Zoom indica em Impressora e Multifuncional

Qual a melhor impressora portátil: Epson ou Canon?

Imagens de alta qualidade em qualquer lugar com essas duas impressoras portáteis.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Imprimir fotos de excelente qualidade em qualquer lugar sem precisar de um computador. Parece sonho ou brincadeira, mas não é. Duas impressoras exclusivas para esse trabalho estão no mercado a Epson Picturemate 225 e a Canon Selphy CP800 que encantam pela qualidade na impressão e facilidade de uso.

Fotos prontas em qualquer lugar

Usar a Picturemate da Epson é algo encantador. Uma impressora de fotos pensada para ser transportada para qualquer lugar, pois foi concebida para funcionar sem a necessidade de ser plugada a um computador. Possui uma alça na parte superior e espaço para uma bateria de lítio – que ainda não é vendida no Brasil - que permite sua utilização não importa onde você esteja.

A Epson Picturemate 225 oferece agilidade para quem gosta de ver a “mágica” acontecer. A máquina imprime arquivos direto da entrada USB 2.0, dos cartões SD/xD/MS Pro/CF, de câmeras compatíveis com o sistema PictBridge e também do computador. É possível controlar todos os detalhes da impressão de uma foto pela tela LCD de 2,5 centímetros e visualizar e escolher as imagens e como serão impressas. O equipamento da Epson traz ainda um software que tem entre suas funções tratamento de olhos vermelhos e a possibilidade de realizar cortes para um melhor encaixe na impressão. A qualidade das fotos é muito boa com cores bem definidas.

Impressora com entrada para cartão de memória

A Canon Selphy CP800 também é uma máquina concebida somente para a impressão de fotografias. E por isso não desaponta. O equipamento imprime imagens com excelente qualidade, com configuração simples e intuitiva. Tem uma tela de LCD que viabiliza impressão sem o uso do computador, mas possui drive para PC´s e Apple e acompanha um software pré-instalado para correção de imperfeição de imagens. A máquina tem entradas para de cartões de memória CompactFlash, MultiMedia Card, Memory Stick, SD e XD mais a possibilidade de impressão direta pela porta USB ou pela conexão PictBridge, em máquinas fotográficas com esse recurso.

Seu tamanho compacto possibilita levá-la para qualquer lugar onde haja luz elétrica. Algo não muito bom na impressora da Canon é o aproveitamento do material utilizado nas fotografias: como as imagens são impressas por um sistema de sobreposição de pigmentos, ao término da impressão o que não foi usado para aquela foto é “queimado” dentro do cartucho e não pode ser reutilizado, sem contar que o material não é reciclável.

Custo por impressão

Assim, temos dois excelentes equipamentos, que realizam uma tarefa específica e por isso trazem embutido um valor alto por impressão. As duas impressoras portáteis vêm acompanhadas de um kit de tintas mais papéis especiais para o serviço. A compra desses materiais só pode ser feita dessa forma, com um kit que contém uma quantidade de papel e o conteúdo equivalente de tinta.

Essa forma de venda torna a impressão mais cara do que as realizadas em laboratórios de revelação ou pelos serviços disponíveis no Brasil. No entanto, máquinas como essas possibilitam resultados de profissional bem em frente aos olhos do fotógrafo. O valor é um fator a ser refletido antes da compra, mas com certeza a experiência proporcionada por máquinas tão interessantes como essas são imensuráveis.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em impressora e multifuncional