Logo Zoom
Logo Zoom

Quer um hidratante facial que seja leve e realmente dê conta de hidratar o rosto sem pesar? Então, é bem provável que você seja direcionado ao Minéral 89 em algum momento da sua pesquisa sobre produtos de skincare. Isso porque, graças à textura gel sérum bem fininha - além da promessa de fortalecimento e hidratação intensa -, esse item da Vichy se tornou um dos grandes queridinhos nas rotinas de todos os tipos de pele (inclusive para pré-maquiagem!). Mas, aqui entre nós, será que ele faz jus à fama que tem?

Para descobrir, decidimos testar o uso do Minéral 89 por um mês nos cuidados da pele mista (aquela que alterna pontos de oleosidade excessiva e ressecamento em diferentes regiões da face). E a gente analisou tudo, viu? Inclusive, contamos com a ajuda da dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello), especialista que trouxe informações importantes sobre o produto.

Aqui embaixo te contamos os prós e contras, explicamos porque ele é chamado de 'sérum fortalecedor', mostramos como os ativos se comportam na pele e, claro, o mais importante: se o Minéral 89 cumpre o que promete. Veja o artigo abaixo e aproveite para decidir se a compra vale a pena para você!

Que tal conhecer outros produtos da Vichy? Selecionamos aqui no artigo os 10 que mais valem a pena experimentar!

Prós e contras do Minéral 89

Encontre as melhores ofertas para o Minéral 89

Ficha técnica do Minéral 89

Composição: fórmula e ativos do Minéral 89

O Minéral 89 tem uma fórmula leve e poderosa com ativos como água vulcânica mineralizante, ácido hialurônico e glicerina

O Minerál 89 tem uma fórmula minimalista e poderosa: a descrição do produto dá foco total na composição de 89% de água vulcância mineralizante (diretamente da França, viu?) e ácido hialurônico. Afinal, a combinação desses dois fatores resulta em um produto com ação preenchedora e hidratante pra lá de interessante - algo que eu, pessoalmente, comprovei na prática! Minha pele ficou realmente mais firme e com uma sensação macia ao toque.

No entanto, olhando de perto as letras pequenas, é possível encontrar outros ingredientes como a glicerina, por exemplo. Ela também oferece boa proteção à pele, ajudando a manter o rosto bem macio e hidratado, sabia? E, por sinal, a glicerina está presente em maior concentração na fórmula do Minéral 89 do que o ácido hialurônico.

Ah, além disso, segundo a fabricante, o Minéral 89 tem uma composição rica em 15 minerais capazes de fortalecer as defesas naturais da pele. E quais são esses minerais? Infelizmente, eles não são divulgados no site da marca ou em lojas parceiras, o que dificulta a análise um pouco mais detalhada.

Principais funções do Minéral 89: para que serve?

E afinal, o Minéral 89 é um hidratante ou fortalecedor facial? Na prática, Vichy trata o produto como um concentrado fortificante - ou seja, sua função é hidratar e criar uma barreira que não deixa a hidratação da pele sair. Não entendeu? A dermatologista explica:

"Esse produto tem principalmente ação hidratante, mas, já que melhora a barreira cutânea da pele, tem ação fortalecedora também. Ou seja, tem dupla função. No entanto, ainda acho que sua melhor função é a de potencializador junto a outros tratamentos", detalha Betina.

E é por esse motivo que o Minéral 89 deve ser o primeiro passo na rotina de skincare de qualquer tipo de pele, logo após a limpeza. Na prática, ele pode ser utilizado como único tratamento facial no rosto, pescoço e lábios (como no meu caso para este review), ou associado a outros produtos, como ácidos ou séruns anti-idade.

"O Mineral 89 é indicado para todos, mas especialmente para quem tem peles oleosas e sensíveis, pois tem uma textura gel bem leve. Seu composto mineral possui ação booster, atuando como catalisador de outros produtos hidratante, potencializando resultados", explica a dermatologista.

Pela minha experiência, posso dizer que o Minéral 89, por si só, já é um ótimo aliado! Mesmo não usando outros produtos, senti melhora na hidratação e até em manchinhas da pele logo nas primeiras semanas.

Aplicação e rendimento do Minéral 89

Dois pumps (ou até menos do que a quantidade da foto) já cobrem totalmente a aplicação no rosto e pescoço (Foto: Reprodução)

Um dos pontos altos do Minéral 89 está justamente aqui, na sua aplicação e rendimento. Isso porque, por ser bem fininha e fluida, a textura desse fortalecedor se espalha muito facilmente. Bastam dois pumps do produto - ou seja, duas gotas - para dar conta de todo rosto e pescoço sem esforço. É por isso que o Minéral 89 rende, e muito, mesmo com o uso diário pela manhã e à noite (que é o indicado pela marca).

