Mulher negra se olhando no espelho

8 dicas de autocuidado que vão além do skincare (e você também deveria apostar)

Investir em beleza não é só cuidar da pele, viu? Veja como montar uma rotina de autocuidado completa

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Cuidar da pele do rosto é imprescindível (e a gente ama!), mas uma rotina de beleza vai muito além do skincare, viu? O autocuidado real envolve vários outros hábitos saudáveis para a nossa saúde física e mental. Ou seja, não basta apenas fazer a limpeza do rosto, usar hidratante facial e ter o hábito de aplicar protetor solar.

Na prática, investir em um esporte, ter boas noites de sono, fazer uso dos suplementos certos e visitar o médico regularmente também faz parte do caminho rumo à beleza e ao empoderamento feminino!

Mas agora, vamos direto ao ponto: afinal, quais são esses cuidados e o que a gente precisa fazer para segui-los? Isso nós te respondemos aqui embaixo! Separamos pelo menos 10 bons hábitos que você deveria começar a criar - e alguns itens que podem te ajudar a manter o autocuidado completo. Bora ver?

E já que a gente ama skincare... veja quais são os 5 produtos que farão a diferença no seu skincare - de acordo com uma dermatologista!

Mulher branca de cabelos castanhos e franja fazendo skincare na cama do quarto
Veja dicas de autocuidado que podem revolucionar seu ritual de beleza (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

1. Cuidar e hidratar a pele do corpo

Já concordamos que autocuidado não é só skincare, mas isso não significa que o ritual com a pele fique de fora da rotina de beleza, viu? Na verdade, a dica aqui é ir para além do rosto e dar uma atenção especial à pele do corpo também. Apostar no uso do hidratante corporal diariamente vai te ajudar a manter a saúde e integridade da barreira cutânea, além de ser um ótimo aliado para combater o envelhecimento precoce.

Mulher branca aplicando creme nas pernas de roupão branco na janela
Cuidar da pele do corpo também é essencial no ritual completo de beleza (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Por sinal, se estiver procurando por um aliado nessa tarefa, o hidratante corporal da CeraVe é um dos melhores do mercado, sabia? Ele é do tipo ideal para peles secas e não tem perfume, o que é um ponto positivo para quem tem sensibilidade a cheiros. A aplicação é super simples porque ele espalha bem e a pele logo absorve o produto.

Vale a pena dar uma chance - mas, se quiser outras opções, é só conferir nossa lista de melhores hidratantes corporais aqui!

2. Repor nutrientes e vitaminas essenciais diariamente

Mulher segurando pílulas de suplemento alimentar
Suplementos com vitaminas e minerais essenciais ajudam na saúde e no autocuidado diário (Foto: Reprodução/Shutterstock)

E por falar em saúde do corpo, todos concordamos que não é só a parte externa que conta, né? É por isso que investir na suplementação de nutrientes pode ser um excelente acréscimo à rotina de beleza. Às vezes, o motivo por trás daquela unha que quebra facilmente ou da queda de cabelo persistente, por exemplo, pode ter relação com a falta de vitaminas essenciais para o organismo, sabia?

Se você tem algum desses sintomas, o uso de suplementos específicos, como o Pantogar, costuma ser o melhor tratamento. Ele nada mais é do que uma vitamina para crescer cabelo que ajuda no fortalecimento de cabelos e unhas. Segundo depoimentos, o Pantogar dá até aquela forcinha para realçar a cor das madeixas! Bem legal, né?

Além disso, caso você não esteja conseguindo se alimentar tão bem quanto gostaria, ou já está na faixa dos 50 anos, é interessante apostar num daqueles suplementos de A a Z. O Centrum é um desses multivitamínicos que vão ajudar a repor os nutrientes necessários para a saúde feminina tanto no quesito estético quanto na saúde física. Um autocuidado completo!

3. Dar um bom trato nas unhas antes, durante e depois da esmaltação

Mulher negra fazendo as unhas em uma cama branca no quarto
Cuidar das unhas da maneira certa ajuda a mantê-las saudáveis e fortes (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Outro ótimo hábito que vale inserir na rotina de beleza é dar uma atenção especial às unhas. Junto ao suplemento que vai ajudar a fortalecê-las, é sempre válido inserir um hidratante específico para mãos. Uma boa dica é ter sempre uma manteiga emoliente como a da Granado na bolsa. Ela tem murumuru, cupuaçu e karité, além de vitamina E, o que ajuda a hidratar intensamente a região da cutícula.

E se você costuma apostar nos esmaltes, a dica é tentar espaçar as esmaltações e tirar a cor sempre com removedor de esmalte - nunca com acetona. Isso vai garantir que elas se mantenham fortes e saudáveis! Quer uma dica? Procure também pelo removedor de esmaltes da Granado! Ele é super prático porque já vem com uma espuma interna que dispensa o uso de algodão. Além disso, é enriquecido com vitamina E, glicerina vegetal e D-pantenol, ótimo para unhas frágeis.

4. Apostar em atividades físicas (e bons equipamentos)

Agora, se o autocuidado é sobre ações que beneficiam o corpo como um todo, a atividade física não pode ficar de fora, né? Seja uma dança, ginástica, yoga, corrida ou caminhada, o importante é encontrar a prática que você goste. Por sinal, a gente tem um teste que pode te ajudar a achar o esporte ideal para o seu gosto e rotina, é só clicar aqui pra fazer.

