Soundbar: vale a pena comprar esse aparelho? Confira os prós e contras

A soundbar é uma opção para quem quer turbinar o som da TV, confira as vantagens e desvantagens do dispositivo

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Soundbar: você já ouviu falar nesse aparelho? Quem não abre mão de ter qualidade de áudio na hora de assistir diferentes conteúdos na TV já está familiarizado com o termo. Ele surgiu como uma opção mais clean ao home theater tradicional: enquanto a versão veterana tem, geralmente, quatro caixas de som e um subwoofer, a soundbar concentra a potência de som em um acessório com formato de barra e pode ou não ter um subwoofer no combo.

Se você está pensando em investir num gadget para aumentar ainda mais a qualidade dos seus momentos de diversão, mas ainda não decidiu pela soundbar, a gente pode te ajudar: dê um Zoom e descubra as principais vantagens de usar o eletrônico junto da sua TV e como ele funciona!

Design

As soundbars têm design suave e combinam com a TV na decoração

Saiba se vale a pena comprar uma soundbar de acordo com as suas preferências. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Saiba se vale a pena comprar uma soundbar de acordo com as suas preferências. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Se houvesse uma corrida entre os aparelhos de áudio e o prêmio fosse dado ao mais clean e fácil de combinar de todos, o primeiro lugar certamente seria da soundbar. Com um design minimalista e simples, ela pode ser adicionada a um rack ou um painel para TV com facilidade e sem "pesar" o ambiente. Se a sua televisão ficar na parede, um suporte específico para a soundbar vai ser suficiente para ajudar o gadget de som a acompanhar a TV. Alguns modelos de soundbar, inclusive, têm o formato curvo para acompanhar as televisões que não são completamente retas.

Potência de som

Uma soundbar tem mais potência de som do que os modelos premium de TV

De forma geral, a potência da soundbar vai variar de acordo com o modelo. As versões mais simples costumam ter entre 100W e 150W, enquanto as mais incrementadas podem chegar a 540W de potência de som. Se você levar em consideração que as televisões mais premium disponíveis no mercado hoje têm entre 60W e 70W de potência e as intermediárias variam entre 20W e 40W, é fácil perceber que vale a pena investir no reforço do áudio com a soundbar.

Dá só uma olhadinha nas melhores soundbars do mercado no momento!

Além de olhar para a potência de som, antes de comprar uma soundbar vale a pela prestar atenção na quantidade de canais de áudio que o aparelho tem. Eles indicam a quantidade de auto falantes e mini auto falantes que a soundbar tem e, quanto mais alto ele for, mais otimizada vai ser a distribuição de som pelo ambiente em que ela for instalada. Vale lembrar que as soundbars são indicadas para cômodos pequenos e médios. Para os maiores, o home theater é uma opção melhor.

Conectividade

A soundbar dá um show de conectividade

Não importa se você é do time que prefere conectar os aparelhos de casa com cabos, à moda antiga, ou se gosta de uma conexão mais tecnológica: existe uma soundbar perfeita para atender à sua necessidade. Ela pode ser conectada à televisão com o cabo HDMI, com o cabo óptico digital ou sem fio nenhum, através do bluetooth. Uma outra vantagem dos modelos de soundbar com bluetooth é que eles também podem ser usados por outros aparelhos, como celulares e notebooks. Ou seja: estando no mesmo ambiente, todos os seus dispositivos com conectividade bluetooth podem se beneficiar da qualidade e som da soundbar.

Instalação

Você pode instalar uma soundbar em casa sem ajuda e de forma simples

E essa, talvez seja uma das principais vantagens desse gadget. Por ter um design compacto que não atrapalha na qualidade de som e a possibilidade de ser conectada à TV de diferentes maneiras, a soundbar pode ser instalada com facilidade, sem que você precise de ajuda profissional para aproveitar todos os benefícios que ela pode oferecer.

Como ela não tem caixas de som independentes, também garante que sua sala não vai ficar com fios espalhados em diferentes direções. Mas vale o lembrete: se você for comprar uma soundbar que não tem subwoofer embutido, vale a pena escolher uma que não precise de fios para a conexão dessas duas partes separadas.

Desempenho

Soundbar não é indicada para quem procura a máxima qualidade de áudio

Chegou até aqui e ainda acha que a qualidade de som das soundbars não é suficiente para o que você deseja na sua sala? Então o produto ideal para você é um home theater. Essa diferença se dá, principalmente, por causa do formato dos dois equipamentos: enquanto a soundbar simula o efeito surround (aquela sensação de som em 360º, muito comum no cinema), o posicionamento das caixas de som de um home theater garante essa imersão de áudio - você vai se sentir dentro de qualquer coisa que estiver assistindo!

Confira os home theaters com melhor custo benefício dos últimos meses

Além disso, você também pode encontrar home theaters com até 1000W de potência. Essa quantidade, é claro, vai variar de acordo com o quanto você pretendo investir nessa compra. Quando se trata dos canais de áudio, por sua vez, até os modelos mais baratos de home theater costumam ficar em 5.1, já que os auto falantes que estão embutidos na soundbar viram caixas de som separadas. Nesse caso, vale a pena investir em modelos em que a conexão dessas caixas seja wireless, para você ter menos trabalho para esconder os fios espalhados pela sala.

No fim das contas, comprar uma soundbar vale muito a pena, sim, mas a decisão final vai depender do resultado que você está esperando - dê um Zoom e escolha o melhor para você!

Leia também: