Mulher negra aplicando hidratante facial no rosto

Hidratante para pele seca: 15 melhores opções para rosto e corpo em 2021

O hidratante para pele seca é indispensável na rotina de cuidados - e aqui a gente te ajuda a achar o melhor para o seu rosto, corpo e bolso!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Você sabia que cada tipo de pele pede cuidados diferentes? Para pessoas com pele seca, por exemplo, a hidratação é um passo fundamental na rotina de skincare, seja no rosto ou no corpo. É por isso que um hidratante para pele seca não pode ficar de fora dos cuidados diários, principalmente em locais frios ou com baixa umidade relativa do ar.

É o seu caso? Sem problemas! Convidamos a médica especialista Betina Stefanello, (@drabetinastefanello), que é dermatologista e nos ajudou com dicas importantes. Além disso, criamos uma lista completa de melhores hidratantes para rosto e corpo com pele seca. Veja a matéria abaixo e descubra qual é o melhor para você!

Mulher negra aplicando hidratante para pele seca no corpo
Escolha o melhor hidratante corporal para pele seca com ajuda das dicas abaixo (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Você tem mesmo pele seca? Entenda as características!

A pele seca possui características muito específicas. Algumas delas, segundo a dermatologista, são falta de brilho, aparência sem viço, descamação, coceira, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa e craquelada. Em casos mais graves, até mesmo feridas.

"Normalmente a pele do rosto não é tão seca quanto a do corpo, pois possui mais glândulas sebáceas", destaca a Betina.

No entanto, claro, é possível que você tenha essas características nas duas regiões do corpo. Se esse é o caso, o hidratante para pele seca é o melhor aliado na rotina. Com ele você conseguirá equilibrar os níveis de água na pele e, assim, mantê-la sempre o mais macia e saudável possível.

Como escolher o melhor hidratante para pele seca?

A escolha do creme para pele seca deve seguir alguns critérios. Segundo a médica, o melhor hidratante para pele seca é aquele que restaura a barreira cutânea sem causar qualquer tipo de sensibilidade ou ardência.

"A consistência e a cosmética é muito pessoal, pois algumas pessoas gostam da sensação 'pegajosa', enquanto outras não gostam e querem um hidratante que seja absorvido rapidamente. Não é isso que define que um hidratante é bom ou ruim, mas o quanto ele hidrata a pele e melhora o ressecamento", detalha Betina.

Com isso em mente, na hora de olhar a composição do creme para pele seca, vale procurar por ativos mais frequentes nesses hidratantes. Alguns dos principais são ceramidas, ácidos graxos, aminoácidos, ácido hialurônico, uréia, glicerina, colesterol, óleos, manteiga de karité, entre outros.

"Tais substâncias também fazem parte da matriz lipídica intercelular, que preenche os espaços entre os corneócitos (células da camada córnea da epiderme) proporcionando à pele a função de barreira", explica a médica.

Agora, falando especificamente sobre o hidratante para pele seca no rosto, Betina dá a dica: prefira que ele seja mais “leve” - justamente por temos mais glândulas sebáceas na face do que no corpo. Inclusive, é por causa dessa característica que um creme hidratante para pele do corpo não deve ser 'reaproveitado' para o rosto. No fim das contas, ele será pesado demais e não cumprirá o seu propósito principal.

Hidratante para pele seca no corpo: veja 8 opções!

E por falar em hidratante corporal para pele seca, que tal começarmos por ele? Com ajuda da especialista, separamos algumas opções de creme para todos os bolsos - e com opções de ótimo custo-benefício.

Esses cremes abaixo são específicos para áreas como cotovelos, braços, pernas e tronco. Com fórmulas específicas, eles garantem a hidratação da pele e até o alívio de sintomas como coceira e outras irritações. Veja só!

1. Hidratante Atoderm Intensivo Bioderma

Se a ideia é ter um creme para pele ressecada para toda a família - desde bebês a idosos, o Hidratante Atodern Intensivo é uma ótima escolha. Essa linha Atoderm foi desenvolvida especialmente para tratar peles secas, muito secas e irritadas - e vale destacar que a Bioderma é expert nesse asunto há mais de 25 anos.

