Mulher passando creme para celulite nas pernas

Procurando o melhor creme para celulite no mercado? Eliminar a celulite não é uma tarefa fácil, porém não impossível. Ela nada mais é do que uma pequena inflamação das células de gordura sob a pele, causando o temido aspecto de “furinhos” que a maioria das mulheres busca evitar. A seguir, você entenderá como a celulite aparece, porque ela afeta mais mulheres do que homens e saberá detectar qual o grau de celulite você tem.

O creme para celulite é um composto, geralmente à base de cafeína e retinol, que auxilia na melhora da circulação sanguínea e linfática, renovando as células e deixando a pele com aspecto mais firme e hidratado. Confira a nossa seleção com opções eficazes, saiba qual o tipo de tratamento contra celulite que você pode começar hoje mesmo.

Pernas de uma mulher com uma das mãos apoiadas na coxa e outra segurando um creme.
Com as dicas certas e um bom creme para celulite, é possível manter a pele jovem e saudável por mais tempo (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O que é celulite?

A celulite é um tipo de preenchimento de gordura que ocorre entre a pele e as fibras musculares, segundo dermatologistas. Como a gordura é menos densa que o músculo, ela acaba passando entre as fibras e sendo pressionada por debaixo da derme, o que dá a aparência de caroços acumulados sob a pele. Os homens possuem fibras musculares horizontais e pele mais espessa que a das mulheres, por isso costumam ter menos celulite. Os principais fatores de surgimento incluem:

  • Fatores genéticos/hereditários;
  • Fatores hormonais;
  • Alimentação ruim;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Transtornos circulatórios.

Sendo assim, a celulite pode ser tanto uma questão de saúde, quanto uma questão estética, que afeta a autoestima e pode trazer desconforto em ambientes onde o corpo fica mais exposto – como praias, clubes e até dentro dos relacionamentos. Existem tipos de celulite em diferentes texturas e graus, que você deve saber observar e identificar para escolher qual tratamento é mais indicado para a sua situação.

​Tipos de celulite

  • Celulite mista, que pode aparecer em diferentes áreas do corpo;
  • Celulite mole ou flácida, causada por sedentarismo ou perda de peso repentina, que combina celulite e flacidez;
  • Celulite dura ou compacta, comum entre mulheres que praticam muito exercício;
  • Celulite edematosa, que é um dos casos mais graves, com sintomas como dor ou inflamação.

​Graus de celulite

​Celulite grau 1:

Visível apenas se apertamos a região. Quando o local do corpo fica inchado e levemente irregular, é ali que se encontra a celulite em seu primeiro grau. Com o tempo, esse inchaço aumenta e pode haver formação de fibrose abaixo da pele. A fibrose traz outros problemas para a saúde, endurecendo o tecido abaixo da pele e dificultando a circulação, o que pode até causar dor e aumentar a formação de “flocos” de gordura.

​Celulite grau 2:

Se a celulite não for tratada em seu primeiro grau, as irregularidades da superfície da pele já começam a ficar visíveis e não é necessário apertar a região para ver os furinhos.

​Celulite grau 3:

Com as ondulações aparentes e a pele inchada, o grau 3 é quando este problema começa a causar dor nessa região do corpo. Devido a retenção de líquido e pressão dos microvasos sanguíneos, a celulite pode gerar pequenas varizes e estrias nos locais afetados. Aqui, os cremes para celulite oferecem grande ajuda no controle circulatório local, sobretudo em conjunto com massagens e drenagem linfática.

​Celulite grau 4:

A celulite em seu estágio 4 é a intensificação do problema, quando o inchaço e fibrose endurecem ainda mais sob a pele, aumentando a dor e as covinhas se tornam aparentes, sendo visíveis mesmo embaixo de roupas com tecidos finos.

​Para que serve o creme para celulite?

Ingredientes específicos que ajudam na circulação e renovação da pele

Creme para celulite em um pote redondo, segurado por uma mão feminina.
Nem todo creme para celulite é capaz de resolver o problema sozinho, analise qual o grau e tipo de celulite primeiro (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Não há um consenso médico sobre a origem ou sobre a cura da celulite, mas acredita-se que há ações que definitivamente podem ajudar a eliminar a celulite ou pelo menos amenizar a sua aparência. É preciso diminuir o volume de gordura localizada nas regiões afetadas, com o uso de cremes e exercícios específicos, além de uma alimentação que inclua proteínas, legumes, verduras e um suplemento de colágeno para melhorar a elasticidade da pele.

​Quais são os benefícios do creme para celulite?

Esfoliação e massagem localizada aumentam a eficácia dos produtos

Dentre os benefícios do uso de creme para celulite, podemos citar como principais:

  • Combate a celulite e o aspecto de “casca de laranja”, o que aprimora a parte estética;
  • É um processo fácil, rápido e indolor, o que garante poucos problemas na aplicação;
  • Costuma contar com ingredientes orgânicos e confiáveis, o que evita quaisquer riscos e alergias;
  • Pode ser realizado em casa, o que torna mais prático esse tratamento;
  • Pode ser associado ao creme para estrias, o que permite lidar com mais de um problema ao mesmo tempo.

A recomendação é de uso até duas vezes por dia, podendo variar conforme orientação na embalagem. Indicamos uma esfoliação prévia no local de aplicação, para que o produto penetre melhor na pele e sua eficácia aumente. Você pode aproveitar a esfoliação e fazer uma massagem leve antes de passar o creme para celulite para ativar a circulação local, puxando a gordura rumo às glândulas presentes nas articulações (virilha, joelhos, ou em sentido horário, na barriga). Por fim, aplique seu creme para celulite com movimentos circulares até que seja totalmente absorvido pelo corpo.

Veja nosso conteúdo sobre massageadores corporais que são excelentes para combater a celulite!

​Qual é o melhor creme para celulite?

Invista naqueles com termoativadores e estimulantes do sistema linfático

O melhor creme para celulite considera a consistência e facilidade da aplicação/absorção do produto, além dos compostos que tem eficácia comprovada na melhora da circulação sanguínea, linfática e redução da formação e acúmulo de células de gordura localizada. Dentre os princípios ativos mais conhecidos no combate à celulite, citamos:

  • Cafeína, termoativo que ajuda na circulação e a eliminar gordura localizada;
  • Ácido Salicílico, que renova as células e facilita o papel da cafeína;
  • LHA, que esfolia e renova a pele;
  • Coenzima Q10 e L-Carnitina, auxiliam na eliminação da gordura localizada e na melhora da pele;
  • Extrato de Lótus, que reduz a formação de novas celulites;
  • Malva, que melhora a circulação e aparência da pele;
  • Retinol ajuda a aumentar a quantidade de colágeno na pele, tornando-a mais espessa e elástica, o que torna a celulite menos perceptível.

Não se esqueça de também levar em consideração, na hora de sua compra: o preço do creme para celulite (relação custo x benefício), a facilidade de encontrá-lo através de busca e das nossas indicações de links, a quantidade de avaliações positivas no site e os prós e contras apontados pelos clientes que já utilizaram os produtos. Trazemos então, a lista com oito opções para você escolher o melhor creme para celulite.

​1. Creme Massagem Natuplex Raavi

Creme para celulite Natuplex Ravi em fundo branco.
O primeiro creme para celulite da lista é o redutor de medidas Natuplex da Raavi, que dispensa massageadores (Foto: Divulgação/Raavi Dermocosmeticos)

O Creme de Massagem Natuplex Raavi possui ação estimulante metabólica e lipolítica (quebra de células de gordura), o que contribuiu na queima de energia redução de medidas. Contém extratos naturais e pode ser associado a outros protocolos estéticos de celulite e gordura localizada. Não é recomendado para gestantes e deve ser aplicado com espátula, sem compressão por faixa ou filme plástico.

Confira aqui as melhores ofertas do Creme Massagem Natuplex Raavi!

2. Gel Anticelulite Bye Bye Celulite Nivea

Creme para celulite Nivea Bye Bye Celulite em fundo branco.
Um dos sucessos da marca Nivea, o Bye Bye Celulite atua com coenzima Q10+ na firmeza da pele (Foto: Divulgação/Nivea)

O Gel Anticelulite Bye Bye Celulite da Nivea é um creme redutor com ação firmadora Q10 Plus (coenzima que combate a gordura localizada). Esse composto promete atuar diretamente nas células de gordura, auxiliando na melhora do aspecto da celulite e na firmeza da pele, além de manter a elasticidade e prevenir a formação de novas celulites. Não há necessidade de massagem em conjunto com o creme, que prevê resultados após duas semanas de uso contínuo.

