Entenda antes de comprar em Impressora e Multifuncional

O que é impressora matricial?

Descubra para quem a impressora matricial, uma das primeiras do mercado, ainda pode ser útil.

impressora matricial
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A impressora matricial faz parte da categoria impressoras de impacto. Ela utiliza dois tipos de tecnologia. Uma delas, chamada de margarida, “busca” a letra que se quer imprimir, lembrando uma máquina de escrever. O outro padrão liga pontos por meio de agulhas e, desta forma, é até possível obter pequenos gráficos e imagens.

Para você entender melhor por que a impressora matricial é também conhecida como uma impressora de impacto, basta entender o seu funcionamento: a impressão é feita por impacto, contra uma fita tintada que vai realizar a impressão no papel.

Contudo, diante de modelos mais modernos, rápidos e cheios de recursos, o primeiro impulso é considerar a impressora matricial como obsoleta. Afinal, ela foi um dos primeiros lançamentos do mercado. Mas esta é a apenas a primeira impressão, já que para algumas funções ela continua sendo útil. 

Para quem é indicada a impressora matricial?

Lenta, limitada e, ainda por cima, barulhenta, a impressora matricial é uma opção praticamente descartada para o uso doméstico.

Qual tipo de impressora escolher?

O mercado hoje oferece modelos rápidos e eficientes, como a impressora a laser e a impressora jato de tinta, que, além de apresentarem uma resolução mais eficiente, geralmente podem ser adquiridas a preços melhores.

Mas as vantagens da impressora matricial existem, já que é possível imprimir vários papéis de uma vez só utilizando papel carbono. Esta função pode parecer ultrapassada para as novas gerações, mas tem utilidade em estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Para quem vai imprimir grande quantidade, terá ainda uma redução no custo final, já que a essa impressora tem a seu favor a resistência e o baixo preço dos suprimentos, se você levar em consideração que é uma impressora para uso empresarial. Vale lembrar ainda que a impressora matricial é bem resistente, ideal para fazer parte de indústrias.

Aqui no Zoom você pode conhecer muitos tipos de impressora, desde a matricial até modelos bem modernos. Sendo assim, fica fácil escolher o modelo mais indicado para suas impressões.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em impressora e multifuncional