngica ou vulgar, será preciso o diagnóstico de um profissional dermatológico especializado. Afinal, os dois tipos podem facilmente ser confundidos se observados por um olhar leigo. Por isso, se há qualquer suspeita, fale com o seu médico, que ele fará o exame mais adequado.

"Muitas vezes é difícil fazer o diagnóstico, então podemos utilizar teste antifúngico ou teste terapêutico quando temos uma acne que acreditamos ser comum/vulgar, mas que não melhora com o tratamento", complementa Betina.
Dermatologista examina pele da paciente com um aparelho
Conte com ajuda profissional para um diagnostico assertivo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como tratar a acne fúngica? Existe cura?

Agora, a pergunta mais importante: "Como tratar a acne fúngica?". Ainda não é possível dizer que existe uma cura definitiva para ela. Apesar disso, existem diversos tratamentos simples e de fácil execução que podem auxiliar a minimizar os sintomas mais graves de acne fúngica, e ajudar a manter uma certa qualidade de vida para a pele.

“Da mesma forma como na acne vulgar, utilizamos sabonete facial antioleosidade e tratamento antifúngico. É muito importante que tratemos o couro cabeludo também, visto que é um local de presença e proliferação de fungos, levando a continuação da infecção ou reinfecção”, relata a profissional.

4 produtos para tratar a acne fúngica

E falando em tratamento para acne fúngica, que tal conhecer os dermocosméticos que podem te ajudar nisso? Trouxemos alguns produtos que você pode inserir na sua rotina de skincare diária, a fim de minimizar o problema. São quatro opções, de diferentes marcas, para você entender os benefícios e as principais características de cada um. Dá só uma olhada!

1. Anti-Imperfeições La Roche-Posay Effaclar Duo

Foto de embalagem de Anti-Imperfeições La Roche-Posay Effaclar Duo
Elimine a acne e as imperfeições com o Effaclar Duo! (Imagem: Divulgação/La Roche-Posay)

O Effaclar Duo é um gel-creme de tratamento e prevenção de acne fúngica e marcas de espinha da La Roche-Posay. Ele possui uma fórmula potente, que inclui: Niamicida (ativo anti-inflamatório); Piroctana Olamina (para combate da ploriferação bacteriana); LHA e Salicílico; e Ácido Linoléico.

Além disso, o produto contém Procerad, um ingrediente exclusivo da marca que ajuda a reduzir o aparecimento de marcas vermelhas ou rosáceas.

Características do La Roche-Posay Effaclar Duo:

  • 24h de hidratação
  • Efeito matte
  • Sem parabenos
  • Hipoalergênico
  • Textura não oleosa

2. Sérum SkinCeuticals Blemish Age

Foto de embalagem de sérum SkinCeuticals Blemish Age
O Blemish Age combina diferentes ácidos para um resultado mais efetivo (Imagem: Divulgação/SkinCeuticals)

Com ação 3 em 1, o sérum SkinCeuticals Blemish Age possui ação antiacne, antioleosidade e antienvelhecimento. Ideal para peles mistas e oleosas, ele também atua na redução de pequenas marcas, cicatrizes e manchas, incluindo rugas, linhas finas e acne fúngica.

O produto é uma combinação potente de cinco ácidos que, juntos, desobstruem os poros e impedem a formação de novas espinhas.

Características do SkinCeuticals Blemish Age:

  • Com ácidos diólico, salicílico, glicólico, cítrico e LHA
  • - 30% de oleosidade em 1 semana
  • - 60% de acne em 1 semana
  • Oil-free
  • Não resseca a pele

3. Tratamento Sébium Bioderma Global

Foto de embalagem de Sébium Global
Reduza significativamente as lesões causadas pela acne com o Sébium Global (Imagem: Divulgação/Bioderma)

O Sébium Global, da Bioderma ,é um produto formulado para agir biologicamente nas causas e consequências da acne fúngica na pele. Sua fórmula combina dois elementos originais e exclusivos, o Bakuchiol e o Fluidactive, que reequilibram a composição do sebo, controlando o brilho.

Além disso, ele possui ativos dermatológicos que limpam os poros, suavizam a textura da pele e reduzem a vermelhidão.

Características do Bioderma Sébium Global:

  • - 79% de lesões após 6 meses
  • - 69% comedões após 84 dias
  • Não comedogênico
  • Sem parabenos
  • Contém glicerina
  • Com ácido salicílico e ácido cítrico

4. Gel de Limpeza Eucerin DermoPure Oil Control

Esse gel de limpeza facial da Eucerin é uma ótima opção para você limpar o seu rosto diariamente, pois ele remove o excesso de oleosidade, as impurezas da pele e até mesmo resquícios de maquiagem, sendo ideal para acne fúngica.

Sua fórmula com textura em gel e 6% de tensoativo anfotérico promove uma limpeza com refrescância e sensação de maciez.

Características do Eucerin DermoPure Oil Control:

  • Ação antibacteriana
  • Não comemdogênico
  • Sem sabão, por isso não faz muita espuma
  • Com ácido salicílico
  • Sem cheiro

Quer mais opções de sabonete? Confira a nossa lista com 7 opções de sabão para pele oleosa e acneica!