Confira aqui as melhores ofertas do Gel Anticelulite Bye Bye Celulite Nivea

3. Bumbum Cream Creme Para Celulite E Estria 200ml

Bumbum Cream em fundo branco.
O Bumbum Cream é um creme para celulite com aroma afrodisíaco (Foto: Divulgação/Bumbum Cream)

O Bumbum Cream é um creme para celulite e estria, que tem como diferenciais a textura agradável, o efeito de brilho na pele e aroma de essências afrodisíacas. Sua fórmula termogênica inclui óleo de cafeína, arnica, gengibre, pimenta e nicotinato de metila, substâncias que prometem a promoção de uma ação subcutânea (abaixo da pele), tratando de dentro para fora.

Confira aqui as melhores ofertas do Bumbum Cream Creme Para Celulite E Estria 200ml

4. Anticelulite Centella Asiatica e Extrato Cítricos

Creme para celulite Centella Asiatica e Extratos Cítricos ao lado de duas bancadas brancas com frutas cítricas em cima.
Tradicional creme da Goicoechea com Centella Asiatica e Extratos Citricos, também diminui as varizes (Foto: Divulgação/Goicoechea)

O creme para celulite da Goicoechea tem por base a substância Centella Asiatica e Extratos Cítricos, que são próprias para o combate de varizes e de celulite nas pernas. É indicado para quem tem problemas de circulação e de gordura localizada. Sua fórmula contém o Varisen, composto por Centella Asiática, Mentol e Castanha de Índia, que prometem alívio da sensação de cansaço, tensão e inchaço das pernas, ao mesmo tempo que estimula a circulação.

Confira aqui as melhores ofertas do Anticelulite Centella Asiatica e Extrato Cítricos

5. Gel Creme Firmador, Redutor de Medidas e Estrias Fittie Raavi L 250g

Creme para celulites Raavi Fittie ao lado de sua caixa, ambos em fundo branco.
O Fittie da Raavi foca sua ação na quebra de células de gordura e renovação das fibras de colágeno (Foto: Divulgação/Raavi Dermocosméticos)

Outra opção da marca Raavi é o Gel Creme Firmador, Redutor de Medidas e Estrias Fittie. Esse creme para celulite possui ação lipolítica e regeneradora da pele, atuando na quebra de adipócitos (células de gordura) e reorganização de fibras de colágeno para redução também das estrias. A fórmula em Gel/Creme mistura texturas diferentes para oferecer uma sensação refrescante, com rápida absorção e ação desodorante.

O composto inclui nanocápsulas de cafeína, Centella Asiática, óleo de semente de abóbora, óleo de amêndoas doces e óleo de girassol, associando os benefícios circulatórios a regeneração das células, cicatrizes e lesões cutâneas que causam celulites e estrias. Recomenda-se agitar o frasco antes de usar, para fusão dessas duas texturas e aplicação simultânea.Os resultados são previstos para após 28 dias de uso contínuo.

Confira aqui as melhores ofertas do Gel Creme Firmador, Redutor de Medidas e Estrias Fittie Raavi L 250g

6. Hidratante Desodorante Nivea Q10 Plus Pernas Renovadas Anticelulite 400mL

Creme para celulite Nivea Pernas Renovadas em fundo branco.
Associação entre Q10, L-Carnitina e Cafeína nesse creme para celulite da Nívea (Foto: Divulgação/Nivea)

O Hidratante Desodorante Nivea Q10 Plus Pernas Renovadas Anticelulite é indicado parao cuidado das pernas. Conta com Menthol em sua fórmula, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de hidratação e sensação refrescante. Contém, ainda, a Coenzima Q10, L-Carnitina e Cafeína , substâncias que são capazes decombater a celulite e firmar a pele. O creme promete desinchare relaxaras pernas, aliviandoo cansaço e dores.