Características do hidratante:

  • Ajuda a reconstruir biologicamente a barreira protetora da pele
  • Estimula o próprio sistema de retenção e distribuição de água da pele para uma hidratação intensa e duradoura
  • Possui alta tolerância
  • Tem textura cremosa e fácil de espalhar
  • É um pouco caro

2. Loção Corporal Hidratante Fisiogel AI Stiefel

Já para quem tem dermatite atópica e outras condições em que a pele fica muito irritada, o Fisiogel AI entra como um forte aliado. Ele é um hidrante de uso diário, indicado especificamente para pele seca irritada, sensível e reativa (ou seja, que pode apresentar coceira e vermelhidão). A loção promete ser eficiente acalmar e aliviar a coceira, reduzindo inclusive a vermelhidão.

Características do hidratante:

  • Contém tecnologia Biomimic, que repõe os lipídios essenciais na pele e ajuda a restaurar a barreira lipídica da pele seca e sensível
  • Possui PEA, um lipídio essencial de ação anti-irritante
  • Não tem nenhuma fragrância, conservantes e corantes
  • Alivia a coceira e acalma a pele

3. Loção Cetaphil

A loção hidratante Cetaphil ajuda a manter a hidratação natural da pele com uso de elementos umectantes e emolientes. Uma ótima opção para pessoas que têm alergias a outros produtos de pele, já que tanto a versão normal para peles secas, quanto a versão Advanced (para pessoas com pele extra-seca) são hipoalergênicas.

Características do hidratante:

  • Combina ativos com ação emoliente e umectante, com alto poder de hidratação
  • Ajuda a pele a reduzir a perda de água e reter a hidratação natural;
  • Textura média e de rápida absorção
  • Ação prolongada, que dura até 48 horas

4. Espuma Hidratante Cetaphil Pro AD Fast Control

Para quem quer novidade - e uma sensação de pele hidratada mais sequinha - vale experimentar a Espuma Hidratante Cetaphil Pro AD Fast Control. O produto pode ser usado tanto no rosto quanto no corpo, ajudando a garantir alívio instantâneo. Além disso, a espuma hidratante acalma a região e garante sensação de frescor e hidratação na pele por até 48 horas.

Características do hidratante:

  • Tem fórmula hipoalergênica e sem fragrância
  • Ajuda a restaurar a barreira de proteção natural da pele
  • Deve ser aplicado na pele limpa e seca
  • Pode não render muitas aplicações

5. Hidratante CeraVe Pele Seca e Extra Seca

O CeraVe Pele Seca e Extra Seca é uma opção de creme de pele hidratante para o corpo com bom custo-benefício. Ele foi desenvolvido com a ajuda de dermatologistas que encontraram uma fórmula não oleosa capaz de hidratar e restaurar a barreira protetora da pele.

Ah, e vale destacar que a composição contém 3 ceramidas essenciais para a pele + ácido hialurônico. Perfeito para quem lida com ressecamento em áreas como braços e cotovelos.

Características do hidratante:

  • Promove hidratação da pele o dia todo graças à tecnologia MVE, que garante liberação prolongada dos ativos hidratantes
  • Tem rápida absorção e não obstrui os poros da pele
  • Tem textura fluida e não tem perfume
  • Rende bastante durante o uso

6. Neutrogena Norwegian Formula

E por falar em custo-benefício, outra excelente opção é o Neutrogena Norwegian Formula. Disponível nas opções com ou sem fragrância, ele hidrata intensivamente a pele do corpo.

Na prática, seu papel principal é minimizar o aspecto esbranquiçado e a descamação causados pelo ressecamento na pele. Segundo a marca, o efeito é intenso e duradouro!

Características do hidratante:

  • Textura levinha e de fácil absorção
  • Oferece mais de 24h de hidratação
  • Rende bastante graças ao pote com 500ml
  • Tem efeito imediato contra o aspecto esbranquiçado
  • Possui propriedades anti-irritantes e anti-microbianas

7. Creme Hydraporin AI da Mantecorp

Anota aí mais uma opção de produtos para pele seca que servem para toda a família: o Hydraporin AI, da Mantecorp! Perfeito para peles secas, extrassecas, sensíves e irritadas, esse creme conta com o AI Complex, um complexo de ativos de ação anti-inflamatória e calmante. Ou seja, ideal para quem está percebendo irritações, descamação ou outra sensibilidade na pele.