Mulher segurando câmera em pose de selfie vestida com roupas de academia em casa
Os exercícios físicos são essenciais para o corpo e também entram na rotina de autocuidado (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Mas não deixe de tentar, viu? Colocar o corpo em movimento vai te dar mais disposição, energia e até melhora a qualidade do sono. Isso tudo influencia na aparência da pele, cabelo e unhas, por exemplo - sem falar no bom funcionamento de todos os órgãos.

Caso precise de um empurrãozinho pra começar, a gente aconselha desde já a compra de um tênis versátil, daqueles bons para caminhas e corridas leves - assim como o Nike Revolution 5. Ele tem um amortecimento leve, é bastante confortável e tem um design tão bonito que vale até para o uso casual! A gente, inclusive, já testou esse modelo por aqui, sabia? Se quiser ver o nosso review, é só clicar nesse link!

Ah, e uma dica extra: no início, é normal que a gente se desmotive fácil - basta chover, acordar com preguiça ou ter um compromisso a mais no dia pra desistir do treino, né? Por isso, vale a pena ter uma esteira ergométrica em casa! Ao contrário do que se imagina, ela não consome tanta energia assim - e também não precisa ocupar tanto espaço da casa. Basta optar por uma esteira dobrável como a R4i da Movement.

Ela chega a 14 km/h, tem rodinhas que ajudam no transporte e até pode ser usada com modo inclinação para um desafio a mais nas corridas!

5. Beber bastante água ao longo do dia

Outro bom hábito de autocuidado (que por sinal deve acontecer antes, durante e depois das atividades físicas) é o de beber bastante água! O cálculo da quantidade diária necessária varia conforme o seu peso, mas a média geral costuma ser de 3 litros de água por dia, ok? Esse consumo vai ajudar demais no bom funcionamento do intestino e rins, sem contar a boa aparência da pele.

Mulher branca sentada na sala sorrindo com copo de água na mão
E aí, já bebeu água hoje? (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Afinal, de que adianta usar hidratante facial religiosamente todos os dias se você não está hidratando o seu corpo de dentro para fora? Anota aí: beber água durante o dia também faz parte do ritual de beleza!

6. Manter uma boa rotina de sono da beleza

Você provavelmente já ouviu falar em 'sono da beleza', né? É porque dormir bem pode realmente fazer maravilhas pelo seu corpo e pela sua pele - alô, olheiras!

Manter uma rotina regrada de sono, com 7 a 8 horas de descanso, é essencial para que você não corra risco de desenvolver doenças, mantenha uma boa saúde mental e consiga ostentar uma pele impecável. Anota aí: é durante o sono que as células cutâneas produzem colágeno e se renovam!

Mulher branca deitada em cama abraçando edredom
O sono da beleza é real! Dormir é importante para manter corpo e mente em ótimo funcionamento (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Mas, tão importante quanto a quantidade, é a qualidade do sono. Por isso, a dica é monitorá-lo com o auxílio de uma smartband, como a Mi Band 6, da Xiaomi. Ela te ajuda a acompanhar sua noite de sono, dando detalhes sobre o seu comportamento noturno - além de outras funções. Com esse acessório você também monitora seu nível de estresse, saturação de oxigênio no sangue e gasto calórico. Vale a pena, né?

7. Criar (e seguir) um cronograma capilar completo

Vamos combinar: o ritual de beleza só pode estar completo depois de um bom trato nos cabelos também! Por isso, o cronograma capilar não pode ficar de fora da lista: esse autocuidado é essencial para quem quer ter madeixas fortes e saudáveis. E isso vale para todas as texturas, cores e tipos de cabelo.

Mulher negra mexendo nos cabelos se olhando no espelho
Cronograma capilar é o segredo do cabelo saudável - e da rotina de beleza completa! (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Para quem ainda não conhece o termo, cronograma capilar nada mais é do que uma rotina de cuidados que alterna hidratação, nutrição e reconstrução dos cabelos ao longo das semanas - assim, você conseguirá suprir todas as necessidades dos fios. Vale clicar aqui para saber porque você deve montar o seu!

Para realizá-lo, tudo que se precisar é de um kit de produtos com diferentes finalidades. E se quiser um resultado de salão em casa, a nossa dica é o Kit Wella Professionals Cronograma Capilar Fios Incríveis. Ele é ideal para revitalizar cabelos frágeis porque vem com 3 máscaras de linhas diferentes (e famosas entre cabeleireiros): a Oil Reflections Luminous Reboost; a Invigo Nutri-Enrich e a Wella Fusion. Juntas, elas hidratam, nutrem e reconstroem a fibra capilar. O investimento é alto, mas certeiro!

8. Fazer visitas regulares aos médicos especialistas

Por fim, não se esqueça do acompanhamento de rotina com visitas regulares a especialistas, viu? Autocuidado também é manter a saúde mental com boas sessões de terapia, tratar da pele com idas frequentes ao dermatologista e acompanhar a saúde corporal com a ajuda de exames e consultas com médicos.

Nosso corpo é totalmente conectado e, por isso, precisa ser cuidado por inteiro! Aposte em uma rotina de beleza completa - para além do skincare - e você verá como tudo se sentirá a melhor versão de si mesma em pouco tempo.