Confira aqui as melhores ofertas do Hidratante Desodorante Nivea Q10 Plus Pernas Renovadas Anticelulite 400Ml

7. Nivea Firmador Hidratante Q10 + Vitamina C Todos Os Tipos De Pele 200mL

Creme para celulite Nivea Firmador Hidratante em fundo branco.
Possui dois antioxidantes: Coenzima Q10 e Vitamina C (Foto: Divulgação/Nivea)

Outra opção da Nivea é o Firmador Hidratante Q10 + Vitamina C. A fórmula, enriquecida com dois antioxidantes (Q10 e Vitamina C), atuam nocombate aos radicais livres, melhorandoa firmeza e a elasticidade da pele. Promete resultadosem apenas 10 dias de uso, além de prevenir a flacidez e hidratar a pele pelo período de48 horas. Esse produto não contém ingredientes de origem animal e é indicado para todos os tipos de pele, podendo ser utilizado duas vezes por dia.

Confira aqui as melhores ofertas do Nivea Firmador Hidratante Q10 + Vitamina C Todos Os Tipos De Pele 200ml

8. Creme de Massagem de Pimenta Preta Termoativo 500g Raavi

Creme para celulite Raavi Pimenta Preta em fundo branco.
Ativos termogênicos de pimenta preta, gengibr e extratos vegetais nessa opção da Raavi (Foto: Divulgação/Raavi Dermocosméticos)

O último creme para celulite dessa lista é o Creme de Massagem Pimenta Preta Termoativo da Raavi Dermocosméticos, com ação desodorante e hidratante, indicado nos protocolos estéticos de termoterapia, devido sua ação vasodilatadora. Sua fórmula possui ativos termogênicos de pimenta preta, gengibre e um blend de extratos vegetais, que são indicados para melhoraro metabolismo, ativar a microcirculação e estimular o sistema linfático.

Confira aqui as melhores ofertas do Creme de Massagem de Pimenta Preta Termoativo 500g Raavi

Afinal, o que realmente acaba com a celulite?

Alimentação correta e uma rotina de exercícios especial dão conta do recado

Como vimos anteriormente, Todo tratamento contra a celulite tem como objetivo amenizar o problema, diminuir o inchaço, equilibrar o problema da fibrose para que as dores diminuam e quase não apareçam. Trouxemos algumas dicas de alimentação e exercícios especiais para combater a celulite.

Alimentos para dar fim à celulite

​Frutas vermelhas: contém antocianidina e ácido elágico, substâncias que auxiliam na eliminação de toxinas que causam acúmulo decelulite.

​Água: hidrata o organismo efavorece a circulação sanguínea, ajudandoa eliminaras toxinas do corpo. Tome, pelo menos, 2 litros de água por dia.

​Azeite: consumido com moderação, esse alimento consegue impedir que as gorduras ingeridas no dia a dia se oxidem, reduzindo, assim, a inflamação celular. Mesmo efeito do Ômega 3 no controle da “gordura boa” do organismo e ação anti-inflamatória.

​Pimenta vermelha: assim como no creme para celulite,promove o aumento da temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e produzindo mais energia. O resultado dessa combinação de reações é a queima maior de calorias.

​Chá verde: composto por substâncias que aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura do corpo e a oxidação das gorduras ingeridas. Atenção: o consumo excessivo de chá verde pode causar taquicardia e irritação estomacal, além de ser diurético (sobrecarrega os rins).

​Castanhas: ricas em gordura boa, elas agem como anti-inflamatórios e impedem que o organismo retenha líquidos. Também são fontes de fibras, que ajudam a regular o intestino, o que contribui para o controle da celulite.

Dicas de exercícios para acabar com a celulite

Aeróbicos: pratique atividade aeróbica 3 vezes por semana. O mais recomendado é fazer caminhadas, corridas ou andar de bicicleta durante 30 minutos a 1 hora, período quando começa o ativamento da circulação.

Agachamento: com as mãos na cintura e as pernas alinhadas com o quadril, flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus. A posição correta é como se você fosse sentar em uma cadeira. Faça quatro séries de 25 repetições cada uma.

Passada com agachamento: posicione uma perna na frente da outra e desça, formando 90 graus com os dois joelhos. Faça quatro séries de 20 repetições cada uma.

Leia mais: