Logo Buscapé
Logo Buscapé

No xadrez, aprender a mover as peças através do tabuleiro é apenas o início do jogo. Diferente de outros jogos de tabuleiro mais simples, as regras do Xadrez se sobrepõem para criar jogadas incríveis que podem mudar o rumo das partidas, como "Garfos", peças "Cravadas" e mais. Neste artigo, você vai aprender jogadas de xadrez!

No Xadrez não basta apenas saber mover as peças, é preciso usá-las de maneira inteligente para ganhar vantagem (Reprodução: Alex Green da Pexels)

Explicaremos um pouco mais a fundo cada um desses elementos para disputar contra outros jogadores em seu tabuleiro em casa ou mesmo através de partidas online em seu PC ou notebook.

Leia também: Veja as melhores opções de notebook custo-benefício em 2021

Jogadas de xadrez: Valor das peças

As peças no Xadrez são chamadas de "material" e cada uma delas possui um valor baseado em sua força. A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória.

Saber o valor das peças ajuda a considerar as jogadas de Xadrez que envolvem captura (Reprodução: Chess.com)

O valor das peças ajuda a entender como fazer trocas. Capturar um Cavalo e perder um Bispo é normalmente uma troca justa. Essas comparações de valor ajudam a tomar decisões instintivas, como não capturar uma peça de menor valor e perder uma de maior valor no processo. Ela também leva a considerações como o fato de que é melhor ter um Cavalo e um Bispo do que apenas uma Torre.

Valor das peças

  • Peão - 1
  • Cavalo - 3
  • Bispo - 3
  • Torre - 5
  • Rainha - 9

Alguns dos grandes mestres do Xadrez consideram que o Bispo vale um pouco mais que o Cavalo, por volta de 3,15, pois costuma ser mais vantajoso ter um Bispo no final do jogo, mas isso não é universal e o mesmo vale para outras peças. Em algumas posições, um Bispo pode ser considerado "ruim" e até ser recomendado trocá-lo, como no Sistema London.

Jogadas de xadrez: Garfo

O Garfo ocorre quando uma peça ataca duas ou mais peças adversárias ao mesmo tempo. Quando isso acontece, normalmente uma das peças será captura após seu oponente mover a peça de maior valor para salvá-la. Quando o Garfo é realizado ao atacar o Rei, ele se torna ainda mais forte, pois o adversário costuma ser obrigado a mover o Rei, o que deixa a segunda peça para ser capturada independente de seu valor.

O Garfo é uma das jogadas de xadrez mais simples e eficientes, pois ao ameaçar múltiplas peças, seu adversário costuma perder uma delas (Reprodução: Chess.com)

Jogadas de xadrez: Cravar / Pregar

Em algumas situações as peças podem ficar "Cravadas" ou "Pregadas", quando não podem se mover devido à posição do Rei. Se um Bispo tem uma linha direta na direção do Rei e houver apenas um Cavalo entre eles, o Cavalo não pode se mover até que o Rei saia dessa linha de ameaça. Quando uma peça está cravada o adversário pode passar por casas que elas guardavam sem medo de ser capturado, pois elas não podem se mover, e até mesmo capturá-las na sequência.

Às vezes, a peça "Cravada" em questão não está protegendo o Rei, mas uma peça de valor maior como a Rainha. Neste caso elas podem se mover, apenas não é desejável de um ponto de vista estratégico.

Uma das jogadas de Xadrez mais básicas é cravar peças para que elas não possam se mover nem defender casas, como esse Cavalo na imagem (Reprodução: Chess.com)

Jogadas de xadrez: Espeto

O conceito do espeto é semelhante ao Garfo, no qual a intenção é atacar uma peça e quando ela se mover, capturar outra que estava atrás dela. A diferença do Garfo é que as duas peças não são atacadas ao mesmo tempo, a segunda peça não estava em perigo até que a primeira precisou se mover e deixá-la exposta. Assim como o Garfo é possível utilizar o Espeto contra o Rei para tentar pegar a segunda peça.

O espeto é uma das jogadas de xadrez mais raras, pois exige várias peças alinhadas, porém garante uma boa vantagem (Reprodução: Chess.com)

Jogadas de xadrez: Ataque descoberto

Ocasionalmente, suas peças podem tampar a visão umas das outras, porém isso não precisa ser uma desvantagem. Se um Cavalo parar na frente do Bispo, aquela diagonal não será protegida pela peça, porém imagine que o Rei passe por essa diagonal. Assim que o Cavalo se mover, o Rei estará em Xeque, o que chamamos de Xeque Descoberto. Essa tática costuma ganhar um movimento extra para o jogador, pois o adversário terá que proteger seu Rei antes de poder fazer qualquer outra coisa.

O ataque descoberto é uma das jogadas de xadrez mais poderosas, pois costuma permitir um "combo" de duas jogadas seguidas sem reação para o adversário (Reprodução: Chess.com)

Jogadas de xadrez: Sacrifício

Vale lembrar que, no jogo de xadrez, seu objetivo é dar o Xeque mate, algo que muitos jogadores perdem de perspectiva em meio à partida. Isso significa que vantagem material não é tudo, e o sacrifício de uma peça valiosa pode levar seu oponente para uma posição desfavorável e levar à vitória. Apenas não sacrifique peças se não tiver certeza da vantagem que irá ganhar, pois a perda de material é uma grande desvantagem.

O sacrifício de uma peça é uma das jogadas de xadrez que mais exige ponderação, como no caso deste conhecido Bispo "presente de grego" que obriga o Rei a sair de sua proteção para se defender (Reprodução: Chess.com)

Conheça o canal do Buscapé no YouTube

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!