Mas, além disso, vale destacar outra vantagem: esse produtinho da Vichy também é um ótimo aliado da pré-maquiagem, sabia? Cheguei a testá-lo com essa função, aplicando primeiro o Minéral 89 e, em seguida, o restante da make. Achei surpreendente como ele facilita não só a aplicação/deslizar da base e do corretivo, como segura bem a oleosidade da pele ao longo das horas seguintes. Mais um ponto para o fortalecedor!

Resultado e desempenho do Minéral 89 na pele

Esse é o resultado da aplicação imediata do Minéral 89 - uma pele mais iluminada, mas com brilho controlado (Foto: Arquivo Pessoal)

Importante ressaltar que, até então, não tinha dado sorte com nenhum hidratante facial por tanto tempo. Por ter a pele mista, era difícil encontrar um produto que não pesasse nas partes oleosas e, ao mesmo tempo, hidratasse bem as partes secas da face. Por isso, em todos os testes, o mesmo se repetia: o hidratante funcionava por alguns dias até começar a pesar na pele, causando acne e cravinhos novos.

Mas, para minha surpresa, o Minerál 89 foi diferente. Logo no primeiro uso, deu para perceber que, depois de espalhado pelo rosto, o produto realmente desaparece na pele. O gel não deixa qualquer brilho ou aspecto grudentro na testa, bochechas, nariz ou queixo. É uma sensação refrescante imediata que, com o passar das horas, vai se transformando em aparência saudável e toque macio. E o mais legal: com os dias e semanas de uso, fui percebendo meu rosto mais 'controlado', com marquinhas suavizadas e nada de espinhas (algo que aparecia vez ou outra sem o Minerál 89, especialmente durante a TPM).

Depois de um mês usando o produto religiosamente pela manhã e à noite, sinto ela bem mais firme, luminosa e com mais viço. Tudo isso sem qualquer sinal de excesso (seja de oleosidade ou ressecamento) no rosto. No entanto, vale pontuar: se você tem a pele seca e está procurando por uma hidratação muito intensa, é bem provável que esse produto não entregue o resultado ideal. Nesse caso, ele precisará ser aliado a um hidratante facial mais intenso, ok?

Preço e custo-benefício do hidratante Minéral 89

Por render bastante a cada aplicação e oferecer boas vantagens para a pele, o Minéral 89 tem um bom custo-benefício (Foto: Reprodução)

Como já pontuamos ali em cima, o preço é um dos 'contras' do Minéral 89. Embora não seja o mais caro do mercado, ele é um fortalecedor que pede um investimento inicial alto. Aqui no site, o menor preço encontrado para a versão de 50ml do Minéral 89 foi R$101,55, enquanto a versão de 30ml podia ser comprada por R$94,91 (pesquisas feitas no Zoom em 07/03/2022). Não é muito barato, né? Mas uma coisa é certa: esse dermocosmético pode render por longas semanas sem esforço. Por isso, considerando as vantagens que entrega e o rendimento a cada uso, trata-se de um produto de bom custo-benefício para a sua skincare e vale o investimento!

De todo jeito, não se preocupe: se ainda não puder fazer essa compra, existem outras opções de hidratante facial que saem por um precinho mais camarada e oferecem vantagens quase tão boas quanto, sabia? O Hydro Boost Water Gel, da Neutrogena, é um ótimo exemplo de hidratante perfeito até para peles oleosas, tudo porque consegue ser absorvido super rápido pela pele e ajuda a garantir uma rosto saudável no dia a dia. Vale o teste!

Conclusão sobre o Minéral 89

Considerando tudo que foi dito, é bem provável que você já imagina qual foi o nosso veredito final para o Minéral 89, né? Apesar do preço um pouco alto, não consegui notar qualquer aspecto que colocasse em xeque a boa qualidade desse produto. Na minha experiência de uso em pele mista por 30 dias, pude perceber que ele realmente entrega tudo que promete - e até mais, considerando o bônus de melhora até nas manchinhas do meu rosto.

Por isso, considerando uma escala de 5 a 10 (em que 5 é a nota dada a dermocosméticos que não valem a pena investir e 10 a avaliação positiva máxima) a nota do Minéral 89 será 10! Esse é realmente um produto que vale a fama que tem e, agora, conquistou espaço na minha prateleira de skincare.