Características do hidratante:

  • Fórmula exclusiva com Bioskin, ativo com ação probiótica que age no equilíbrio da pele
  • Melhora o ressecamento, a descamação e a coceira logo nos primeiros dias de uso
  • Oferece 24 horas de hidratação e tem resultados clínicos comprovados para peles mais sensíveis de adultos e crianças
  • Não possui fragrância, corantes ou parabenos
  • Textura é altamente hidratante, mas não pegajosa.

8. Hidratante La Roche-Posay Lipikar

Com elementos como niacinamida, manteiga de karité e glicerina, o hidratante Lipikar tem boa parte de sua composição formada pela água termal La Roche-Posey, que deixa o creme com uma das texturas mais leves vistas em hidratantes para pele seca, ideal para pessoas com pele sensível, mas que não querem descuidar da hidratação.

Características do hidratante:

  • Não deixa a pele pegajosa após o uso
  • Produto tem ação suavizante, calmante e antioxidante, dando sensação de frescor
  • Pode ser usado diariamente ou após exposição solar e depilação
  • Não tem cheiro

Melhor hidratante para pele seca no rosto: confira 7 produtos

Agora, se você estiver à procura de um creme facial para pele seca, a boa notícia é que não faltam opções de hidratante de rosto para pele seca, especificamente! Aqui, é importante lembrar que a textura faz toda diferença - afinal, o hidratante facial pode ser mais leve do que o corporal.

Ah, e um ponto legal é se atentar a outras funcionalidades: aqui abaixo, indicamos também alguns hidratantes para o rosto que, inclusive, possuem proteção solar e antioxidantes na composição. Bom que são benefícios em dobro, né? Veja só a lista!

1. Hydro Boost - Neutrogena

Um creme para o rosto ressecado com excelente custo-benefício é o Hydro Boost da Neutrogena. Além de ter cosmética bem sequinha - ou seja, não deixar o rosto com aspecto pegajoso e ser absorvido rapidinho -, ele promove hidratação intensa por até 48h! Apesar de entrar na lista como hidratante para pele seca, ele pode ser usado por todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.

Características do hidratante:

  • Tem ácido hialurônico na fórmula, ajudando a garantir hidratação na medida certa
  • Não deixa a pele pegajosa
  • Ajuda a prevenir contra ao envelhecimento precoce
  • Tem fórmula oil-free

2. Loção Hidratante Facial Cetaphil Pro AC Control

Lembra que falamos sobre opções de creme facial para pele seca que, além de hidratante, tivesse proteção solar? Uma delas é a Loção Hidratante Facial Cetaphil Pro AC Control. O produto é um pouco caro, mas garante resultados bem interessantes como melhora de 32% no ressecamento e de 59% na aspereza da pele.

Interessante, né? No fim das contas, ele equilibra os níveis de hidratação e protege a pele dos raios solares.

Características do hidratante:

  • Tem ação seborreguladora, agindo nas glândulas sebáceas por meio da tecnologia Oleosome
  • Oferece proteção UVA/UVB com alta tolerabilidade
  • Tem efeito matificante graças à tecnologia Micropearls
  • É um hidratante de fácil aplicação e rápida absorção
  • Pede um investimento alto e não rende tanto

3. Toleriane Sensitive La Roche-Posay

Agora, se a busca é por um hidratante para pele sensibilizada do rosto, o Toleriane Sensitive da La Roche-Posay entra como uma ótima opção. Isso porque ele apresenta uma propriedade exclusiva: o poder prebiótico.

Esse cuidado estimula exclusivamente o crescimento do microbioma (bactérias benéficas naturalmente encontradas na pele), enquanto consequentemente reduz a flora patogênica (bactérias capazes de gerar a doenças). Assim, ele protege e estimula as defesas da pele seca e sensível.

Características do hidratante:

  • Consegue hidratar profundamente sem deixar pegajoso
  • Suaviza a pele ressecada
  • Ajuda a reduzir as sensibilidades da pele seca
  • Reforça a barreira de proteção natural da pele

4. CeraVe Hidratante Facial

Se você tem pele normal a seca, o CeraVe Hidratante Facial pode atender suas necessidades - e ainda deixar uma sensação suave na pele. Os diferenciais desse produto ficam por conta da fórmula bem levinha ao toque e também poderosa, com ácido hialurônico e niacinamida. Esses são dois ativos que ajudam muito na hidratação e renovação da pele!

Características do hidratante:

  • Textura ultra leve e de fácil absorção
  • Sensação de pele hidratada o dia todo.
  • Ajuda a reter a hidratação natural da pele
  • Tem ação antiinflamatória, suavemente clareadora
  • Não tem perfume
  • É um pouco caro

5. Epidrat Calm Facial

Precisa hidratar a pele muito ressecada? Então, os ativos calmantes do Epidrat Calm Facial podem ajudar a equilibrar a pele com conforto imediato! Esse produto é indicado para quem busca melhora em inflamações e sensibilização do rosto - inclusive após procedimentos como peeling e depilação. Segundo a marca, o uso contínuo aumenta a resistência da pele contra agentes externos, deixando mais resistente e saudável.

Características do hidratante:

  • Fórmula com ativos calmantes que agem imediatamente
  • Ajuda a melhora sintomas como vermelhidão, coceira, queimação, pinicação e descamação
  • É hipoalergênico
  • Tem alta tolerância para pele sensível

6. Hydrabio Sérum Bioderma

Outro creme facial para pele seca que vale experimentar é o Hydrabio Sérum da Bioderma. Ele tem a consistência em gel bastante interessante, deixando o rosto com aspecto de pele hidratada sem ficar pegajoso. A fórmula tem diferenciais importantes para manter a face hidratada, como o ácido hialurônico, o xilitol e a glicerina.

Juntos, esses três ativos hidratantes compensam a deficiência de hidratação e favorecem a retenção de água na pele.

Características do hidratante:

  • Conta com um complexo biológico patenteado, o AquageniumTM, que estimula a circulação de água entre as células
  • O investimento é bem alto
  • Possui fórmula de alta tolerância, sem parabenos, sem álcool e sem corantes
  • Textura em gel dá efeito refrescante

7. Bepantol Hidratante Restaurador Facial Noturno

Sabe aquele tipo de pele seca que demanda uma hidratação com cosmética mais oleosa? Se esse é o seu caso, o Bepantol Hidratante Restaurador Facial Noturno tem tudo para ser um bom aliado.

Esse hidratante para pele oleosa tem lipídios naturais que ajudam a hidratar o rosto, prevenindo que o ressecamento vá e volte com recorrência. Ele é perfeito (e recomendado) para fazer uma hidratação profunda da pele durante a noite.

Características do hidratante:

  • Oferece alívio imediato e sensação mais confortável à pele do rosto
  • Contém uma combinação única de ingredientes (dexpantenol, niacinamida, glicerina, isoestearato isopropílico, óleo de argan e manteiga de karité) que restauram a pele de dentro para fora
  • Tem fórmula mais oleosa

Dica da dermatologista: cuidados extras para quem tem pele seca

Além da hidratação, a pele seca também pede cuidados extras na rotina. De acordo com Betina, esse tipo de derme pode sofrer com problemas específicos ao longo da vida. Por exemplo, sabia que pessoas com a pele do rosto seca geralmente possuem uma chance maior de possuírem rugas? Além disso, quem tem a pele do corpo seca também pode ter episódios de sensibilidade cutânea. Para prevenir essas situações, a dermatologista reuniu algumas dicas - e nós te contamos quais são elas.

Para quem tem pele do rosto seca:

  • Além da hidratação, tenha um cuidado maior com o sol, utilizando sempre protetor
  • Invista em produtos redensificadores e antirrugas na rotina de skincare

Para quem tem pele do corpo seca:

  • Passar hidratante logo depois do banho, momento em que ele é melhor absorvido pela pele
  • Utilizar óleos de banho durante a lavagem do corpo para complementar o tratamento
  • Sempre que puder, utilizar produtos que sejam anti-inflamatórios. Eles são excelentes opções, principalmente para quem estiver com a pele sensibilizada.

Leia também: