Como jogar xadrez?

Ensinamos nesse tutorial todo o básico de como jogar xadrez, como as regras e o movimento das peças

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

O xadrez é um jogo de tabuleiro antigo que acredita-se ser jogado há mais de quinhentos anos, com variações nas regras e peças através dos tempos até chegar nos moldes que conhecemos hoje. O tabuleiro traz 64 casas em formato quadriculado, metade brancas e metade pretas, no qual dois "exércitos" compostos por diferentes peças se enfrentam para tentar render o rei adversário. Parece complexo, né? Então, vem com a gente para aprender como jogar xadrez.

Como montar o tabuleiro e entender as peças

O tabuleiro é montado com um quadrado preto na parte inferior esquerda. Alguns possuem inscrições em letras e números que facilitam ver a orientação correta. Os exércitos são compostos pelas seguintes peças: 1 Rei, 1 Rainha (ou Dama), 2 Bispos, 2 Cavalos (ou Cavaleiros), 2 Torres e 8 Peões. Dependendo do tabuleiro essas peças podem ter aparência diferente, mas sempre com certas características visuais:

Para saber como jogar xadrez é preciso primeiro aprender a identificar as peças (Chess.com)
Para saber como jogar xadrez é preciso primeiro aprender a identificar as peças (Chess.com)

  • Rei - Uma das peças mais altas, normalmente com algum tipo de coroa com uma cruz no topo.
  • Rainha (ou Dama) - Uma peça quase da mesma altura do Rei, também com coroa, normalmente dentada.
  • Bispos - O bispo é uma peça alta, mais baixa que o Rei e Rainha, normalmente com uma pequena bolinha no topo e um corte na diagonal.
  • Cavalos (ou Cavaleiros) - Quase sempre representados pela cabeça de um cavalo, o que tornou seu nome oficial de "Cavaleiro" menos comum.
  • Torres - Costuma ser uma peça cilíndrica mais baixa com pequenos blocos ao redor do topo que se assemelham a pedras de proteção em torres de castelo.
  • Peões - São as peças mais baixas, representadas normalmente da forma mais simples, sem maiores detalhes.

É recomendado começar a aprender como jogar xadrez em um tabuleiro real para visualizar melhor as peças. Jogar no computador é uma boa opção, porém o formato e a altura das peças é todo planejado para facilitar a visualização. Por isso também não é uma boa ideia começar com um tabuleiro temático, como um xadrez do Mario ou da Disney.

Ao jogar com as brancas as peças são dispostas, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Torre, Cavalo, Bispo, Rainha, Rei, Bispo, Cavalo, Torre. Ao jogar com as pretas a ordem é semelhante, porém a posição da Rainha e do Rei são "espelhadas". No início isso pode causar certa confusão, mas trata-se de costume.

Aqui no Zoom, fizemos uma lista com as melhores opções de tabuleiro de xadrez para comprar, se você quiser adquirir o seu e começar a jogar!

Quem começa?

Assim que o jogo começa, as peças brancas são sempre as primeiras a se mover. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas na verdade determina toda a partida. Como as peças brancas têm a vantagem de se mover primeiro, elas começam na dianteira e no ataque. As peças pretas precisam se defender, inicialmente visando a empatar o jogo, ou "equalizar" o movimento perdido inicial, e só então pensarem em vencer, o que nem sempre é possível.

Detalhe essencial ao aprender como jogar xadrez: as peças brancas sempre se movem primeiro (Chess.com)
Detalhe essencial ao aprender como jogar xadrez: as peças brancas sempre se movem primeiro (Chess.com)

Isso significa também que são dois tipos de jogos diferentes que o jogador precisa aprender, um com as brancas e um com as pretas. Apesar de as peças se moverem da mesma forma e o objetivo ser o mesmo, são partidas com ritmos diferentes. Quem irá jogar com as brancas ou com as pretas costuma ser definido aleatoriamente e, ao jogar mais de uma partida com alguém, é da boa etiqueta do xadrez alternar-se o lado.

Como as peças se movem?

Cada peça no xadrez possui um tipo de movimento e é fácil decorar a maioria deles. Os Bispos podem se mover nas diagonais, enquanto as Torres se movem na horizontal e vertical, ambos por quantas casas quiserem. A Rainha é a peça mais poderosa, como uma junção de ambos, e pode mover-se em todas as direções, quantas casas quiser. O Rei move-se também em todas as direções, porém apenas uma casa de cada vez. O Peão apenas move-se para frente, uma casa de cada vez, exceto se for seu primeiro movimento na partida, quando então pode mover-se duas.

Nenhuma das peças mencionadas pode pular outra peça, elas apenas podem se mover se seu caminho estiver livre e bloquear o caminho de peças faz parte da estratégia do xadrez. A exceção é o Cavalo, uma peça com movimento diferente e que pode saltar por cima de outras peças. O Cavalo move-se em um formato de "L" no qual avança dois quadrados e então dobra um quadrado para o lado. É um pouco estranho de entender por escrito, mas fica mais claro com auxílio visual.

Ponto essencial de como jogar xadrez é entender o movimento de cada peça no decorrer de uma partida (Chess.com)
Ponto essencial de como jogar xadrez é entender o movimento de cada peça no decorrer de uma partida (Chess.com)

Não é permitido também ocupar o mesmo espaço de uma outra peça do seu exército. No entanto, se a peça for do exército inimigo, entramos então na "captura", ou quando uma peça "come" a outra.

Como as peças capturam as outras?

Para a maioria das peças é simples. Se uma peça inimiga estiver em seu caminho, ela pode ser capturada. Se uma Torre estiver na diagonal do Bispo, se um Peão estiver na frente da Torre, até mesmo o Rei pode capturar, desde que não fique em risco depois (falaremos mais a frente sobre). É importante ressaltar que o Cavalo apenas captura no quadrado final de seu movimento, ele não pode pegar outras peças pelo caminho.

Quando se captura uma peça adversária, ela sai jogo, o que concede vantagem (Chess.com)
Quando se captura uma peça adversária, ela sai jogo, o que concede vantagem (Chess.com)

A grande exceção à regra da captura são os Peões. Apesar de se moverem sempre para frente, eles capturam nas diagonais. Se um Peão encontra-se de frente para outro Peão, eles travarão o movimento um do outro, sem poderem capturar até que outra peça pare em uma casa adjacente nas diagonais.

O Rei não pode ser capturado, apenas rendido. Entramos então na questão dos "xeques", uma das mais essenciais de como jogar xadrez.

Como se ganha o jogo? Xeque e xeque-mate

O objetivo do jogo é render o Rei, mas como isso é feito se ele não pode ser capturado? Através de ameaças de captura que são chamadas de "xeque". Sempre que uma peça entre em contato com o Rei com uma ameaça de captura, por exemplo, um Bispo na mesma diagonal do Rei, o Rei entra em Xeque. Neste estado o jogador é obrigado pelas regras a cuidar dessa ameaça.

O objetivo do xadrez não é capturar o Rei, mas sim emboscá-lo sem possibilidade de fuga (Chess.com)
O objetivo do xadrez não é capturar o Rei, mas sim emboscá-lo sem possibilidade de fuga (Chess.com)

Há três maneiras de resolver o xeque: a primeira é capturando a peça que ameaça o Rei. A segunda é colocando outra peça na frente do Rei que intercepte a ameaça. Por último, a opção de mover o Rei para um local seguro. Quando não há como capturar a peça que ataca, nem bloquear a ameaça e também não há espaços seguros para o Rei fugir, acontece o "xeque-mate". O Rei é rendido e o jogador que o atacou vence a partida.

O Rei também não pode capturar peças quando isso o deixa em um estado de ameaça, então muitos Xeque-mate são feitos simplesmente com uma peça protegida por outra, como a Rainha protegida pelo Bispo. Peças que estejam entre o Rei e uma peça que o ataque também não podem se mover, pois isso o ameaçaria. O Xeque-Mate com muitas peças pode parecer complicado, mas às vezes é tão simples quanto duas torres alinhadas, sem chance do Rei escapar.

Ao aprender como jogar xadrez, é importante manter em mente o objetivo final do jogo: emboscar o Rei (Chess.com)
Ao aprender como jogar xadrez, é importante manter em mente o objetivo final do jogo: emboscar o Rei (Chess.com)

Movimentos fora do comum

Existem alguns movimentos que são diferentes de todos os outros no xadrez e complicam um pouco o jogo. São eles: o Roque, a Captura En Passant e a Promoção. Vamos conferir em detalhes o que cada uma delas significa para te ensinar melhor como jogar xadrez.

Roque

O Roque é um movimento defensivo essencial na maioria das partidas. Quando não houver mais peças na primeira fileira entre o Rei e a Torre, como o Bispo e o Cavalo, e o Rei ainda estiver em sua posição inicial, sem ter se movido na partida, é possível fazer esse movimento especial. No Roque, o Rei anda duas casas na direção da Torre e troca a Torre de lado, protegendo-o. Se você quer mesmo aprender como jogar xadrez, mantenha esse movimento em mente pois é um dos mais importantes do jogo!

A forma mais fácil de entender o Roque é através do seu nome em inglês: "Castling", pois é como se o Rei entrasse em um castelo formado pelos Peões e fechasse a porta com a Torre para ficar seguro lá dentro. Quando o Rei faz o Roque para o seu lado do tabuleiro, chama-se "Roque Pequeno" e quando realiza-o para o lado da Rainha, chama-se "Roque Grande". Não é permitido fazer o Roque se o Rei já tiver se movido na partida, se estiver em xeque ou se o Roque o colocaria em um estado de ameaça.

O Roque é uma jogada essencial ao aprender como jogar xadrez (Chess.com)
O Roque é uma jogada essencial ao aprender como jogar xadrez (Chess.com)

Captura En Passant

Um movimento muito raro no xadrez é quando um Peão captura o outro "En Passant", uma expressão do Francês que significa "De passagem". Este movimento só pode ser realizado quando um Peão do oponente realiza seu primeiro movimento na partida e escolhe avançar dois quadrados. Caso seu Peão esteja em uma posição na qual protegia o quadrado pelo qual o Peão adversário passou para avançar, é possível então atacar o espaço pelo qual o Peão inimigo passou e capturá-lo.

Um dos aspectos mais complicados de como jogar xadrez é a existência de movimentos especiais no jogo (Chess.com)
Um dos aspectos mais complicados de como jogar xadrez é a existência de movimentos especiais no jogo (Chess.com)

Promoção

Os Peões podem parecer peças fracas inicialmente, mas eles determinam todo o ritmo do jogo. Perto do final da partida, quando houver menos peças no campo de batalha, um Peão pode ser promovido se chegar até o lado oposto do tabuleiro. Quando isso acontece ele pode escolher virar qualquer outra peça, como uma Rainha, um Bispo, um Cavalo ou uma Torre. Normalmente, jogadores dão preferência à Rainha pelo seu poder de ataque. É possível promover quantas peças quiser, o que pode se tornar difícil em um tabuleiro com peças físicas. Muitos jogadores utilizam a torre de cabeça para baixo para simbolizar uma nova Rainha.

Na hora de aprender como jogar xadrez, atenção às promoções é essencial, pois concedem grande vantagem (Chess.com)
Na hora de aprender como jogar xadrez, atenção às promoções é essencial, pois concedem grande vantagem (Chess.com)

Coordenadas do tabuleiro

Em várias das imagens os jogadores podem notar algumas letras e números no tabuleiro, isso porque os quadrados têm coordenadas, assim como em uma partida de batalha naval. Não é obrigatório sabê-las no início do aprendizado de como jogar xadrez, porém toda linguagem sobre xadrez as usa. A leitura de um jogo pode simplesmente dizer "E4, E5" para simbolizar que o Peão branco foi movido pra E4 e o Peão preto o desafiou em E5.

Ao jogar com as brancas, as letras vão da esquerda para a direita de A até H, enquanto os números vão de baixo para cima do 1 até o 8. Ao jogar com as peças pretas, essa ordem se inverte, o que pode ser um pouco confuso para iniciantes, porém é possível se acostumar com a prática.

Como jogar xadrez: as coordenadas fazem parte da linguagem do jogo (Chess.com)
Como jogar xadrez: as coordenadas fazem parte da linguagem do jogo (Chess.com)

Como melhorar no xadrez?

Saber as regras e todos os movimentos é o básico para aprender como jogar xadrez. Porém, por ser um jogo de séculos, há muito material para se estudar sobre ele. A primeira coisa a se fazer para entender o jogo mais a fundo é compreender o valor matemático das peças. Por exemplo, a Rainha vale 9 pontos, Cavalos e Bispos valem 3 pontos e Torres valem 5 pontos. Assim podemos saber que não vale a pena sacrificar uma Rainha por uma Torre ou perder um Cavalo e um Bispo para manter uma Torre. O jogador que tiver numericamente mais "material", costuma estar em vantagem. É uma ótima dica para quem está no aprendizado de como jogar xadrez.

Aprender como jogar xadrez é o primeiro passo; depois, tem que aprender a jogar bem! (Shutterstock)
Aprender como jogar xadrez é o primeiro passo; depois, tem que aprender a jogar bem! (Shutterstock)

A segunda parte é estudar aberturas para as peças brancas e defesas para as peças pretas. Essas estratégias existem há muitos anos e vários jogos já foram executados com elas, por isso vale a pena entender melhor suas vantagens e desvantagens. Algumas para pesquisar sobre: Ruy-Lopez, Abertura Italiana, Sistema London, Defesa Siciliana, Defesa Francesa. Vale ressaltar que o "Gambito da Rainha", abertura que inspirou uma série da Netflix, é um pouco avançada para jogadores iniciantes.

Onde jogar xadrez online?

Existem diversos sites para jogar Xadrez na internet, porém, para jogadores que desejam levar a sério, os mais recomendados são o Chess.com e o Lichess. Estes sites trazem toda uma comunidade, sistema de ranking, aulas, quebra-cabeças, ferramentas de análise e muito mais. Algumas dessas opções são limitadas e exigem o pagamento de uma assinatura.

Neste texto, você aprendeu apenas o básico de como jogar xadrez, mas existe muito mais. O estudo e a prática podem te ajudar a evoluir com o tempo. Boa sorte e bons jogos!