Logo Zoom
Logo Zoom

O retinol é um ativo coringa para a rotina de cuidados com a pele! Além de ser um poderoso aliado contra sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez, ele é capaz de tratar espinhas, cicatrizes e manchas. Tudo isso graças à sua derivação da vitamina A - que entrega a renovação celular e a limpeza que as peles maduras e acneicas precisam.

Mas, de nada adianta ter todos esses benefícios se você não souber como utilizá-lo, certo? Para te ajudar, convidamos a dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello) e montamos um guia completo sobre o retinol para o rosto. Aqui, você encontra não só as funções desse ativo, como também dicas de produtos para aderir ao seu skincare. Vem com a gente!

Ainda não sabe para que serve o retinol? Confira o nosso artigo e fique por dentro do assunto! (Foto: Shutterstock)

Que tal entender um pouco mais sobre como fazer skincare? Fique por dentro do assunto!

O que é o retinol?

Basicamente, o retinol é um princípio ativo derivado da vitamina A - que é um dos nutrientes fundamentais para manutenção da saúde da pele. Quando absorvido pela pele, ele assume a forma de ácido retinóico, que é a sua versão mais ácida capaz de promover os benefícios ao rosto.

Vale ressaltar que, diferente de outros compostos, o retinol combina a renovação celular com a limpeza profunda dos poros. Isso significa que ele pode não só tratar as inflamações da pele, como prevenir o surgimento de outras. Além disso, ele também oferece uma ação rejuvenescedora ao estimular a produção de elastina e colágeno.

Para que serve o retinol?

Se engana quem pensa que o retinol serve apenas para prevenir os sinais de envelhecimento da pele. Embora seja bastante conhecido por recuperar a elasticidade da pele, preencher rugas e suaviza linhas de expressão, o ativo vai muito além disso.

"Retinol é muito vantajoso para a pele do rosto, pois além de fazer renovação celular, ele tem papel no estímulo de colágeno, redução das linhas e rugas. Junto a isso, ele também age na uniformização da textura e tom, luminosidade, aumento da firmeza e redução dos poros", detalha Betina.

Assim, realizando uma limpeza profunda dos poros, ele contribui também para o controle da oleosidade e a cicatrização de cravos e espinhas. Na prática, essa função permite suavizar manchas e melhorar a uniformidade da pele.

Outro papel do retinol para o rosto é o preenchimento das olheiras. A sua composição altamente nutritiva permite preencher a área dos olhos, suavizando o inchaço e o aspecto de cansaço. Além disso, a ação rejuvenescedora do retinol intensifica a hidratação e a luminosidade da pele.

Por que usar o retinol no rosto?

Se você ainda tem dúvidas sobre a eficácia do retinol, basta analisar todos os benefícios desse ativo. Além de contribuir para o tratamento e a prevenção do envelhecimento da pele, ele pode controlar a oleosidade excessiva no rosto. Isso significa o retinol pode ser a solução para quem lida com cravos e espinhas.

Outro benefício que justifica o uso da vitamina C para o rosto é a ajuda na absorção de outros produtos. Ao promover uma limpeza profunda, o ativo remove as células mortas da camada superficial da pele. O resultado é uma abertura maior para o rosto absorver outros produtos da rotina de skincare. Por isso, o retinol é um item queridinho para quem deseja potencializar a limpeza, hidratação e até mesmo a proteção solar.

Como usar o retinol no rosto?

Antes de incluir o retinol no seu ritual de beleza, é importante consultar um dermatologista de confiança. Ainda que os benefícios oferecidos possam te ajudar, vale ter o aval de um profissional qualificado para evitar desperdícios e poupar o seu bolso.

A médica lembra que, geralmente, o retinol é utilizado na forma de creme para peles maduras. E importante: não há idade mínima para sua utilização, sabia? Isso porque ele pode ser usado como ação de correção quanto de prevenção.

"Ainda assim, vale lembrar que o retinol não deve ser usado por gestantes, lactantes ou pessoas com hipersensibilidade ao ativo. Não existe contraindicação em pele sensível, mas é comum ocorrer vermelhidão e descamação nos primeiros dias", explica Betina.

Quanto à aplicação, é bem simples. Por facilitar a penetração de outros produtos, o retinol para o rosto deve ser utilizado depois da limpeza e antes da hidratação. Dessa forma, você garante o melhor resultado e potencializa os outros tratamentos.

O que é melhor: retinol, ácido hialurônico ou vitamina C?

Nada supera o poder do retinol, da vitamina C e do ácido hialurônico. Mas, se você precisa eleger um favorito, é preciso considerar o seu objetivo. Isso porque os ativos possuem uma ação rejuvenescedora parecida, mas que pode ser acompanhada de benefícios diferentes. O ácido hialurônico, por exemplo, mantém a sustentação e a hidratação da pele. Por esse motivo, ele é ideal para preencher a região e evitar sinais de envelhecimento.

Por outro lado, a vitamina C é conhecida pela sua ação antioxidante que previne o envelhecimento e potencializa a proteção solar. Enquanto isso, o retinol surge como um ativo que favorece todo ritual de skincare. Além da ação anti-idade e anti-inflamatória, ele ainda promove a renovação celular que favorece todos os outros tratamentos. Por esse motivo, ele costuma ser o grande favorito entre quem busca um produtinho coringa.

Qual é o melhor retinol?

Está decidida a incluir o retinol na sua rotina, mas não sabe como escolher o produto? Calma, nós podemos te ajudar! Considerando os diferentes tipos de texturas e produtos, reunimos os cinco melhores produtos da categoria para facilitar sua compra. Aqui, é possível encontrar desde os itens mais caros aos que oferecem o melhor custo-benefício. Veja só:

Retinol La Roche-Posay B3

Não é à toa que o La Roche-Posay B3 é um dos produtos com retinol mais cobiçados do mercado. Com uma fórmula exclusiva da marca, ele combina o ativo derivado da vitamina A com vitamina B3. Na prática, isso permite não só um cuidado antirrugas e uniformizador, como combate ao fotoenvelhecimento. Além disso, a água termal presente em sua composição permite todos esses benefícios para peles mais sensíveis. Quanto à textura, o retinol de La Roche-Posay entrega um sérum não oleoso e de rápida absorção.

Características desse retinol para o rosto:

  • Atua na correção de sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez
  • Acalma a pele ao mesmo tempo que reduz manchas causadas pela exposição solar
  • Favorece a hidratação da pele
  • É recomendado para uso noturno
  • Testado e aprovado para peles sensíveis

Retinol Vichy Liftactiv

Se o seu objetivo é utilizar o retinol para tratar rugas mais profundas, o Liftactiv, da Vichy, é a nossa sugestão. Trazendo a versão mais pura do ativo combinada ao ácido hialurônico, esse produto permite preencher todos os tipos de rugas, incluindo o temido bigode chinês. Outras vantagens são a renovação celular e o aumento de produção de colágeno, que permite um rosto hidratado e uniforme. Para utilizá-lo, basta aplicar pela manhã antes do protetor solar ou à noite sobre a pele limpa e seca.

Características desse retinol para o rosto:

  • Reduz todos os tipos de rugas, inclusive as mais profundas
  • Ajuda na hidratação e renovação da pele
  • Evita a irritação da pele
  • Possui uma textura leve e de fácil aplicação

Retinol SkinCeuticals 0.3

Outro retinol bastante recomendado, inclusive por dermatologista, é o SkinCeuticals 0,3. Com um tecnologia exclusiva da marca, ele permite que o ativo penetre na matriz celular, aumentando a sua eficácia. Outro destaque é o seu sistema parecido ao da membrana celular, que libera o retinol aos poucos e diminui as chances de irritação da pele.

Na sua composição, é possível encontrar também o extrato de medicago sativa que potencializa o tratamento contra rugas, linhas finas e outros sinais. Por trazer uma textura bem leve, o retinol da SkinCeuticals não obstrui os poros ou estimula a produção de oleosidade. Sendo assim, ele é ideal para cuidar da pele sem o aspecto pegajoso no rosto.

Características desse retinol para o rosto:

  • Corrige linhas finas e rugas
  • Reduz a hiperpigmentação da pele
  • Melhora a textura e a luminosidade do rosto
  • Não possui FPS em sua composição - o que justifica o seu uso noturno
  • Exige o uso de um bom hidratante para evitar a descamação da pele

Retinol Adcos Derma Complex

Outro retinol que caiu nas graças dos dermatologistas é o Derma Complex, da Adcos. Isso porque o produto traz não só derivado da vitamina A, como também o ácido hialurônico. Juntos, eles ajudam a reduzir rugas, preencher as linhas finas e hidratar a pele. Segundo a marca, o rejuvenescimento é feito de dentro para fora - o que garante um efeito imediato.

Outra vantagem desse retinol é a sua textura de fácil aplicação, que permite a manutenção da função barreira da pele. Isso significa que o efeito renovador do produto não é sinônimo de sensibilidade e irritação no rosto. Ainda assim, é importante aplicar pequenas quantidades do produto e alterná-lo com outros tratamentos nos primeiros dias de uso.

Características desse retinol para o rosto:

  • Ajuda no tratamento de rugas e linhas finas
  • Contribui para a absorção de água - o que favorece a hidratação da pele
  • É indicado para todos os tipos de pele, especialmente as maduras
  • Deixa a pele mais firme e jovem

Retinol QRxLabs Niacinamide + Retinol Sérum

Procurando um retinol bom e barato? O QRxLabs Niacinamide + Retinol Sérum é a escolha certa. Trazendo a vitamina 3 em sua fórmula, ele ajuda a uniformizar o tom da pele, reduzir os poros, rugas e linhas de expressão. Outra vantagem é a renovação celular que permite reduzir os poros abertos e melhorar a textura da pele.

A Vitamina E, também presente na sua composição, é outro ativo que traz benefícios. Responsável por combater a ação dos radicais livres, ele impede o envelhecimento da pele. E o melhor: tudo isso por um valor que cabe em qualquer orçamento.

Características desse retinol para o rosto:

  • Ajuda a diminuir os poros
  • Reduz linhas finas e rugas
  • Diminui os sinais causados por cravos e espinhas
  • Aumenta a elasticidade e a hidratação da pele
  • Oferece um excelente custo-benefício

Quer mais dicas para manter a pele saudável? Então não deixe de conferir os produtos que não podem faltar na sua rotina de skincare!